Efeitos da Capoeira no Desempenho Físico e Psicológico de Adultos

Patrocinado por: Universidade Federal do vale do São Francisco

Atualizado em: 29 de março de 2024
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A atividade física (AF) regular promove benefícios tanto para a saúde física quanto mental.

Dentre as inúmeras AF de caráter coletivo que podem agregar às recomendações existentes, as intervenções de treinamento em esportes de combate são alternativas viáveis, pois integram benefícios em diversos aspectos para a saúde. Dessa forma, a capoeira pode ser uma estratégia para prescrição de exercício, visando atender os participantes de forma coletiva e mantendo a adesão deste praticante à intervenção. Contudo, pouco se sabe sobre esta questão. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar o efeito de 12 semanas de treinamento de capoeira no desempenho físico e nos aspectos psicológicos de adultos previamente inativos fisicamente.

Saiba mais:

O estudo será conduzido como um ensaio clínico controlado, randomizado, paralelo de dois grupos e de superioridade com proporção de alocação de 1:1. A amostra será dividida em dois grupos: 1) grupo de treino de capoeira (n = 76; GCAP) e 2) grupo controle (n = 76; GCONT). Serão elegíveis participantes com idade entre 18 e 59 anos, classificados como irregularmente ativos A pelo questionário internacional de atividade física, que não estejam engajados em programas de treinamento e não sejam ex-atletas. Serão excluídos da amostra fumantes e pacientes com doenças respiratórias ou cardiovasculares. Serão realizadas inicialmente anamnese e avaliação antropométrica. Para avaliar os aspectos físicos, serão aplicados testes específicos para determinar a aptidão aeróbica e anaeróbica, força e potência de membros inferiores, equilíbrio, coordenação motora e serão aplicados questionários para verificar os aspectos psicológicos, como inteligência emocional, motivação e qualidade de vida. . A análise descritiva dos resultados será relatada. A normalidade dos dados será verificada por inspeção visual do gráfico QQ e testada estatisticamente pelo teste de Shapiro-Wilk. ANOVA bidirecional para medidas repetidas será empregada para verificar a interação tempo*grupo. Será calculado o tamanho do efeito (ES) da intervenção sobre as variáveis ​​dependentes e será calculada a diferença entre o ES e seu respectivo intervalo de confiança de 95% para estimar a magnitude da resposta na intervenção. O alfa adotado será de 5% e o software utilizado para análise dos dados será o Statistical Packages for the Social Sciences 25.0.

Critérios de inclusão:

  • Classificado como “irregularmente ativo A” pelo Questionário Internacional de Atividade Física;
  • Não estar engajado e/ou ter participado nos últimos dois meses de algum programa de treinamento físico;
  • Não sejam ex-atletas;
  • Não ser fumante ou sofrer de doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Critérios de exclusão:

  • Não apresentar problemas osteomusculares durante o programa que impossibilitem a participação;
  • Não participar de pelo menos 80% dos treinamentos durante a intervenção.

CAPOEIRA TRAINING
Outro

The protocol of the capoeira training program and the movements (blows, dodges and flourishes) will be based on the Capoeira Abadá method.


CONTROL GROUP
Outro

The protocol of the control group will be based on an intervention with capoeira movements, however, without important cardiovascular, neuromuscular and metabolic demands, being an activity with stretching movements from positions of the capoeira modality itself.

UNIVASF
Petrolina / Pernambuco / CEP: 56300000

Código do estudo:
NCT06337929
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2024
Data de finalização inicial:
julho / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
42
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top