Avaliação do Aplicativo Móvel de Vigilância Pós-alta para Infecção de Sítio Cirúrgico
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Objetivo: avaliar a eficácia e usabilidade de um aplicativo móvel para vigilância pós-alta de infecção de sítio cirúrgico como sistema de apoio à decisão clínica.
Saiba mais:
Introdução: A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde, culminando em prejuízos financeiros ao sistema de saúde e alta morbimortalidade, que devido a internações hospitalares cada vez mais curtas, de 13 a 75% se manifesta no domicílio do paciente, exigindo dos profissionais de saúde uma atuação mais efetiva na vigilância pós-alta desta condição. Portanto, considerando esse problema e a constante evolução dos recursos tecnológicos, com o aumento do acesso e uso de smartphones pela população, torna-se pertinente o desenvolvimento de um aplicativo móvel para vigilância pós-alta de infecção de sítio cirúrgico. Objetivo: avaliar a eficácia e usabilidade de um aplicativo móvel para vigilância pós-alta de infecção de sítio cirúrgico como sistema de apoio à decisão clínica. Método: Ensaio Clínico Randomizado para avaliar a eficácia de um aplicativo móvel para vigilância pós-alta de infecção do sítio cirúrgico. O estudo será desenvolvido em um hospital de grande porte da cidade de São Paulo e os participantes do estudo serão pacientes cirúrgicos. Resultados esperados: Espera-se que o aplicativo móvel para vigilância pós-alta colabore na detecção precoce de potenciais casos de infecção de sítio cirúrgico, seja capaz de melhorar as estratégias de vigilância pós-alta, auxilie no gerenciamento de dados, tomada de decisões e ações de prevenção de infecção do sítio cirúrgico.
Critérios de inclusão:
- pacientes cirúrgicos de 18 a 70 anos
- consciente, orientado,
- alfabetizado
- possuir smartphone compatível com o uso do aplicativo
- submetido a procedimento anestésico-cirúrgico tradicional
- classificado como potencialmente contaminado
- vivenciar o pós-operatório em casa
Critérios de exclusão:
- Pacientes com deficiência visual
- restrição física ou problemas de comunicação
- submetidos a cirurgia com implantes
- videolaparoscopias ou cirurgia robótica
- que já tenham diagnóstico de ISC no momento da alta
- ter sido internado em Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório
VigiApp
Aparelhomobile application containing a patient identification module; post-discharge surveillance questionnaire with questions related to signs and symptoms of SSI previously validated; possibility of attaching and sending a photograph of the surgical wound; field for exchanging messages between professional and patient; issuing an alert / reminder to fill in the data in the application; in addition to establishing interoperability with the system used by the hospital's SCIH, containing a login for each health professional, which allows access to the answers, images and messages sent by surgical patients, categorizing risk and issuing alerts in suspected cases of SSI.
Hospital Universitário UFSC
Finalizado Florianópolis / Santa CatarinaICESP
Recrutando São Paulo / São PauloContato principal: Camila Dalcol
HUUSP
São Paulo / São Paulo / CEP: 05508-900- Código do estudo:
- NCT05455710
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- março / 2023
- Data de finalização inicial:
- outubro / 2023
- Data de finalização estimada:
- dezembro / 2023
- Número de participantes:
- 242
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não