Comparação entre agulhas para amostragem guiada por EUS de lesões pancreáticas sólidas
Patrocinado por: Instituto do Cancer do Estado de São Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Este é um estudo randomizado para comparar o rendimento diagnóstico (resultado primário) da amostragem guiada por USE de lesões sólidas pancreáticas obtidas com o Franseen de calibre 25 e a agulha padrão de calibre 25 em pacientes submetidos à amostragem guiada por USE de massas sólidas pancreáticas sem ROSA.
Os resultados secundários são o número de passagens extras com cada agulha necessárias para atingir o núcleo adequado, a possibilidade de realizar imuno-histoquímica e a taxa de eventos adversos.
Mais detalhes...Saiba mais:
Este é um estudo randomizado realizado em um único centro. O objetivo deste estudo é comparar o rendimento diagnóstico (resultado primário) da amostragem guiada por USE de lesões sólidas pancreáticas obtidas com a agulha Franseen de calibre 25 e a agulha padrão de calibre 25 em pacientes submetidos à amostragem guiada por USE de massas sólidas pancreáticas sem ROSA. Os resultados secundários são o número de passagens extras com cada agulha necessárias para atingir o núcleo adequado, a possibilidade de realizar imuno-histoquímica e a taxa de eventos adversos.
Pacientes com suspeita de lesão pancreática sólida maior que 15 mm, identificados por TC ou RM e encaminhados para amostragem guiada por USE serão elegíveis para inclusão. Os pacientes serão excluídos em caso de lesão cística, ou a lesão não foi detectada na EUS, ou se os parâmetros de coagulação estiverem anormais (INR> 2, contagem de plaquetas < 50.000). A massa pancreática será puncionada, por endoscopista especialista, primeiramente com uma agulha conforme randomização, seguida de outra. Será feito um touch print com o espécime obtido com as agulhas e, posteriormente, todo o espécime será colocado em solução de formaldeído para análise em cell-block.
Rendimento diagnóstico do bloco celular será definido como núcleo de tecido histológico contendo parênquima pancreático suficiente ou tumor com células displásicas suficiente para o diagnóstico correto do tecido. Na presença de tecido maligno em espécimes de núcleo, será calculada a proporção da área positiva para malignidade em relação à área total do núcleo e então será definido o rendimento de cada agulha.
Critérios de inclusão:
- lesão pancreática sólida maior que 15 mm
 
Critérios de exclusão:
- lesão cística pancreática
 - lesão não detectada na USE
 - parâmetros de coagulação anormais (INR> 2, contagem de plaquetas < 50.000)
 
needle punction
AparelhoEUS-guided sampling of pancreatic solid lesions obtained with the 22-gauge
Instituto do Cancer do Estado de Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-000Contato principal: ICESP
Investigador: FAUZE MALUF-FILHO, PHD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
- Boston Scientific Corporation
 
- Código do estudo:
 - NCT04877340
 - Tipo de estudo:
 - Intervencional
 - Data de início:
 - novembro / 2020
 - Data de finalização inicial:
 - novembro / 2022
 - Data de finalização estimada:
 - abril / 2023
 - Número de participantes:
 - 50
 - Aceita voluntários saudáveis?
 - Não