Esvaziamento do manguito do tubo de traqueostomia e tempo para decanulação

Patrocinado por: Hospital Moinhos de Vento

Atualizado em: 27 de maio de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: Pacientes internados em unidade de terapia intensiva podem necessitar de traqueostomia.

Para iniciar o processo de decanulação da traqueostomia, um dos procedimentos é a desinsuflação do balonete. Objetivo: Verificar se é necessário definir o manguito para redução precoce do uso de traqueostomia. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, onde o balonete do grupo experimental será desinsuflado a partir do início dos períodos sem ventilação mecânica, e do grupo controle após 24 horas sem ventilação mecânica. Serão incluídos os pacientes traqueostomizados em desmame da ventilação mecânica, e excluídos aqueles que não estiverem com o termo de consentimento assinado.

Saiba mais:

O objetivo geral é verificar se os pacientes que passam pelo processo de desinsuflação do balonete desde o início do desmame da ventilação mecânica atendem aos critérios para decanulação antes dos pacientes que desinsuflam o manguito somente após 24 horas do desmame.

O estudo será realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, localizado na cidade de Porto Alegre/RS

A avaliação deverá ocorrer conforme as seguintes etapas, após solicitação da equipe médica: Verificar se o paciente atende aos critérios de inclusão; Sorteio para verificar se o paciente participará do grupo de estudo ou do grupo controle; O sorteio será realizado por uma pessoa cega para o estudo; Aplicação do consentimento informado ao paciente ou responsável legal; Coleta de dados em prontuários; Explicar os procedimentos ao paciente; Posicione o paciente o mais sentado possível; aspiração traqueal; Esvazie o manguito; Aspiração traqueal após a desinsuflação do balonete; Recolher dados desde o momento da avaliação; A avaliação será registrada no prontuário eletrônico do paciente pela fonoaudióloga do serviço; Monitorar o momento em que o paciente atinge os critérios para decanulação após o desmame completo da ventilação mecânica. Para o grupo controle, os mesmos procedimentos serão realizados após completar 24 horas contínuas sem o uso de ventilação mecânica

Serão coletados os seguintes dados clínicos em prontuário eletrônico: sexo, data de nascimento, idade, motivo da internação, comorbidades, data de internação, data do procedimento de intubação orotraqueal e data do procedimento de traqueostomia. No momento da avaliação serão coletadas as seguintes variáveis: traqueostomia; tempo de permanência (sem ventilação mecânica); saturação de oxigênio, frequência cardíaca e respiratória antes e após a desinsuflação do balonete; força da tosse (fraca, forte, ausente); qualidade da tosse (eficaz, ineficaz); deglutição de saliva (espontânea, sob comando, ausente), data da decanulação.

Após a avaliação, serão coletadas as seguintes variáveis para considerar a decanulação do paciente: permeabilidade da passagem de ar durante a oclusão da traqueostomia, tolerância à traqueostomia ocluída, manejo da secreção e eficiência da deglutição da saliva.

Critérios de inclusão:

  • Solicitação de avaliação fonoaudiológica pela equipe médica
  • Uso de traqueostomia
  • Indicação para início do processo de desmame da ventilação mecânica
  • Assentimento ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo paciente ou pelo responsável legal

Critérios de Exclusão :

  • Diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço

Deflate the tracheostomy cuff early
Outro

The tracheostomy cuff will be early deflated, on beginning the weaning mechanical ventilation


Deflate the tracheostomy cuff after complete weaning mechanical ventilation
Outro

The tracheostomy cuff will be deflated onl twenty four hours after complete weaning mechanical ventilation

Hellen de Araujo Antunes
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul

Contato principal: Hellen Antunes / +5551995297706 / h.araujoantunes@gmail.com

Contato secundário: Cassiano Teixeira / +5551999687062 / cassiano.rush@gmail.com

Código do estudo:
NCT05395728
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2022
Data de finalização inicial:
dezembro / 2022
Data de finalização estimada:
julho / 2023
Número de participantes:
74
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top