Estudo de fase 3 para avaliar Trappsol(R) Cyclo(TM) intravenoso em pacientes pediátricos e adultos com doença de Niemann-Pick tipo C1
Patrocinado por: Cyclo Therapeutics, Inc.
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Um estudo terapêutico prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, multicêntrico para pacientes de 3 anos ou mais com diagnóstico confirmado de doença de Niemann Pick tipo C1 (NPC1).
O objetivo deste estudo é avaliar a segurança, tolerabilidade e eficácia da dose de 2.000 mg/kg de Trappsol Cyclo (hidroxipropil betaciclodextrina) administrado por via intravenosa em comparação com o tratamento padrão. Um subestudo aberto em países que seguem as orientações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) incluirá pacientes assintomáticos ou sintomáticos desde a infância até os 3 anos de idade para avaliar a segurança nessa população.
Mais detalhes...Saiba mais:
O estudo TransportNPC é um estudo terapêutico prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para 93 pacientes de 3 anos ou mais com diagnóstico confirmado de NPC1. O objetivo deste estudo é avaliar a segurança, tolerabilidade e eficácia da dose de 2.000 mg/kg de Trappsol Cyclo (hidroxipropil betaciclodextrina) administrado por via intravenosa por infusão lenta a cada duas semanas, além do tratamento padrão em comparação com placebo e tratamento padrão. O tratamento padrão pode incluir Miglustat ou produtos de leucina que não estão atualmente sob investigação como terapêutico. Os pacientes serão randomizados para receber Trappsol Cyclo ou placebo na proporção de 2:1. A duração do estudo é de 96 semanas, com uma análise interina não cega de 48 semanas. Uma extensão aberta de até 96 semanas segue o estudo intervencionista. Os pacientes cuja progressão da doença piora em dois níveis na escala de Impressão Clínica Global de Gravidade ao longo de 12 semanas, começando na semana 36, podem ser transferidos para tratamento aberto. A eficácia será medida na semana 48 e na semana 96 por uma pontuação composta das principais características da doença. Um subestudo será conduzido em países seguindo as orientações da EMA para até 12 pacientes de 0 a 3 anos de idade que podem ser assintomáticos. Os resultados do subestudo são segurança, impressão clínica e do cuidador sobre a doença.
Critérios de inclusão:
1. Diagnóstico confirmado de NPC1
2. Pontuação de incremento de gravidade anual entre 0,5 e 2,0 usando a escala de gravidade NPC de 17 domínios
3. Tratados ou não tratados com Miglustat (os pacientes devem estar em uma dose estável por pelo menos 3 meses antes da visita de triagem ou ter descontinuado o Miglustat por pelo menos 3 meses antes da visita de triagem).
4. Peso corporal superior a 4,5 kg e inferior ou igual a 125 kg
5. Apresentar pelo menos 1 sintoma neurológico da doença
6. Consentimento informado por escrito
7. Disposto e capaz de participar de todos os aspectos do desenho do ensaio
8. Capacidade de viajar para o local do ensaio em horários programados
9. Requisitos de contracepção de acordo com o protocolo
10. Consentimento do cuidador conforme apropriado para participar de todos avaliações especificadas pelo protocolo para a duração do estudo
11. Os critérios de inclusão para extensão aberta são 1) Recebeu tratamento duplo-cego por pelo menos 48 semanas com deterioração do CGI-S em pelo menos 2 níveis por 2 visitas de avaliação consecutivas com 12 semanas de intervalo, ou 2) conclusão do tratamento duplo-cego e concluiu todas as avaliações até a semana 96, ou 3) Interrompeu precocemente o tratamento duplo-cego, mas concluiu todas as avaliações até a semana 96
12. Critérios de inclusão para pacientes de 0 a 3 anos de idade em subestudo aberto em países que seguem apenas as orientações da EMA: Diagnóstico confirmado de NPC1; tratados ou não com Miglustat por estudo principal; peso corporal superior a 4,5kg; paciente pode ser assintomático; consentimento por escrito para a criança participar de avaliações de segurança; consentimento do cuidador em participar das avaliações do cuidador; capacidade de viajar para o local do teste para todas as visitas agendadas.
Critérios de exclusão:
1. Receptor de transplante de fígado em menos de 12 meses ou transplante de fígado planejado
2. Pacientes com doença hepática ativa por qualquer causa que não seja NPC1
3. Evidência clínica de doença hepática aguda, incluindo sintomas de icterícia ou dor no quadrante superior direito ou relação normalizada internacional > 1,8
4. Doença renal crônica em estágio 3 ou pior, conforme indicado por uma taxa de filtração glomerular estimada <60ml/min/ 1,73m2.
5. Uso de curcumina ou óleo de peixe nas 12 semanas anteriores à inscrição
6. Alergia ou intolerância conhecida ou suspeita ao tratamento do estudo
7. Na opinião do Investigador, a condição clínica do paciente não permite a coleta de sangue necessária de acordo com os procedimentos específicos do protocolo.
8. Tratamento com qualquer medicamento experimental durante os 3 meses anteriores ao ingresso no estudo. Se o medicamento experimental tiver uma meia-vida curta (<8 horas) e for esperado que seja eliminado do corpo em 1 mês, o período de wash-out é de 1 mês. O tratamento com qualquer forma de leucina, seja como um medicamento experimental ou outra formulação não é permitido
9. Tratamento com qualquer outro medicamento experimental durante o estudo
10. Gravidez ou amamentação
11. A participação atual em outro estudo não é permitida, a menos que seja um estudo não intervencional e o único objetivo do estudo seja o acompanhamento a longo prazo, descrevendo características clínicas ou dados de sobrevivência (registro)
12. pelo menos 3 crises epilépticas graves consecutivas que exigiram medicação) dentro de 2 meses antes da conclusão do consentimento informado ou consentimento, conforme aplicável.
13. Neurologically asymptomatic patients
14. Inability to participate in the primary study assessment (4D-NPC-SS or 5D-NPC-SS) asdetermined by the Investigator
15. Exclusion criteria for patients age 0 to 3 years in open-label sub-study in countriesfollowing EMA guidance only are similar to the main study with the addition ofexclusion criterion of history of fetal hydrops or fetal ascites
Hydroxypropyl-beta-cyclodextrin
DrogaDose is 2000 mg/kg body weight provided every 2 weeks intravenously
Placebo
Droga0.5N saline provided every 2 weeks intravenously
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Porto Alegre / Rio Grande do SulUniversidade de São Paulo
São PauloUniversity of Campinas
São Paulo- Código do estudo:
- NCT04860960
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- julho / 2021
- Data de finalização inicial:
- junho / 2025
- Data de finalização estimada:
- junho / 2026
- Número de participantes:
- 94
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não