Comparação da acurácia diagnóstica entre telemedicina e consultas presenciais em pacientes ortopédicos
Patrocinado por: Hospital Israelita Albert Einstein
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Pacientes adultos com queixas agudas relacionadas ao sistema musculoesquelético são prevalentes e correspondem a um grande percentual de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), frequentemente realizados por médicos generalistas.
Esses pacientes, na maioria das vezes, apresentam queixas associadas a traumas de baixa complexidade, que podem ser diagnosticados por meio de exame físico direcionado e tratados com orientações básicas (comportamentais/medicinais). O diagnóstico de uma fratura ou lesão mais complexa requer uma avaliação de um ortopedista. Atualmente, pacientes com queixas ortopédicas são frequentemente atendidos por telemedicina, mas não há estudos que tenham comparado a precisão diagnóstica da avaliação remota com a avaliação presencial padrão. A telemedicina é uma reconhecida estratégia de atendimento médico utilizada para diversas situações, inclusive como atendimento virtual de emergência. Apesar do uso amplamente difundido atualmente, existem poucos estudos que avaliaram a acurácia diagnóstica da telemedicina em comparação com a avaliação presencial, e não há estudos específicos em pacientes com sintomas ortopédicos. Evidências científicas de alta acurácia diagnóstica no atendimento por telemedicina podem subsidiar o investimento e a expansão dessa modalidade, ampliando e facilitando o acesso dos pacientes ao serviço de saúde, com redução de custos e uso racional de recursos. O objetivo do estudo é analisar a acurácia diagnóstica do autoexame guiado por telemedicina em comparação com a avaliação médica presencial na UPA em pacientes adultos com queixas ortopédicas. Os objetivos secundários são: avaliação do tempo de atendimento médico, indicação de exames complementares, orientação, prescrição médica, destino proposto após o término do atendimento, custo e satisfação do paciente. Trata-se de um estudo randomizado, prospectivo, unicêntrico, realizado nos setores de telemedicina e UPA do Hospital Israelita Albert Einstein. A randomização será 1:1 e os pacientes serão alocados no grupo Tele (avaliação por telemedicina seguida de avaliação presencial) ou no grupo Padrão (avaliação presencial). A amostra calculada para não inferioridade foi de 50 pacientes em cada grupo.
Mais detalhes...Saiba mais:
Estudo randomizado, prospectivo, unicêntrico, realizado nos setores de telemedicina e unidade de pronto atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, Unidade Ibirapuera. A randomização será 1:1, a partir do aplicativo comercial Randomizer ®, da integrante do projeto Renata Vidigal Correia.
Após a randomização, os pacientes serão incluídos em um dos dois grupos possíveis:
1. Grupo TELE: o primeiro atendimento será realizado via telemedicina com médico clínico, orientando o autoexame guiado pela telemedicina. Após a consulta remota, será realizada avaliação presencial com ortopedista, conforme protocolo institucional.
2. GrupoSTANDARD: Atendimento presencial com ortopedista, conforme protocolo institucional.
A avaliação presencial será realizada pela equipe médica e ortopédica local da UPA e a avaliação por telemedicina pela equipe médica fixa do serviço do HIAE responsável pelo atendimento de urgência/emergência.
O estudo será de não inferioridade com avaliação de acurácia em ambos os grupos, visto que o grupo telemedicina, após finalização do atendimento, passará pela consulta presencial (padrão ouro).
Tanto na avaliação presencial quanto na telemedicina, serão computados dados clínicos, diagnóstico final, destino, tempo total de atendimento, orientações, exames complementares e prescrição. Na avaliação presencial também serão computados exames complementares e medicações recebidas in loco. Os diagnósticos finais receberão nomenclatura de acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID 10 (exigência de registros institucionais - Cerner) e serão agrupados de acordo com a equivalência do diagnóstico sindrômico. O diagnóstico da avaliação presencial é feito seguindo protocolos institucionais baseados em extensa literatura médica e aprovados pelo corpo clínico institucional, sendo representativo da prática médica atual e será considerado o diagnóstico padrão-ouro.
Será avaliado o tempo total de atendimento em minutos, verificando se a telemedicina pode alterar o tempo total de atendimento médico. O valor dos exames complementares será contabilizado no número de exames solicitados e sua categorização (exame laboratorial ou exame de imagem); a quantificação em número e sua categorização (medidas comportamentais, orientações de crioterapia e nova avaliação médica se necessária) das orientações; categorização da prescrição (somente sintomático ou medicamento na UPA); categorização de destino (alta - item válido para ambos os serviços, internação - item válido para atendimento presencial, busca no pronto-socorro - item válido para atendimento por telemedicina), custo hospitalar (medido pela necessidade de imobilização/exames complementares) e indicação de exames complementares.
O diagnóstico final será considerado pelo laudo oficial do radiologista com base nos exames de imagem realizados.
Critérios de inclusão:
- Idade > 18 anos;
- Paciente com queixas ortopédicas segundo os critérios diagnósticos acima, pela enfermeira da triagem.
- Assinatura do termo de consentimento informado.
Critérios de Exclusão:
- Retorno à UPA para manutenção ou agravamento da reclamação;
- Idade > 65 anos;
- Paciente com critérios de pronto-socorro pela avaliação da enfermagem de triagem.
- Pós-operatório de cirurgia ortopédica < 3 meses
Telemedicine Consultation with self orthopedic exam
OutroBrief telemedicine consultation, with self orthopedic exam,blinded to subsequent face-to-face evaluation.
Face-to-face Consultation
OutroDirect face-to-face evaluation (without telemedicine consultation before).
Hospital Israelita Abert Einstein
Recrutando São Paulo / São PauloContato principal: Noel Foni
- Código do estudo:
- NCT04981002
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- novembro / 2021
- Data de finalização inicial:
- abril / 2022
- Data de finalização estimada:
- julho / 2022
- Número de participantes:
- 100
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não