Aconselhamento nutricional baseado na autocompaixão versus abordagem dietética sobre insatisfação corporal e distúrbios alimentares

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 23 de outubro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

As evidências atuais mostram que o padrão de beleza aceito, onde as mulheres devem ser magras, aumentou a insatisfação corporal e os distúrbios alimentares.

Para lidar com a insatisfação corporal, a prática de dietas restritivas - denominada abordagem dietética - torna-se muito frequente, embora possa reforçar a alimentação desordenada e ter efeitos questionáveis ​​sobre a insatisfação corporal. A autocompaixão é uma abordagem que propõe um olhar gentil e gentil sobre questões de imagem corporal e problemas alimentares, podendo ser uma ferramenta alternativa para lidar com eles. Assim, este estudo tem como objetivo comparar uma abordagem nutricional baseada em técnicas de autocompaixão x abordagem dietética sobre insatisfação com a imagem corporal, restrição alimentar e transtornos alimentares em mulheres que se sentem insatisfeitas com seu corpo.

Saiba mais:

Um ensaio clínico randomizado será conduzido com mulheres adultas alocadas aleatoriamente em dois grupos - autocompaixão (n=38) ou abordagem dietética (n=38) - que se seguirão ao longo de oito semanas. Cada grupo terá encontros semanais de 1 hora, trabalhando semanalmente diferentes assuntos relacionados à autocompaixão ou escolhas alimentares, de acordo com cada grupo. Os resultados do estudo são insatisfação corporal, distúrbios alimentares e níveis de autocompaixão, medidos por meio de questionários validados. Os dados serão analisados ​​no software Statistical Package for Social Science for Windows, e as diferenças entre os dois grupos serão avaliadas pelo teste T de Student ou pelo teste U de Mann-Whitney, de acordo com a distribuição da amostra. O teste Qui-quadrado analisará as associações entre o tipo de abordagem e todos os resultados medidos. Serão consideradas diferenças significativas quando o valor de P<0,05. Como resultado, os investigadores esperam que a autocompaixão melhore a insatisfação corporal e atenue a alimentação desordenada mais do que a abordagem dietética.

Critérios de inclusão:

  • idade entre 25 e 59 anos;
  • acesso ao celular e aplicativos de comunicação. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
  • diagnóstico de depressão, transtornos de humor (ansiedade, bipolar, borderline), transtornos alimentares ou história de ideação suicida;
  • diagnóstico de doenças não transmissíveis como diabetes, doenças renais, doenças cardiovasculares ou neurológicas.

Diet group
Suplementação alimentar

Individual diet, with caloric restriction, associated with weekly meetings about eating habits modifications.


Self-compassion group
Comportamental

Weekly meetings using self-compassion techniques to improve body dissatisfaction and eating behavior.

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

Contato principal: Carolina G de Souza, PhD / 51992944218 / cgsouza@hcpa.edu.br

Código do estudo:
NCT06084260
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2025
Número de participantes:
76
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top