Efeitos da Intensidade do Aquecimento e da Restrição do Fluxo Sanguíneo

Patrocinado por: Paulista University

Atualizado em: 04 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Masculino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: o aquecimento tem a função de preparar as estruturas corporais para determinada tarefa a ser realizada durante a prática esportiva, aumentando a temperatura corporal e muscular, com foco na melhora do desempenho.

Portanto, a utilização da técnica de restrição do fluxo sanguíneo (BFR) pode ser vista como uma alternativa promissora por promover maior estresse mecânico e muscular, proporcionando assim um aquecimento mais eficiente e otimizando o desempenho. Objetivos: analisar os efeitos do RFS usado durante o aquecimento de baixa intensidade em comparação com o aquecimento de baixa e alta intensidade sem RFS no desempenho (teste de salto e teste de sprint de 30 metros) e na temperatura da superfície da pele. Além de analisar e comparar, após os protocolos de aquecimento com e sem RFS, as respostas agudas sobre desfechos perceptivos (percepção de dor, alteração de sensibilidade, percepção subjetiva de esforço e percepção de desconforto em relação ao RFS) e musculares ( tônus, rigidez muscular e elasticidade). Métodos: será realizado um ensaio clínico randomizado controlado, com 33 futebolistas amadores com idade entre 18 e 35 anos que serão divididos aleatoriamente em três grupos: aquecimento de baixa intensidade sem RFS (30% VO2máx), aquecimento de alta intensidade -up sem RFS (80% VO2max) e aquecimento de baixa intensidade associado com BFR (80% da pressão de oclusão total) [30% VO2max-BFR]. Todos os grupos realizarão o protocolo de aquecimento e os resultados serão avaliados no início e imediatamente após o término do aquecimento, bem como 10 e 20 minutos após o seu término, a saber: temperatura superficial da pele por meio da termografia; tônus, rigidez e elasticidade muscular por miotometria, percepção subjetiva da dor (EVA); limiar de dor pelo algômetro de pressão; percepção subjetiva de esforço (escala de BORG); percepção de desconforto em relação à RFS (escala LIKERT-CR-10); Corridas de 30 metros medidos por meio de fotocélulas e salto vertical, medido por meio da plataforma de força. Serão utilizadas estatísticas descritivas e as comparações serão feitas utilizando o modelo linear misto generalizado, assumindo um nível de significância de p<0,05.

Saiba mais:

Critérios de Inclusão:

  • homem
  • hígido
  • jogador de futebol amador
  • idade entre 18 e 35 anos

Critérios de Exclusão:

  • tabagista;
  • alcoólatras;
  • usam drogas que influenciam a atividade autonômica cardíaca;
  • doenças cardiovasculares, metabólicas ou endócrinas;
  • apresentar um ou mais fatores de risco predisponentes para tromboembolismo;
  • história de cirurgia nos membros inferiores ou lesão musculoesquelética nos últimos seis meses que possa prejudicar seu desempenho durante o teste ou aquecimento (por exemplo, reparação meniscal, reconstrução ligamentar, lesão muscular, tendinopatia, dor patelofemoral nos membros inferiores e/ou dor nas costas);

Warm-up exercise
Outro

The warm-up exercise will be performed on a treadmill.


Warm-up exercise with Blood Flow Restriction
Outro

The warm-up exercise will be performed on a treadmill and pressure cuffs will be used for the blood flow restriction technique.

Franciele Marques Vanderlei
Recrutando Presidente Prudente / São Paulo / CEP: 55

Contato principal: Franciele M Vanderlei, PhD / +55 (18) 3229-5824 / franmvanderlei@gmail.com


Carlos Alberto Toledo Teixeira Filho
Ainda não recrutando Presidente Prudente / São Paulo / CEP: 19060-900

Contato principal: Carlos Alberto Toledo Teixeira Filho / +55(15)996880336 / Carlosteixeirafilho.fisio@hotmail.com

Código do estudo:
NCT05523674
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2024
Data de finalização inicial:
agosto / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
108
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top