Efeitos da suplementação aguda de Citrus Aurantium L. na recuperação da atividade autonômica e cardiovascular após uma sessão de exercício aeróbico submáximo em indivíduos saudáveis

Patrocinado por: University of Pernambuco

Atualizado em: 06 de maio de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Masculino

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

INTRODUÇÃO: Intervenções não farmacológicas para o tratamento de distúrbios cardiovasculares e metabólicos têm sido investigadas.

Nesse contexto, Citrus aurantium L., conhecida popularmente como Laranja Amarga, rica em sinefrina (p-sinefrina), um alcaloide feniletilamínico presente na casca da laranja amarga, tem sido utilizada como coadjuvante em distúrbios metabólicos. Diante dos efeitos, os componentes do Citrus aurantium L. divergem de outros termogênicos por serem capazes de ativar o metabolismo e a lipólise sem interferir no desempenho do sistema cardiovascular, tornando-se uma vantagem para seu uso em dietas. Em estudos, observou-se que a ativação dos receptores β-3 desempenha um papel importante na regulação e ativação de outros receptores, modulando e, quando estimulados em excesso, e assim, apresenta efeitos que além de não causar sobrecarga no sistema cardiovascular. OBJETIVO: Avaliar o efeito da suplementação de Citrus aurantium L. em combinação com exercício aeróbico submáximo sobre parâmetros autonômicos e cardiovasculares de fisicamente ativos. METODOLOGIA: Este é um estudo prospectivo, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego cruzado. Participarão do estudo 40 voluntários fisicamente ativos. Serão qualificados para o estudo voluntário do gênero masculino, que tenham idade entre 18 e 30 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m² e 29,9 kg/m². Não fazer uso de nenhuma medicação que possa interferir na modulação autonômica cardíaca e não apresentar lesão muscular esquelética. Serão considerados como critérios de exclusão pacientes clínicos, bem como aqueles que já fizeram uso de esteroides anabolizantes ou que apresentem distúrbios cardiorrespiratórios, neurológicos e outros impedimentos conhecidos que impeçam o sujeito de realizar os procedimentos. RESULTADOS ESPERADOS: Especula-se que os efeitos protetores dos flavonoides e suas propriedades antioxidantes encontrados em Citrus aurantium L. otimizam a recuperação autonômica após o exercício aeróbico. Além disso, o HRV pode ser utilizado para averiguar seus efeitos de ativação do SNA e validar a segurança da aplicabilidade deste suplemento para populações com excesso de peso, visto que é utilizado para este fim.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Serão considerados elegíveis para o estudo voluntários do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m² e 29,9 kg/m².

Critérios de Exclusão:

  • Serão considerados critérios de exclusão pacientes tabagistas. Assim como indivíduos com distúrbios cardiorrespiratórios, neurológicos e outras deficiências conhecidas que impeçam o sujeito de realizar os procedimentos.

Citrus aurantium L.
Suplementação alimentar

In the first intervention, the volunteers allocated to group I will take a capsule containing 500mg of starch, at the end of this, another capsule containing 500mg of Citrus aurantium L. will be provided for the second intervention.

Cicero Jonas Rodrigues Benjamim
Recrutando Juazeiro do Norte / Ceará / CEP: 63020070

Contato principal: Cicero Jonas R Benjamim / 88997290435 / jonasbenjam1m@hotmail.com

Investigador: Milana Santana / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT04875143
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2021
Data de finalização inicial:
agosto / 2021
Data de finalização estimada:
agosto / 2021
Número de participantes:
40
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top