Broncodilatadores na capacidade de exercício de pacientes com bronquiectasia

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 11 de dezembro de 2023
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Os broncodilatadores (BD) têm sido amplamente utilizados na terapêutica das bronquiectasias (BCE) e demonstraram ser eficazes na melhoria da capacidade de exercício em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica e asma.

No entanto, o efeito do BD na capacidade de exercício de pacientes com EBC é pouco conhecido. Além disso, não se conhece o padrão da mecânica respiratória dos pacientes com ECM nem sua associação com o nível de atividade física (NAF). Portanto, a hipótese deste estudo é que os BD sejam eficazes na melhoria da capacidade de exercício de pacientes com ECM. Os autores propõem também caracterizar a mecânica respiratória dos pacientes com ECM e avaliar o seu NAF e sua associação com a qualidade de vida, como objetivos secundários.

Saiba mais:

Este é um ensaio randomizado, duplo-cego, cruzado e controlado por placebo. Quarenta pacientes clinicamente estáveis ​​com bronquiectasias (BCE), todos os sexos, de 18 a 59 anos, serão avaliados em dois dias não consecutivos. No primeiro dia serão realizadas anamnese, avaliação antropométrica e função pulmonar, seguida de: Questionário de Qualidade de Vida-Bronquiectasia, questionário Saint George, escala modificada do Medical Research Council e status social e econômico. Em seguida, será realizado um teste de exercício cardiopulmonar (TECP) e após um período de descanso, uma randomização com broncodilatador (BD) ou placebo precederá um teste de exercício com carga constante (CLET) com avaliação da mecânica respiratória (OEP). A espirometria será realizada pré e pós BD/placebo. Por fim, o acelerômetro será acoplado ao paciente por 7 dias consecutivos, visando avaliar o NAF. No segundo dia, após intervalo de pelo menos uma semana, o acelerômetro será coletado e o paciente repetirá o CLET com avaliação da mecânica respiratória, na condição oposta à randomização. A sequência de randomização será gerada por computador e acondicionada em envelopes lacrados e opacos por voluntário não envolvido no estudo. O BD ou placebo será administrado por voluntário não envolvido no estudo, conforme randomização. O avaliador não terá acesso a informações sobre qual intervenção (BD ou placebo) foi administrada antes de cada CLET. Um grupo controle saudável pareado (antropométrico e de status social e econômico) será avaliado por espirometria, TCPE, e CLET e OEP, para comparação da mecânica respiratória. Além disso, os participantes também usarão um acelerômetro por 7 dias consecutivos. Dados de tempo de resistência do CLET, mecânica respiratória do OEP, dispneia e sinais vitais serão avaliados antes e depois do BD e do CLET placebo. Dados sobre início do BCE, comorbidades e medicação para BCE serão coletados do prontuário do paciente. A normalidade dos dados será testada por Kolmogorov-Smirnov. A comparação dos dados será realizada pelo teste t ou Wilcoxon e a associação por Pearson ou Spearman. Os dados categóricos serão analisados ​​pelo teste qui-quadrado ou Fischer. O nível de significância será definido em 5% para todos os testes.

Critérios de inclusão:

  • Todos os sexos
  • 18 a 59 anos
  • Diagnóstico de bronquiectasia, segundo tomografia computadorizada de tórax (Pasteur et al., 2010)
  • Clinicamente estável (últimos 30 dias sem exacerbação/internação)
  • Aprisionamento aéreo em pletismografia (Volume Residual/Capacidade Pulmonar Total>125%)
  • Carga tabágica <10 maços-ano

Critérios de exclusão:

  • Não aceitar participar
  • Tabagismo
  • Uso contínuo de oxigênio
  • Programa de Reabilitação Pulmonar nos últimos 6 meses
  • Ressecção pulmonar prévia
  • Doença cardiovascular não controlada
  • Outras doenças respiratórias crônicas
  • Distúrbios neurológicos ou musculoesqueléticos que limitam o exercício
  • Déficits cognitivos que limitam a compreensão

Placebo
Outro

8 puffs of placebo via an inhaler device with a spacer (30 seconds interval between puffs) in 5 tidal volume breaths each puff.


Bronchodilator (Ipratropium and Fenoterol)
Droga

8 puffs of Ipratropium (20mcg) and Fenoterol (50mcg) via an inhaler device with a spacer (30 seconds interval between puffs) in 5 tidal volume breaths each puff.

Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
São Paulo / CEP: 01246903

Clinical Hospital of Sao Paulo University Medical School (HCFMUSP)
São Paulo / CEP: 05360000

Clinical Hospital of Sao Paulo University Medical School
São Paulo / CEP: 05360000

Código do estudo:
NCT05183841
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2024
Data de finalização estimada:
novembro / 2025
Número de participantes:
40
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top