Efeito da escovação dentária sem clorexidina nos índices de higiene bucal em pacientes com intubação orotraqueal
Patrocinado por: Hospital Israelita Albert Einstein
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O método de higiene bucal comumente utilizado em pacientes intubados orotraquealmente é a escovação dentária (remoção mecânica) e a lavagem da cavidade oral e do tubo orotraqueal (TOT) com solução de digluconato de clorexidina (CLX).
No entanto, estudos recentes demonstraram que o uso de CLX nestas condições pode expor o paciente a um potencial risco aumentado de mortalidade. Recomendações recentes feitas por órgãos internacionais relacionados à biossegurança hospitalar não incluem mais o uso de CLX na rotina de higiene bucal da UTI. Uma questão ainda não respondida na literatura é se a ausência de CLX na rotina de higiene bucal do paciente crítico predispõe ao aumento do acúmulo de placa dentária ou à colonização microbiana relacionada ao risco de complicações sistêmicas, como pneumonia e sepse. O custo-efetividade dessa mudança de protocolo também precisa ser avaliado, pois a retirada do CLX pode resultar em alterações no perfil de risco de morbidade e mortalidade durante a internação. O presente estudo tem como objetivo investigar se a escovação da cavidade oral com água mineral altera o padrão de acúmulo de biofilme e o aspecto clínico da mucosa oral em relação à escovação feita com CLX. Serão também realizadas análises microbiológicas do biofilme orofaríngeo e avaliação de impacto custo-efetividade.
Mais detalhes...Saiba mais:
- Grupo Clorexidina: A higiene oral será realizada de acordo com os procedimentos operacionais padrão já realizados para todos os pacientes internados na UTI. Primeiramente, a secreção contida na cavidade oral será aspirada com sonda de sucção ou sugador dentário ou com a própria escova de sucção antes de iniciar o procedimento de higiene bucal. O processo de higiene começará com umedecimento da cavidade oral, utilizando gazes não estéreis embebidas em mineral filtrado. água e aplicando em toda a mucosa oral. Posteriormente, a escova de dentes sugadora ou swab oral deve ser umedecida frequentemente com solução de digluconato de clorexidina 0,12% e proceder à limpeza das superfícies dentárias em suas superfícies bucal, palatina e oclusal, avançando em direção à cavidade oral e língua , utilizando a parte com cerdas da escova de dentes; Com a região oposta às cerdas dentárias ou swab oral, a solução de clorexidina 0,12% será aplicada na mucosa oral, palato, dorso de língua e tubo orotraqueal, sempre realizando movimento póstero-anterior e retirando qualquer sujidade com auxílio de gaze umedecida. A cavidade oral será constantemente aspirada durante todo o procedimento de higiene bucal. Por fim, os lábios serão lubrificados com um hidratante labial padronizado. O procedimento será realizado a cada8 horas, ou seja, três vezes ao dia.
- Grupo água: O procedimento do grupo intervenção será realizado da mesma forma e frequência do grupo controle, porém, substituindo a solução de clorexidina 0,12% por água mineral. A higiene bucal será realizada pela equipe de enfermagem, que desconhecerá os índices a serem avaliados. A equipe será previamente treinada para realizar procedimentos de higienização pela equipe de cirurgiões-dentistas da UTI.
Critérios de inclusão:
- pacientes internados na UTI adulto;
- maiores de 18 anos;
– ambos os sexos;
- intubação orotraqueal monitorada desde o primeiro dia;
- ausência de focos de infecção na cavidade oral (lesões periapicais,
- abscessos periodontais, cáries extensas, infecções oportunistas);
- presença de pelo menos cinco dentes por arcada dentária
Critério de exclusão:
- pacientes nos quais a higiene bucal não é possível;
- pacientes extubados antes de 24 horas da linha de base;
- pacientes com focos de infecção na cavidade oral presentes no momento basal;
- pacientes que faleceram antes de 24 horas da linha de base;
- pacientes cujos responsáveis não autorizam a realização da pesquisa;
- pacientes cujas informações sobre saúde bucal e geral e demais variáveis do estudo não estão disponíveis no prontuário, são duvidosas ou não têm condições de coleta.
- pacientes após cirurgia cardíaca
- pacientes com reintubação
Oral care
OutroThe intervention group procedure will be carried out in the same way and frequency of the control group, however, replacing the chlorhexidine solution 0.12% for mineral water. Oral hygiene will be carried out by the nursing team, which will be blind to the indices to be evaluated. The team will be previously trained to carry out hygiene procedures by the team of ICU dental surgeons.
Hospital Israelita Albert Einstein
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05652- 900Contato principal: Fernanda P Eduardo, Phd / 11999037553
Contato secundário: Leticia M Bezinelli, PhD / 5511991589350
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
- University of Sao Paulo
- Código do estudo:
- NCT06453122
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- março / 2024
- Data de finalização inicial:
- outubro / 2024
- Data de finalização estimada:
- dezembro / 2024
- Número de participantes:
- 70
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não