Anestesia Geral Versus Regional em Cirurgia Arterial Periférica: Incidência de Complicações Pulmonares Pós-Operatórias.
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O estudo será concebido como um ensaio clínico prospectivo.
Os pacientes agendados para cirurgia de revascularização do miocárdio serão alocados aleatoriamente para tratamento com raquianestesia associada à ventilação espontânea (cânula nasal com oxigênio suplementar - Grupo 1) ou tratamento com anestesia geral sob ventilação mecânica controlada (volume corrente 6 a 8 ml/kg de o peso corporal previsto e PEEP de 5 cmH2O - Grupo 2).
Mais detalhes...Saiba mais:
Neste estudo prospectivo e randomizado, serão incluídos apenas pacientes adultos, ASA II a IV, com idade superior a 18 anos, agendados para cirurgia de revascularização arterial de membros inferiores no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O estudo será desenhado como um ensaio clínico prospectivo. Os pacientes serão alocados aleatoriamente para tratamento com anestesia raquineuraxial associada à ventilação espontânea (óculos nasais com oxigênio suplementar - Grupo 1) ou tratamento com anestesia geral sob ventilação mecânica controlada (volume corrente de 6 a 8 ml/kg do peso presumido e PEEP de 5 cmH2O - Grupo 2).
A amostragem será realizada por conveniência, incluindo pacientes atendidos rotineiramente no centro cirúrgico dos hospitais envolvidos e que atendam aos critérios de inclusão e exclusão deste estudo. A alocação dos pacientes será realizada através de uma tabela de números aleatórios gerada antes do início do protocolo. O processo de randomização dos pacientes nos grupos será realizado por meio de blocos aleatórios. O método de cegamento do estudo será realizado em envelopes lacrados e incluirá o cegamento dos pesquisadores, avaliadores e responsáveis pela análise estatística, mas não incluirá o cegamento do médico assistente e dos pacientes.
Os dados serão armazenados em Excel e analisados estatisticamente no software STATA 12.0. A abordagem estatística será realizada por meio do modelo "intenção de tratar". A avaliação dos parâmetros ventilatórios e hemodinâmicos entre os grupos será realizada por meio de ANOVA associada a Bonferroni para dados paramétricos ou pelo teste de Kruskal-Wallis associado ao teste de Mann-Whitney para dados não paramétricos. Para variáveis categóricas, usaremos o teste exato de Fisher ou o teste Qui-quadrado. ANOVA de medidas repetidas será usada para avaliar os resultados entre os grupos de tratamento durante o período de acompanhamento. Para controlar variáveis importantes, como tempo cirúrgico, complicações cirúrgicas, idade, índice de massa corporal e classificação ASA (comorbidades), uma abordagem estatística para avaliar fatores de confusão (modelo de regressão linear) será realizada após a coleta de dados do período. Os resultados serão considerados estatisticamente significativos quando o erro tipo I (P) for menor que 0,05.
Critérios de inclusão:
- Pacientes adultos ASA II a IV; idade superior a 18 anos; agendado para cirurgia de revascularização arterial em membros inferiores.
Critérios de Exclusão:
- Pacientes com índice de massa corporal acima de 40 kg/m2 submetidos a cirurgia de emergência, com história de cirurgia pulmonar, instabilidade hemodinâmica persistente no pré-operatório, história de asma ou uso crônico de corticoterapia, ou pacientes com história de distúrbio neuromuscular. Também serão excluídos do estudo pacientes com história de uso de anticoagulantes ou antiplaquetários no pré-operatório que contraindiquem a realização de raquianestesia. Neste estudo serão incluídos apenas pacientes com doença vascular periférica com isquemia crítica e sintomática em membros inferiores e agendados para revascularização arterial eletiva de membros inferiores, sendo excluídos todos os pacientes com obstrução vascular aguda ou outras complicações vasculares associadas.
Regional anesthesia
ProcedimentoPatients scheduled for lower limb arterial bypass surgery will be randomly allocated for treatment with spinal anesthesia associated with spontaneous ventilation (nasal cannula with supplemental oxygen - Group 1) or treatment with general anesthesia under controlled mechanical ventilation (tidal volume 6 to 8 ml / kg of the predicted body weight and PEEP of 5 cmH2O - Group 2).
Andre Prato Schmidt
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035903- Código do estudo:
- NCT04566016
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- fevereiro / 2019
- Data de finalização inicial:
- dezembro / 2021
- Data de finalização estimada:
- julho / 2022
- Número de participantes:
- 120
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não