Avaliação da Reatividade Microvascular Sistêmica em Pacientes com Hipertensão Resistente
A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde em todo o mundo. Em alguns casos, p...
Patrocinado por: National Institute of Cardiology, Laranjeiras, Brazil
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O estudo tem como objetivo estudar a microcirculação sistêmica em pacientes adultos internados em um hospital público quaternário durante o pré-operatório e pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca valvar e correlações com seus resultados clínicos e laboratoriais no pós-operatório.
Apesar do desenvolvimento de novos procedimentos endovasculares nos últimos anos, a cirurgia cardíaca continua sendo um instrumento importante no manejo de pacientes com cardiopatias graves, como obstruções coronarianas hemodinamicamente significativas e valvopatias.
Apesar dos avanços no manejo de pacientes em terapia intensiva, o pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca continua sendo um desafio devido à intensa reação inflamatória desencadeada pelo próprio procedimento cirúrgico e exacerbada pelo uso da circulação extracorpórea (CEC), fundamental na maioria das cirurgias cardíacas realizadas atualmente.
Nesse contexto, a cirurgia cardíaca para tratamento de valvopatias com uso de CEC está mais relacionada a desfechos clínicos desfavoráveis no pós-operatório em relação à cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Postula-se, como fator causal, o maior tempo de CEC nas cirurgias valvares associado a alterações morfológicas cardíacas mais proeminentes nesses pacientes.
Estudos realizados nos últimos anos em pacientes internados em terapia intensiva que desenvolveram reação inflamatória grave, seja por sepse, procedimento cirúrgico ou mais recentemente pela pandemia de Covid-19, têm mostrado frequente dissociação entre os achados hemodinâmicos medidos no UTI com os dados da microcirculação sistêmica dos pacientes.
A utilização de microscópios portáteis tem permitido a mensuração da microcirculação sistêmica à beira do leito em terapia intensiva, possibilitando a pronta avaliação de aspectos relacionados à perfusão tecidual, buscando assim melhorar os resultados clínicos desses pacientes.
Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
The 'Cytocam' is a hand held computer-controlled device, a third generation video-microscope, which enables real time visualisation of the in vivo microcirculation, based upon the principle of incident dark field (IDF) illumination.
Contato principal: Eduardo Tibirica / 2125921265 / eitib@uol.com.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: