Eficácia e durabilidade da fase 3 da ampreloxetina para o tratamento de nOH sintomático em participantes com atrofia de múltiplos sistemas
Patrocinado por: Theravance Biopharma
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Este é um estudo de retirada randomizado, multicêntrico e de Fase 3 para avaliar a eficácia e durabilidade da ampreloxetina em participantes com MSA e nOH sintomático após 20 semanas de tratamento. Este estudo inclui 4 períodos: triagem, rótulo aberto, retirada aleatória e extensão do tratamento de longo prazo (LTE).
Saiba mais:
Critérios de inclusão:
- O participante é homem ou mulher e tem no mínimo 30 anos.
- Participante tem diagnóstico de possível ou provável MSA do subtipo parkinsoniano (MSA-P) ou subtipo cerebelar (MSA-C) de acordo com os Critérios Gilman (2008).
- Participante com diagnóstico de possível ou provável MSA do subtipo parkinsoniano (MSA-P) ou subtipo cerebelar (MSA-C) confirmado pelo Comitê Gestor de Inscrição (ESC).
- O participante deve atender aos critérios diagnósticos de nOH, conforme demonstrado por uma redução sustentada na PA de ≥20 mmHg (sistólica) ou ≥10 mmHg (diastólica) dentro de 3 minutos após levantar-se como parte do teste ortostático de pé ou ser inclinado ≥60o de um posição supina conforme determinado por um teste de mesa inclinada.
- O participante deve ter pontuação ≤4 no UMSARS Parte IV na Visita 1 (Triagem).
- O participante deverá pontuar pelo menos 4 no item 1 da OHSA na Visita 2 (Dia 1).
- O participante deve estar disposto a não tomar nenhum medicamento proibido durante o estudo.
- Se a participante for mulher, a participante não deve estar grávida, amamentando ou planejando engravidar durante o estudo. Uma mulher com potencial para engravidar deve ter um teste de gravidez negativo documentado na triagem.
- Durante o estudo e por 30 dias após receber a última dose do medicamento do estudo, mulheres com potencial para engravidar ou homens capazes de gerar filhos devem concordar em usar medidas anticoncepcionais altamente eficazes (taxa de falha <1% quando usadas de forma consistente e correta) ou concordar abster-se de relações sexuais.
- O participante deseja e é capaz de fornecer consentimento informado por escrito assinado e datado para participar antes do início de qualquer procedimento relacionado ao estudo. O participante
é capaz de se comunicar bem com o investigador e a equipe clínica, entende as expectativas do estudo e é capaz de cumprir os procedimentos, requisitos e restrições do estudo. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
- O participante tem uma doença sistêmica conhecida por produzir neuropatia autonômica, incluindo, mas não se limitando a, amiloidose e neuropatias autoimunes. O participante com diabetes mellitus (DM) será avaliado caso a caso pelo monitor médico e considerado inelegível, a menos que atenda a todos os seguintes critérios:
- DM tipo 2 bem controlado em tratamento apenas com medicamentos orais e dieta
- HbA1C ≤7,5% realizada durante a triagem ou até 12 semanas antes da triagem
- Sem neuropatia periférica clinicamente evidente (por exemplo, exame sensorial normal nas extremidades periféricas)
- Sem retinopatia conhecida (por exemplo, exame oftalmológico anual é suficiente)
- Sem nefropatia (por exemplo, ausência de albuminúria e TFG >60).
- O participante tem intolerância conhecida a outros NRIs ou SNRIs.
- Participante faz uso concomitante de medicação anti-hipertensiva para tratamento de hipertensão essencial.
- O participante usou inibidores ou indutores fortes do CYP1A2 dentro de 7 dias ou 5 meias-vidas, o que for mais longo, antes da Visita 2 (Dia 1) ou requer uso concomitante até a Visita de Acompanhamento de Segurança.
- O participante alterou a dose, frequência ou tipo de medicamento prescrito para hipotensão ortostática nos 7 dias anteriores à Visita 2 (Dia 1).
- Midodrina e droxidopa (se aplicável) devem ser gradualmente reduzidas e interrompidas pelo menos 7 dias antes da Visita 2 (Dia 1).
- O participante conheceu ou suspeitou de abuso de álcool ou substâncias nos últimos 12 meses (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quarta Edição, TextRevision [DSM IV TR®] definição de abuso de álcool ou substâncias).
- O participante tem doença arterial coronariana clinicamente instável ou teve um evento cardiovascular importante (por exemplo, infarto do miocárdio) nos últimos 6 meses.
