Conhecimento em Auxílio à Caminhada e Locomoção em Pronto Socorro (WALKER 1) para Idosos
Patrocinado por: Hospital Sirio-Libanes
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Os adultos mais velhos têm taxas mais altas de admissões no departamento de emergência quando comparados aos seus homólogos mais jovens.
A mobilidade é a capacidade de se movimentar, mas também abrange o ambiente e a capacidade de se adaptar a ele. Auxiliares de caminhada podem ser usados para melhorar a mobilidade e prevenir quedas. De acordo com diretrizes internacionais, eles devem estar disponíveis no Departamento de Emergência Geriátrica. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de treinamento e fornecimento de auxiliares de marcha (AT), associado ou não ao telemonitoramento, sobre a mobilidade, qualidade de vida, medo de cair e risco de queda até 3 meses em idosos atendidos para em um pronto-socorro.
Mais detalhes...Saiba mais:
Será realizado um ensaio clínico randomizado no pronto-socorro do Hospital Sírio-Libanês. Os participantes serão randomizados e alocados em três grupos de intervenção, a saber: A) Grupo auxiliar de marcha; B) Grupo de auxílio à marcha e telemonitoramento; C) Grupo controle. Os pacientes serão submetidos a uma avaliação inicial englobando dados sociodemográficos e clínicos, mobilidade nos espaços vitais (Life Space Assessment), velocidade da marcha, força muscular, funcionalidade (Índice de Barthel, Índice de Katz e Escala de Lawton-Brody), qualidade de vida (Euro Quality of Life Instrument-5D), medo de cair (Falls Efficacy Scale International), história de quedas, cognição (10-Point Cognitive Screener) e humor (15-point Geriatric Depression Scale) antes da intervenção. O tempo de marcha e o medo de cair serão avaliados novamente após a intervenção. Finalmente, mobilidade nos espaços de vida, funcionalidade, qualidade de vida, medo de cair, história de quedas, cognição e humor serão avaliados 3 meses após a alta do departamento de emergência geriátrica por meio de entrevista telefônica.
Critérios de inclusão:
- 65 anos ou mais
- Admitido no Pronto-Socorro Geriátrico do Hospital Sírio-Libanês
- Disposto e apto a dar consentimento informado
- Pelo menos um dos seguintes para indicação e treinamento de auxiliares de mobilidade: redução da instabilidade postural; melhora do controle motor; aumento do feedback somatossensorial; redução da sobrecarga biomecânica; promoção segura da autonomia; história de queda (nos últimos seis meses).
Critérios de exclusão:
- alteração do nível de consciência
- necessidade de oxigênio suplementar (≥3L/min)
- desconforto respiratório
- instabilidade hemodinâmica
- instabilidade postural com tendência a cair para trás
- comprometimento cognitivo que limita o uso da marcha sida
- internamento após avaliação do Serviço de Urgência
- Delirium
Walking aid
AparelhoA physiotherapist will identify the mobility needs and will indicate the most appropriate walking aid (cane or walker).
Telemonitoring
OutroTelemonitoring will occur every two weeks for three months after the emergency department discharge, through video call (about 15 minutes). On these opportunities, the importance of using mobile devices and the guidance on safe gait will be reinforced.
Guidance on safe walking and risk of falling
OutroParticipants will receive verbal guidance and printed material with guidance on safe walking and fall prevention.
Renato Fraga Righetti
São Paulo / São Paulo / CEP: 05547-070Contato principal: Renato F Righetti, PhD / refragar@gmail.com
Investigador: Renato F Righetti, PhD / Principal Investigator
Hospital Sirio Libanes
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01308-050Contato principal: Renato F Righetti, PhD / refragar@gmail.com
Investigador: Renato F Righetti, PhD / Principal Investigator
- Código do estudo:
- NCT05950269
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- julho / 2023
- Data de finalização inicial:
- dezembro / 2024
- Data de finalização estimada:
- agosto / 2025
- Número de participantes:
- 153
- Aceita voluntários saudáveis?
- Sim