Estudo de pembrolizumabe com olaparibe de manutenção ou pemetrexedo de manutenção em câncer de pulmão metastático não escamoso de células não pequenas (NSCLC) de primeira linha (1L) (MK-7339-006, KEYLYNK-006)
Patrocinado por: Merck Sharp & Dohme LLC
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O estudo atual comparará pembrolizumabe (MK-3475) mais olaparibe de manutenção versus pembrolizumabe mais pemetrexede de manutenção para o tratamento de NSCLC não escamoso.
As 2 hipóteses principais do estudo são: 1. Pembrolizumabe mais olaparibe de manutenção é superior a pembrolizumabe mais pemetrexede de manutenção com relação à sobrevida livre de progressão (PFS) por Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos (RECIST 1.1) por revisão clínica independente cega (BICR) e 2. Pembrolizumabe mais olaparibe de manutenção é superior a pembrolizumabe mais pemetrexede de manutenção em relação à sobrevida global (OS).
Mais detalhes...Saiba mais:
Este estudo tem 2 fases: uma Fase de Indução (4 Ciclos) e uma Fase de Manutenção (Até 31 ciclos de pembrolizumab). Na Fase de Indução, os participantes recebem pembrolizumabe mais pemetrexede mais platina (carboplatina ou cisplatina). Na Fase de Manutenção, os participantes com resposta parcial ou completa à doença ou com doença estável após completar quatro ciclos de terapia de indução e que atenderem aos critérios de elegibilidade serão designados aleatoriamente para receber pembrolizumabe mais olaparibe de manutenção OU pembrolizumabe mais pemetrexede de manutenção. Na Fase de Manutenção, os participantes recebem pembrolizumabe por até 31 ciclos mais olaparibe de manutenção OU pemetrexede de manutenção até doença progressiva (DP), toxicidades intoleráveis ou decisão médica.
Critério de inclusão:
1. Ter diagnóstico confirmado histologicamente ou citologicamente de CPNPC não escamoso.
2. Ter CPNPC não escamoso estágio IV.
3. Ter confirmação de que a terapia dirigida ao receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), linfomaquinase anaplásica (ALK) ou proto-oncogene tirosina-proteína quinase (ROS1) não é indicada.
4. Ter doença mensurável com base no RECIST 1.1.
5. Ter fornecido amostra de tecido tumoral de arquivo ou núcleo recém-obtido ou biópsia incisional de lesão tumoral não irradiada anteriormente.
Nota: A adequação da amostra de biópsia para as análises acima deve ser confirmada pelo laboratório central antes que o participante possa iniciar a fase de indução. O envio de outra amostra de tumor pode ser necessário antes de inscrever o participante, se tecido tumoral adequado não tiver sido fornecido na primeira vez.
6. Ter expectativa de vida de pelo menos 3 meses.
7. Ter um status de desempenho de 0 ou 1 no Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) Status de desempenho avaliado dentro de 7 dias antes da administração da intervenção do estudo.
8. Não recebeu tratamento sistêmico prévio para seu NSCLC avançado/metastático.
9. Ter função orgânica adequada.
10. Participantes do sexo masculino e feminino que não estejam grávidas e com potencial para engravidar deverão seguir orientações contraceptivas durante o período de tratamento e nos 180 dias seguintes.
11. Os participantes do sexo masculino devem abster-se de doar esperma, e as participantes do sexo feminino devem abster-se de doar óvulos a terceiros ou congelar/armazenar para uso próprio durante o período de tratamento e por 180 dias após.
Critérios de exclusão:
1. Possui histologia de células predominantemente escamosas NSCLC.
2. Tem uma malignidade adicional conhecida que está progredindo ou progrediu nos últimos 3 anos, necessitando de tratamento ativo.
3. Possui metástases ativas no sistema nervoso central (SNC) e/ou meningite carcinomatosa.
4. Apresenta hipersensibilidade grave (≥ Grau 3) ao pembrolizumabe e/ou a qualquer um de seus excipientes.
5. Possui hipersensibilidade conhecida a algum componente ou excipiente da cisplatina, carboplatina, pemetrexede ou olaparibe.
6. Tem doença autoimune ativa que necessitou de tratamento sistêmico nos últimos 2 anos.
7. Tem diagnóstico de imunodeficiência ou está recebendo corticoterapia sistêmica crônica.
8.Tem história conhecida de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), história conhecida de infecção por hepatite B ou infecção ativa conhecida pelo vírus da hepatite C.
9. Tem doença pulmonar intersticial ou história de pneumonite que requer tratamento com esteroides sistêmicos.
10. Recebeu terapia anterior com olaparibe ou qualquer outro inibidor da poliadenosina 5'difosforibose (poliADP ribose) polimerização (PARP).
11. Recebeu terapia anterior com um agente direcionado ao ligante de morte celular programada 1 (PD-L1), anti PD-L2, ou direcionado a um receptor de células T estimulador ou co-inibitório (por exemplo, associado a linfócitos T citotóxicos proteína 4 (CTLA-4), OX-40, CD137).
12. Possui síndrome mielodisplásica (SMD)/leucemia mieloide aguda (LMA) ou com características sugestivas de SMD/LMA.
13. Tem história de segunda malignidade, a menos que o tratamento potencialmente curativo tenha sido concluído sem evidência de malignidade por 2 anos.
14. Ter concluído radioterapia paliativa em até 7 dias após a primeira dose. Os participantes devem ter se recuperado de todas as toxicidades relacionadas à radiação e não necessitar de corticosteróides.
Pembrolizumab
BiológicoIV infusion
Pemetrexed
DrogaIV infusion
Carboplatin
DrogaIV infusion
Cisplatin
DrogaIV infusion
Olaparib
DrogaTablets
Hospital Sao Rafael ( Site 0212)
Salvador / Bahia / CEP: 41253-190Instituto do Cancer do Ceara ( Site 0201)
Fortaleza / Ceará / CEP: 60430-230Oncologica do Brasil ( Site 0210)
Belém / Pará / CEP: 66053-000Hospital Tacchini ( Site 0208)
Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul / CEP: 95700-000Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre ( Site 0209)
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90050-170Saint Gallen Instituto de Oncologia ( Site 0206)
Santa Cruz do Sul / Rio Grande do Sul / CEP: 96810-110YNOVA Pesquisa Clinica ( Site 0215)
Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88020-210Centro de Novos Tratamentos Itajai - Clinica de Neoplasias Litoral ( Site 0202)
Itajai / Santa Catarina / CEP: 88301-220Centro de Hematologia e Oncologia ( Site 0205)
Joinville / Santa Catarina / CEP: 89201-260Hospital Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto
São José do Rio Preto / São Paulo / CEP: 15090-000Instituto Nacional do Cancer Jose Alencar Gomes da Silva INCA ( Site 0203)
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20230-130Instituto do Cancer do Estado de Sao Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-000Hospital Paulistano - Amil Clinical Research ( Site 0207)
São Paulo / São Paulo / CEP: 01321-001A Beneficência Portuguesa de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 01323-001- Código do estudo:
- NCT03976323
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- junho / 2019
- Data de finalização inicial:
- fevereiro / 2024
- Data de finalização estimada:
- janeiro / 2025
- Número de participantes:
- 672
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não