tDCS no tratamento de distúrbios pós-COVID
Diferentes morbidades físicas e mentais como dor, fadiga, humor deprimido e comprometimento cogni...
Patrocinado por: Centro Universitário Augusto Motta
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A escassez de estudos prognósticos em pacientes com síndrome pós-COVID-19 (long-COVID) mostra a necessidade de identificar os principais efeitos na capacidade funcional a curto e médio prazo.
Nesse sentido, a avaliação da função pulmonar, estrutura pulmonar e capacidade funcional em pacientes com COVID-19 prolongado é essencial para estimar o impacto da doença. Este estudo observacional retrospectivo tem como objetivo comparar a capacidade funcional, a função pulmonar e os achados ultrassonográficos pulmonares em pacientes que realizaram fisioterapia com aqueles que não o fizeram.
Mais detalhes...Introdução: A pandemia causada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) tem se apresentado como um dos maiores desafios de saúde em escala global neste início de milênio. Muitos pacientes precisam de fisioterapia em seu processo de recuperação. A escassez de estudos prognósticos em pacientes com COVID-19 longo mostra a necessidade de identificar as principais repercussões na capacidade funcional a curto e médio prazo. Nesse sentido, a avaliação da função pulmonar, estrutura pulmonar e capacidade funcional em pacientes com COVID-19 prolongado é essencial para estimar o impacto da doença.
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo comparar a capacidade funcional, a função pulmonar e os achados ultrassonográficos pulmonares entre pacientes diagnosticados com COVID-longo que realizaram fisioterapia com aqueles que não o fizeram.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo com análise quantitativa dos dados. O estudo será realizado no Laboratório de Função Pulmonar da Policlínica Universitária Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Primeiramente, será realizada uma avaliação clínica. Na pesquisa, será perguntado se o paciente realizou tratamento fisioterapêutico, para que possa ser alocado no grupo controle ou intervenção. Em seguida, responderão à Post-COVID-19 Functional Status Scale (PCFS), uma ferramenta para medir o estado funcional ao longo do tempo após a COVID-19. Em seguida, os pacientes terão sua função pulmonar avaliada por meio de espirometria e oscilometria de impulso (IOS). Além disso, imagens de ultrassom pulmonar (LUS) serão analisadas. E a capacidade funcional será avaliada por meio do teste de caminhada de seis minutos (TC6) acoplado à medida da ventilação pulmonar com Spiropalm® (Spiropalm 6MWT, Cosmed, Roma, Itália).
Espera-se que a compreensão das consequências do longo-COVID na ventilação pulmonar possa auxiliar no desenho de estratégias terapêuticas em serviços de reabilitação.
Critérios de inclusão:
Indivíduos com diagnóstico estabelecido de COVID-19 (RT-PCR) que necessitaram ou não de internação, independentemente de terem sido tratados ou não em UTI.
Critério de Exclusão:
Pacientes impossibilitados de realizar os exames. Pacientes com distúrbios musculoesqueléticos não associados ao COVID-19. Pacientes com doenças pulmonares, cardíacas ou cerebrovasculares não associadas à COVID-19.
Physiotherapy in respiratory rehabilitation
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: