Estudo de Intervenção BIGlobal: Melhorando o Diagnóstico e o Gerenciamento de Infecções Cerebrais Suspeitas Globalmente
Patrocinado por: University of Liverpool
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Antecedentes: Pacientes com suspeita de infecções cerebrais representam grandes desafios para países de baixa e média renda, incluindo sua carga desproporcionalmente alta, diversas causas com vigilância inadequada, necessidade de testes invasivos e caros e dificuldade de manejo sem um diagnóstico claro.
Tudo isso é agravado por restrições de recursos e sistema. Poucos estudos tentaram melhorar o atendimento dessas pessoas em ambientes com recursos limitados.Objetivo: Este estudo pretende melhorar o diagnóstico e o tratamento precoce de pessoas com suspeita de infecções cerebrais agudas (<28 dias de sintomas) em países de baixa e média renda, usando uma abordagem temática coordenada.Desfechos: O desfecho primário será a proporção de pessoas com suspeita de infecção cerebral aguda recebendo diagnóstico. Os resultados secundários incluirão mortalidade, tempo de permanência no hospital, qualidade de vida, grau de incapacidade e proporção com teste de punção lombar.Participantes: Crianças e adultos com características compatíveis com uma infecção cerebral aguda, incluindo meningite e encefalite, serão recrutados em vários hospitais no Brasil, Índia e Malawi.Procedimentos do estudo: Uma avaliação das práticas e capacidades atuais em cada hospital, incluindo observações de pacientes e amostras de viagens e entrevistas com a equipe de saúde, identificará as barreiras para o atendimento ideal. Com isso, uma intervenção multicomponente pragmática sustentável será produzida, com componentes modificáveis para as necessidades de cada hospital. Os resultados serão reavaliados após a intervenção.
Mais detalhes...Saiba mais:
Critérios de inclusão:
1. Adultos, bebês e crianças que se apresentam a um hospital do estudo com sintomas e/ou sinais sugestivos de infecção cerebral aguda, que podem ser suspeita de encefalite, suspeita de meningite ou características alternativas que levantam suspeita de infecção cerebral.
2. Duração dos sintomas inferior a 4 semanas.
Critérios de exclusão:
1. Recém-nascidos, ou seja, crianças com idade inferior a 28 dias.
2. Pessoas com dispositivos ventriculares de demora pré-existentes (por exemplo, drenos extraventriculares, shunts ventrículo-peritoneais) ou outros implantes em contacto com as meninges ou cérebro (por exemplo, estimuladores cerebrais profundos).
3. Pessoas sem dispositivo de demora, submetidas a procedimentos neurocirúrgicos nos últimos 12 meses.
Pragmatic, multi-component package
OutroThis system-level intervention will be tailored to the needs and capacity of each hospital site, co-developed with policymakers and hospital staff
FioCruz
Recife / PernambucoAs seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
- National Institute for Health Research, United Kingdom
- Christian Medical College, Vellore, India
- National Institute of Mental Health and Neuro Sciences, India
- Oswaldo Cruz Foundation
- Malawi-Liverpool-Wellcome Trust Clinical Research Programme
- Kamuzu University of Health Sciences
- University of Warwick
- Liverpool School of Tropical Medicine
- Código do estudo:
- NCT04190303
- Tipo de estudo:
- Observacional
- Data de início:
- fevereiro / 2021
- Data de finalização inicial:
- dezembro / 2022
- Data de finalização estimada:
- dezembro / 2024
- Número de participantes:
- 2230
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não