Exercícios direcionados à rigidez dinâmica da região toracolombar e desempenho de corredores amadores

Patrocinado por: University of the State of Santa Catarina

Atualizado em: 19 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: Mundialmente, o número de corredores amadores vem crescendo exponencialmente, com consequente aumento de lesões musculoesqueléticas.

Embora a prevenção e o tratamento por liberação miofascial tenham mostrado algumas evidências ao longo dos anos, muitos problemas permanecem. No entanto, essa evidência é baseada em estudos que não são ensaios clínicos randomizados. Assim, as questões associadas às estratégias de prevenção e tratamento e seus efeitos ainda não foram totalmente exploradas pelos pesquisadores. Objetivo: Contribuir para a formação de conhecimentos básicos e compreensão do impacto dos exercícios direcionados ao sistema fascial (fascial fitness®) na rigidez dinâmica da região toracolombar e no desempenho de corredores amadores. Métodos: Este projeto testa um ensaio clínico randomizado, duplo-cego (avaliador e paciente), paralelo em três grupos comparando os efeitos do fascial fitness®, cinesioterapia e placebo para uma rigidez dinâmica da região toracolombar toracolombar e para o desempenho de corredores amadores . Os participantes serão alocados aleatoriamente para receber um programa de fitness fascial® de 6 semanas, seja cinesioterapia ou placebo (ultrassom desafinado). As medidas de resultado serão usadas antes das intervenções, 3 e 6 semanas após a randomização. As intervenções serão atendidas duas vezes por semana durante seis semanas. Os resultados primários serão a rigidez dinâmica da região toracolombar e o tempo para completar a corrida de 5 km. Como desfechos secundários estão a capacidade de manter a postura estática em três posturas diferentes, o limiar de dor à pressão, a atividade eletromiográfica do músculo latíssimo do dorso, a qualidade dos padrões de movimento e a variabilidade da frequência cardíaca na corrida de 5 km. Para analisar se o fascial fitness®, a cinesioterapia ou o placebo irão mediar as mudanças nas variáveis de resultado, será usada a análise multivariada de variação.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

Os corredores elegíveis devem atender aos seguintes critérios:

  • corredores amadores de 5km;
  • 18 a 45 anos;
  • os dois sexos;
  • estar praticando atividade de corrida há pelo menos 1 ano;
  • ritmo de treino de pelo menos duas vezes por semana.

Critérios de Exclusão:

  • Dificuldade de compreensão da língua portuguesa para responder aos questionários;
  • autorrelato de ser portador de doenças neuromusculoesqueléticas;
  • traumas ou cirurgias nos últimos 90 dias em membros inferiores;
  • sistema vestibular nos últimos 30 dias;
  • medicamento controlado;
  • tratamento fisioterapêutico anterior nos últimos 30 dias.

Group Experimental/Fascial Fitness
Outro

Participants will receive twelve treatment sessions, twice a week, for six weeks, lasting 30 minutes per session. The interventions will be applied by a physiotherapist with previous experience and training in the proposed protocols.


Group Sham/Static stretching exercise
Outro

Participants will receive twelve treatment sessions, twice a week, for six weeks, lasting 30 minutes per session. The interventions will be applied by a physiotherapist with previous experience and training in the proposed protocols.


Control Group/Placebo
Outro

The placebo intervention will be performed using ultrasound turned off in the thoracolumbar region for 15 minutes followed by rest for 15 minutes for 6 weeks, twice a week. Participants will be evaluated on the first day, fourth week and sixth week of intervention.

Santa Catarina State University
Recrutando Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88080350

Contato principal: Mayane Botti

Código do estudo:
NCT05760664
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2022
Data de finalização inicial:
julho / 2024
Data de finalização estimada:
julho / 2025
Número de participantes:
99
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top