Cateter Nasal de Alto Fluxo (HFNC) Comparado com a Oxigenação Convencional

Patrocinado por: Federal University of Rio Grande do Sul

Atualizado em: 01 de agosto de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é esclarecer se há benefício no uso perioperatório de CNAF em cirurgias torácicas, desde a intubação até o pós-operatório, avaliando hipoxemia durante a intubação orotraqueal, complicações imediatas após a intubação, mortalidade e complicações intra-hospitalares.

Saiba mais:

Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) comparado à oxigenação convencional no perioperatório de pacientes submetidos à cirurgia torácica cuidados perioperatórios. As complicações nesse período são responsáveis ​​pelo aumento da morbimortalidade dos pacientes, reduzindo a efetividade do tratamento cirúrgico, principalmente em países em desenvolvimento. O uso de uma cânula nasal de oxigênio de alto fluxo (CNAF) durante o período perioperatório oferece uma técnica promissora para melhorar a função pulmonar desses pacientes, possibilitando melhores resultados.

O objetivo deste estudo, portanto, é esclarecer se há benefício no uso perioperatório de CNAF, em cirurgias torácicas, desde a intubação até o pós-operatório, avaliando mortalidade e complicações intra-hospitalares.

Objetivos primários e secundários

Objetivo principal

  • Avaliar a incidência de complicações pulmonares intra-hospitalares em 30 dias em pacientes submetidos ao uso de CNAF no perioperatório de pacientes submetidos à cirurgia torácica, quando comparado ao uso de oxigenoterapia convencional.
  • Avaliar a mortalidade pós-operatória intra-hospitalar em 30 dias.

Objetivos secundários

  • Avaliar a incidência de hipoxemia durante a intubação e extubação orotraqueal
  • Avaliar a incidência de complicações imediatas após a intubação e extubação (dessaturação, falha de intubação/extubação)

Será um estudo randomizado, não cego e unicêntrico ensaio clínico. Os participantes (maiores de 18 anos) submetidos à cirurgia torácica e que apresentem risco cirúrgico para complicações pós-operatórias com ARISCAT > 26 (escore de risco para complicações pulmonares) serão alocados consecutivamente e randomizados para participar do grupo intervenção ou controle, recebendo informação por escrito consentimento para o estudo e intervenções. O estudo será realizado no Hospital Tacchini, no período de julho de 2023 a junho de 2024.

O grupo controle receberá oxigenoterapia convencional, e o grupo intervenção receberá terapia com CNAF na indução da anestesia e no pós-operatório, após a extubação.

A oxigenação será realizada, conforme randomização, no grupo controle, por máscara facial, com oxigênio a 100% e fluxo de 10 L.min-1. O grupo intervenção receberá oxigênio por CNAF a 100% com fluxo de 40 L.min-1 sendo aumentado para 70 L.min-1 durante o período de apnéia.

Será realizada uma sequência rápida de intubação orotraqueal, considerando o tempo de apnéia o momento de desaparecimento da linha de capnografia até a primeira ventilação após a colocação do tubo. Serão descritas as dificuldades e complicações na realização desta etapa. A saturação de oxigênio será aferida antes do início da pré-oxigenação e será considerada hipoxemia, qualquer medida abaixo de 90% da saturação, durante o início da intubação em sequência rápida até 5 minutos após a mesma, em ambos os grupos. Todos os participantes serão intubados de acordo com as diretrizes atuais de intubação orotraqueal. Após a cirurgia, os participantes que forem extubados na sala cirúrgica ou na unidade de terapia intensiva permanecerão nos grupos controle e intervenção e receberão terapia com oxigênio convencional ou CNAF, respectivamente. A fração inspirada de oxigênio (FiO2) será titulada até que a oximetria de pulso fique acima de 95%, que também é reduzida ao nível mínimo, para atingir esse objetivo. No grupo controle, o oxigênio será oferecido por cateter nasal ou máscara facial e os do grupo intervenção receberão oxigênio por CNAF com fluxos ajustados entre 30 e 50 L.min-1, dependendo da frequência respiratória (inferior a 16) e o conforto do paciente.

Estratégia de análise de dados e estatística Os dados, após coletados, serão expressos em média e desvio padrão ou frequência absoluta e relativa. A normalidade dos dados será testada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A diferença A diferença significativa entre os grupos será analisada pelo teste t de Student para dados paramétricos e para dados não paramétricos será utilizado o teste de Wilcoxon. O programa utilizado será o Statistical Package for the Social Sciences, versão 20 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) e o nível de significância adotado será p<0,05.

Cálculo e/ou justificativa do tamanho da amostra De acordo com a literatura, pacientes submetidos à cirurgia torácica podem apresentar complicações graves como hipoxemia pós-operatória em até 30% dos casos, após a extubação. Com base na revisão da literatura, o cálculo amostral deveria ser de 45 pacientes para cada grupo. Para o cálculo amostral, considerou-se o valor de β de 20% e α de 5%.

. Usando um tamanho de efeito (calculado a partir dos dados do artigo) de 0,6, um poder estatístico de 80% e um nível de significância de p<0,05 (ou 5%), os investigadores obtiveram como resultado o n de 90 voluntários por grupo (amostra final , excluindo possíveis perdas). O programa G*Power versão 3.1.9.2 para Windows (Franz Faul, University Kiel, Alemanha) foi utilizado para realizar o cálculo.

Critérios de Inclusão:

  • Todos os pacientes maiores de 18 anos que serão submetidos à cirurgia torácica eletiva e que possuam escore ARISCAT > 26.

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes que necessitem de cirurgia de urgência/emergência, gestantes, que não possuam escore ARISCAT > 26 e aqueles que se recusam a participar do estudo.

high flow nasal cannula
Aparelho

The purpose of this intervention is clarify the benefit with the perioperative use of HFNC, in thoracic surgeries, from intubation to the postoperative period, evaluating mortality and in-hospital complications. is to clarify whether there is benefit from the perioperative use of HFNC, in thoracic surgeries, from intubation to the postoperative period, evaluating mortality and in-hospital complications.

Desejo Tarso Maioli
Recrutando Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul / CEP: 95700348

Contato principal: Desire T Maioli, md / 555430557676 / desiretarso@yahoo.com.br


Desire Tarso Maioli
Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul / CEP: 95700348

Contato principal: Desire T Maioli, md / 555430557676 / desiretarso@yahoo.com.br

Código do estudo:
NCT05910788
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
julho / 2023
Data de finalização inicial:
julho / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
90
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top