- O participante tem arritmia cardíaca não controlada significativa, história de bloqueio cardíaco completo ou prolongamento significativo do intervalo QTc (≥450 mseg para homens e ≥470 mseg para mulheres).
- O participante teve um novo início de evento neurológico (ou seja, convulsões, confusão, níveis alterados de consciência, etc.) nos últimos 6 meses.
- O participante usou qualquer inibidor da monoamina oxidase (IMAO) nos 14 dias anteriores à Visita 2 (Dia 1).
- O participante tem histórico de glaucoma de ângulo fechado não tratado ou glaucoma de ângulo fechado tratado que, na opinião do oftalmologista, pode resultar em risco aumentado para o participante.
- Participante possui Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA) <21.
- O participante não consegue ou não deseja completar todos os procedimentos especificados no protocolo, incluindo questionários.
- O participante tem insuficiência cardíaca congestiva conhecida (New York Heart Association [NYHA]Classe 3 ou 4).
- O participante teve qualquer doença maligna, exceto carcinoma in situ do colo do útero ou carcinoma basocelular, nos últimos 2 anos anteriores à triagem.
- O participante tem uma condição gastrointestinal (GI) conhecida, que, no julgamento do investigador, pode afetar a absorção da medicação do estudo (por exemplo, colite ulcerativa, bypass gástrico).
- O participante tem distúrbios psiquiátricos, neurológicos ou comportamentais que podem interferir na capacidade cognitiva do participante de dar consentimento informado, compreender e cumprir os procedimentos do estudo, ou interferir na condução do estudo.
- O participante está atualmente recebendo qualquer medicamento experimental ou recebeu um medicamento experimental dentro de 30 dias após a administração. Um medicamento experimental é definido como um medicamento que não é aprovado por uma agência reguladora (por exemplo, Food and Drug Administration [FDA]).
- O participante apresenta achados laboratoriais anormais clinicamente significativos (por exemplo, alanina aminotransferase [ALT] ou aspartato aminotransferase [AST] ≥3,0 x limite superior do normal [LSN]; bilirrubina sanguínea [total] ≥3,0 x LSN; taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) <30 mL/min/1,73 m2, ou qualquer valor laboratorial anormal que possa interferir na segurança do participante).
- O participante demonstrou ideação suicida e/ou comportamento suicida ao longo da vida, conforme descrito pelo C-SSRS (versão de linha de base/triagem). O participante deve ser avaliado pelo avaliador quanto ao risco de suicídio e à adequação do participante para inclusão no estudo.
- O participante tem uma doença ou condição concomitante (por exemplo, COVID-19), ou cirurgia recente, que na opinião do Investigador, confundiria ou interferiria na participação no estudo ou avaliação de segurança, tolerabilidade ou absorção do medicamento em estudo.
- O participante apresenta hipersensibilidade conhecida à ampreloxetina (cloridrato de ampreloxetina) ou a qualquer excipiente da formulação.
- Cirurgia de grande porte (ou seja, procedimentos que envolvem maior risco de infecção e período de recuperação prolongado, como substituição de articulação, bypass gástrico, cirurgia cardíaca aberta, transplante de órgãos, etc.) ocorrendo menos de 4 semanas antes da inscrição.
Ampreloxetine
DrogaOral tablet, QD
Placebo
DrogaOral tablet, QD
Instituto de Neurologia de Curitiba S\C LTDA
Recrutando Curitiba / PR / CEP: 81210-310Contato principal: Pedro Andre Kowacs / + 55 (41) 3028-9545 / pkowacs.recados@gmail.com
Hospital de Clínicas - Universidade Federal de Minas Gerais (HC - UFMG)
Ainda não recrutando Belo Horizonte / CEP: 30130-100Contato principal: Matheus de Paula Alves / +55(31)3307-9255/(31)3307-9257 / matheus.paula@ebserh.gov.br
Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Ainda não recrutando Porto Alegre / CEP: 90035-903Contato principal: Gabriela Pereira / +55 51 3359 8520 / gabpereira@hcpa.edu.br
Hospital São Lucas - PUCRS
Ainda não recrutando Porto Alegre / CEP: 90610-000Contato principal: Jefferson Becker / +55(51) 33205975 / cepic@pucrs.br
Hospital da Bahia
Ainda não recrutando Salvador / CEP: 41810-011Contato principal: Natália Alvaia / +55 (71)98405-9530 / n.alvaia@dasa.com.br
- Código do estudo:
- NCT05696717
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- junho / 2023
- Data de finalização inicial:
- dezembro / 2024
- Data de finalização estimada:
- janeiro / 2027
- Número de participantes:
- 102
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não