Extremos de esforço respiratório na falha no desmame da ventilação mecânica: um estudo observacional prospectivo

Patrocinado por: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualizado em: 18 de junho de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A presença de elevados níveis de esforço respiratório em pacientes sob ventilação mecânica pode agravar a lesão pulmonar adjacente mesmo após adaptação da ventilação protetora.

Resultado primário: avaliar a taxa de falha no desmame da VMI e sua relação com os extremos inferior e superior do esforço respiratório e o extremo superior do estresse pulmonar dinâmico durante os primeiros 7 dias de ventilação espontânea. Analisar a influência desses extremos com base nos limiares de Pocc, P0.1 e seus derivados Pmus, Ptp, din e MP: em relação aos dias de folga de VM (no intervalo de 28 dias); Tempo total de desmame; Taxa e tempo para traqueostomia; Tempo de permanência na UTI e no hospital; Taxa de mortalidade hospitalar. CAAE: 78185823.4.0000.5249. Estudo observacional prospectivo, realizado nas UTIs do Hospital Glória D'or, no período de janeiro de 2024 a julho de 2026, em pacientes maiores de 18 anos, submetidos a intubação orotraqueal e VMI, nos primeiros 7 dias em ventilação espontânea. Hipótese: Extremos de esforço respiratório e estresse pulmonar dinâmico estariam associados a uma maior taxa de desmame da VMI, bem como a um maior tempo de VMI e subsequente maior tempo de internação hospitalar.

Saiba mais:

Introdução: A presença de elevados níveis de esforço respiratório em pacientes sob ventilação mecânica pode agravar a lesão pulmonar adjacente mesmo após adaptação da ventilação protetora, potencialmente prolongando o período de VM. Resultado primário: avaliar a taxa de falha no desmame da VMI e sua relação com os extremos inferior e superior do esforço respiratório e o extremo superior do estresse pulmonar dinâmico durante os primeiros 7 dias de ventilação espontânea. Desfechos secundários: Analisar a influência desses extremos com base nos limiares de Pocc, P0.1 e seus derivados Pmus, Ptp, din e MP: em relação aos dias de folga de VM (no intervalo de 28 dias); Tempo total de desmame; Taxa e tempo para traqueostomia; Tempo de permanência na UTI e no hospital; Taxa de mortalidade hospitalar. Metodologia: CAAE: 78185823.4.0000.5249; Estudo observacional prospectivo, realizado nas UTIs do Hospital Glória D'or, no período de janeiro de 2024 a julho de 2026, em pacientes maiores de 18 anos, submetidos a intubação orotraqueal e VMI, nos primeiros 7 dias em ventilação espontânea, excluindo se pacientes com doença neuromuscular doença; Lesão do nervo frênico; VM por menos de 24 horas; Paciente previamente traqueostomizado; Idade menor de 18 anos; Uso de bloqueador neuromuscular > 72h; Sofredor de DPOC; Gravidez; Paciente em cuidados paliativos; Pneumonia por COVID-19; Pacientes reintubados após extubação nesta internação por menos de 3 semanas. Análise estatística: o cálculo amostral mostrou valor estimado de 50 pacientes para duas variáveis ​​candidatas a preditoras; as variáveis ​​​​serão relatadas como média (DP), mediana (IQ 25 - 75%) ou frequências absolutas e relativas. A estimativa de qualquer associação entre variáveis ​​de extremos superiores e inferiores de esforço e estresse pulmonar dinâmico, bem como os parâmetros ventilatórios utilizados serão avaliados com análise univariada preliminar (teste qui-quadrado com correção de Yates ou teste exato de Fisher), seguida de um modelo de análise de regressão logística multivariada ajustado para todas as variáveis ​​clínicas na admissão hospitalar. O tempo de sobrevida, bem como o tempo de internação hospitalar até o evento, serão analisados ​​por meio de estimativas de Kaplan-Meier; o teste log-rank será usado para comparar grupos. Valores de p < 0,05 serão considerados estatisticamente significativos. Hipótese: Extremos de esforço respiratório e estresse pulmonar dinâmico estariam associados a uma maior taxa de desmame de VMI, bem como a maior tempo de VMI e subsequente maior tempo de internação hospitalar.

Critérios de inclusão:

  • Pacientes maiores de 18 anos, internados no hospital Glória D'or, submetidos a intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva, nos primeiros 7 anos em ventilação espontânea, que aceitem participar do estudo assinando o termo de consentimento livre e esclarecido ( ou pelo seu responsável legal).

Critérios de exclusão:

  • • Doença neuromuscular;
  • Lesão do nervo frênico;
  • VM por menos de 24 horas;
  • Paciente previamente traqueostomizado;
  • Menores de 18 anos;
  • Uso de bloqueador neuromuscular > 72h;
  • DPOC;
  • Pacientes com fibrose pulmonar;

– Gravidez;

  • Paciente em cuidados paliativos;
  • pneumonia por COVID-19;
  • Pacientes reintubados após extubação nesta internação há menos de 3 semanas.

low respiratory effort
Comportamental

patients under respiratory effort lower than -1,5 (P0,1) and/or -7 (Pocc)


high respiratory effort
Comportamental

patients under respiratory effort higher than -3,5 (P0,1 and/or -15 (Pocc)

Gloria D'or hospital
Recrutando Rio De Janeiro / CEP: 22211230

Contato principal: Amanda Pereira da cruz / 55 21971739472 / amanda_pereiradacruz@yahoo.com.br

Contato secundário: Amanda Pereira da cruz / 21971739472 / amanda_pereiradacruz@yahoo.com.br

Código do estudo:
NCT06464224
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
abril / 2024
Data de finalização inicial:
janeiro / 2025
Data de finalização estimada:
julho / 2026
Número de participantes:
1
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top