Efeito do exercício físico realizado por meio de jogos de realidade virtual em pacientes renais crônicos durante hemodiálise
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Pacientes com doenças renais crônicas, especialmente aqueles que necessitam de hemodiálise, são caracterizados por um risco aumentado de inúmeras morbidades.
Esta é uma condição que impacta significativamente a qualidade de vida do paciente, leva à dependência e envolve tratamento de alto custo. A condição física dos pacientes renais crônicos está muito abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde, indicando dificuldades efetivas nas abordagens utilizadas para implementação de programas de atividade física. Novas abordagens devem ser consideradas. A atividade física por meio da realidade virtual pode promover maior integração social dos pacientes que realizam exercícios físicos durante a hemodiálise, possibilitando melhoria da qualidade de vida e diminuição dos níveis de fragilidade desses indivíduos devido ao seu caráter lúdico e motivacional.Objetivo: Avaliar as alterações na modulação da variabilidade da frequência cardíaca e na qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos a exercícios baseados em realidade virtual durante sessões de hemodiálise.Métodos: Ensaio clínico longitudinal, controlado, randomizado e cruzado. Os grupos de doenças renais crônicas serão divididos em dois grupos, Grupo A (GA) e Grupo B (GB). O Grupo GA realizará 10 intervenções, sendo cada intervenção envolvendo a realização de 3 sessões de jogo de Realidade Virtual (RV) com duração de 5 minutos cada, totalizando 15 minutos de exercício. O Grupo GB participará de 10 intervenções, sendo cada intervenção composta por 15 minutos de exercício físico em cicloergômetro, aqui denominado exercício convencional.Após as 10 intervenções iniciais, os grupos trocarão de exercícios; ou seja, o GA cessará as intervenções de RV e iniciará outras 10 intervenções com exercícios convencionais, enquanto o GB interromperá as intervenções de exercícios convencionais e iniciará outras 10 intervenções com RV.O questionário Kidney Disease Quality of Life Short Form, o Inventário de Ansiedade e Depressão de Beck e o Questionário Internacional de Atividade Física também serão aplicados a todos os grupos.
Mais detalhes...Saiba mais:
O objetivo deste Ensaio Clínico CrossOver Longitudinal é comparar as alterações na modulação da variabilidade da frequência cardíaca em pacientes renais crônicos submetidos a exercício físico convencional e em ambiente virtual durante sessões de hemodiálise.
As principais questões que pretende responder são:
Quais as diferenças nas alterações na modulação da variabilidade da frequência cardíaca entre pacientes renais crônicos que realizam exercício físico convencional antes e durante as sessões de hemodiálise e aqueles que praticam exercícios em ambiente virtual?
Como o ambiente virtual influencia as alterações na modulação da variabilidade da frequência cardíaca em comparação ao exercício físico convencional em pacientes renais crônicos antes e durante as sessões de hemodiálise?
Qual a eficácia relativa do exercício físico convencional comparado ao exercício em ambiente virtual na melhora da modulação da variabilidade da frequência cardíaca em pacientes renais crônicos antes e durante as sessões de hemodiálise?
O Grupo A participará de 10 intervenções, cada intervenção consistindo na realização de 3 rodadas de um jogo de Realidade Virtual com duração de 5 minutos, totalizando 15 minutos de exercício. O Grupo B participará de 10 intervenções, cada intervenção composta por 15 minutos de exercício físico em cicloergômetro, aqui denominado exercício convencional.
Após as 10 intervenções iniciais, haverá um período de washout de 1 semana e os grupos trocarão de exercícios. Frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio, pressão arterial sistêmica, exames laboratoriais, bem como o questionário Kidney Disease Quality of Life Short Form, o Inventário Beck de Ansiedade e Depressão e o Questionário Internacional de Atividade Física serão avaliados em todos os grupos.
Critério de inclusão:
- Pacientes com insuficiência renal crônica diagnosticada que necessitam de hemodiálise em qualquer nível de classificação.
- Idade superior a 18 anos.
- Posse de autorização médica para prática de exercício físico.
- Capacidade de movimentação dos membros inferiores sem afetar o tratamento dialítico.
Critérios de exclusão:
- Uso agudo de medicamentos que afetem o sistema cardiovascular e/ou alterem a função do sistema nervoso, a menos que façam parte do protocolo de tratamento da doença e façam parte da rotina do paciente.
- Relatos de dores persistentes e fadiga surgidas após o início do treinamento físico.
- Mudanças no tipo de tratamento renal durante o período de aplicação do protocolo.
- Ausência de três sessões consecutivas de treinamento físico.
Group A - Intervention with Virtual Reality (VR)
AparelhoGroup of people with kidney disease that performed VR intervention during hemodialysis.
Group B - Intervention with Stationary Bike (SB)
AparelhoGroup of people with kidney disease that performed SB intervention during hemodialysis.
Group A - Intervention with Stationary Bike (SB) - Crossover
AparelhoGroup of people with kidney disease that performed SB intervention during hemodialysis after the washout period.
Group B - Intervention with Virtual Reality (VR) - Crossover
AparelhoGroup of people with kidney disease that performed VR intervention during hemodialysis after the washout period.
Comitê de Etica da Universidade Federal de São Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 04.023-900Contato principal: Miguel Jorge / +55(11)55711062 / cep@unifesp.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
- Federal University of São Paulo
- Código do estudo:
- NCT06038383
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- agosto / 2023
- Data de finalização inicial:
- agosto / 2024
- Data de finalização estimada:
- dezembro / 2024
- Número de participantes:
- 24
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não