Efeitos do pós-COVID-19 na unidade músculo-tendão do quadríceps femoral

Patrocinado por: University of Brasilia

Atualizado em: 05 de dezembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

As características fisiológicas/biomecânicas relacionadas à arquitetura muscular e tendínea e sua possível relação com a perda de força muscular e fadiga em pacientes infectados com COVID-19 são totalmente desconhecidas.

O objetivo deste estudo é avaliar marcadores inflamatórios, força voluntária máxima isométrica do torque extensor do joelho, fadiga muscular, adaptações neuromusculares, arquitetura muscular, propriedades tendíneas dos componentes do quadríceps, extração de oxigênio e composição corporal em participantes após diagnóstico com Covid- 19 que tiveram níveis moderado e grave de envolvimento em comparação com um grupo de controle saudável.

Saiba mais:

Os grupos serão compostos por participantes que tiveram COVID-19, exceto o grupo controle, que será composto por participantes saudáveis que não tiveram COVID-19. Os participantes serão divididos em: (1) grupo de controle, (2) participantes positivos para COVID-19 que apresentaram sintomas moderados, (3) participantes positivos para COVID-19 que apresentaram sintomas graves. Os participantes serão recrutados a partir de 21 dias após o início dos sintomas, período recomendado pela comunidade científica para que o paciente não transmita mais a síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Após o recrutamento, serão realizadas 4 avaliações ao longo de 1 ano.

Critérios de inclusão:

  • Grupo controle:
  • O grupo controle incluirá participantes saudáveis, com idades entre 18 e 80 anos, que não testaram positivo para COVID-19.
  • participantes positivos para COVID-19 que apresentaram sintomas moderados grupo:
  • participantes do sexo feminino e masculino, com idade entre 18 e 80 anos, que realizaram teste molecular (RT-PCR) ou sorológico, que avalia se as amostras são reativas à imunoglobulina M (IgM) e anticorpos imunoglobulina G (IgG), positivos para COVID-19;
  • Presença de algum dos seguintes sintomas, sem necessidade de internação: tosse seca, coriza, dor de garganta, dor difusa no corpo, hipertermia persistente, sem hipoxemia.
  • Participantes positivos para COVID-19 que apresentaram sintomas graves grupo:
  • Participantes do sexo feminino e masculino, com idades entre 18 e 80 anos, que realizaram teste molecular (RT-PCR) ou sorológico (que avalia se as amostras são reativas para IgM e anticorpos IgG) positivo para COVID-19;
  • Presença de hipoxemia (saturação periférica de oxigênio - SPO2 ≤ 93%) necessitando de internação com ou sem intubação, além dos sintomas descritos para os participantes positivos para COVID-19 que apresentaram grupo de sintomas moderados.

Critérios de Exclusão:

  • Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 35 kg/m2;
  • Gravidez;
  • Dor, inchaço, dano dérmico, deformidade ou amputação nas regiões a serem examinadas;
  • Diagnóstico de espondilite anquilosante, artrite reumatóide, cardiopatia grave, doença pulmonar obstrutiva crônica avançada, comprometimento cognitivo, dependência química, doença psiquiátrica ou comportamental que dificulte a cooperação com os procedimentos.

University of Brasilia
Recrutando Brasília / Distrito Federal / CEP: 72220-900

Contato principal: isabella S Almeida / +55 613356-9148 / isabellafisioucb@gmail.com

Contato secundário: João LQ Durigan, PhD / +55 61 3107-8450 / joaodurigan@gmail.com

Código do estudo:
NCT04961255
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
agosto / 2021
Data de finalização inicial:
agosto / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
90
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top