Função arterial após duas intensidades diferentes de exercício físico na pré-hipertensão

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 31 de janeiro de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Indivíduos com pré-hipertensão, diagnosticados de acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão com presença de pressão arterial sistólica (PAS) entre 121 e 139 e/ou diastólica (PAD) entre 81 e 89 mmHg, têm maior probabilidade de se tornarem hipertensos e desenvolverem problemas cardiovasculares complicações.

Além disso, eles já apresentam alterações na função de grandes artérias que podem contribuir para o desenvolvimento da doença no futuro. Uma opção na prevenção/tratamento da hipertensão é o treinamento físico de intensidade moderada, porém o treinamento intervalado de alta intensidade oferece a possibilidade de maior adesão ao exercício, pois pode ser realizado com menor volume e menos tempo gasto, com os mesmos benefícios que o exercício moderado, ou até superior, sendo preferido pela população. Dentre esses benefícios, os pesquisadores podem citar a hipotensão pós-exercício (HPE), que ocorre em indivíduos normotensos, pré-hipertensos e hipertensos, devido à diminuição da atividade nervosa simpática e melhora da função vascular. Além disso, participantes selecionados com pré-hipertensão podem apresentar um perfil de hipertensão mascarada, identificada apenas pela monitorização ambulatorial da PA (MAPA) 24 horas. Dadas as possíveis diferenças entre as respostas vasculares às intensidades de exercício, os investigadores pretendem comparar, em pré-hipertensos, as respostas vasculares das grandes artérias por métodos não invasivos e HPE a uma sessão de exercício de alta intensidade e a uma sessão de exercício contínuo de intensidade moderada. Além disso, estudar algumas das possíveis variáveis fisiológicas envolvidas nessa resposta por meio da medição da variabilidade da frequência cardíaca. Espera-se encontrar diferenças nas respostas vasculares de acordo com a presença de hipertensão mascarada. Serão estudados 22 indivíduos pré-hipertensos com idade entre 30 e 60 anos de ambos os sexos. Os indivíduos realizarão testes cardiopulmonares e medições vasculares basais (medidas de pressão central e velocidade de onda de pulso por três métodos diferentes), bem como MAPA de 24 horas. As medidas vasculares serão repetidas imediatamente após e 24 horas após cada sessão. Cada participante realizará a sessão de um tipo de exercício em um dia, e após três dias realizará o outro, com distribuição aleatória na sequência do tipo de exercício. Os participantes realizarão MAPA 24 horas antes do exercício e 24 horas após cada sessão de exercício. Os dados serão comparados por análise estatística apropriada.

Saiba mais:

A medição da pressão central e da velocidade da onda de pulso é realizada por três aparelhos a seguir: Complior® , Sphygmocor® e Arteriograph®. A variabilidade da frequência cardíaca é obtida pelo dispositivo Polar®.

Critérios de inclusão:

  • Idade ≥30 e ≤60 anos
  • Pré-hipertensão, de acordo com os valores da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial
  • Ambos os sexos
  • Aqueles que concordam em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido

Critérios de exclusão:

  • Noivos em outros estudos ou programas de atividade física ou treinamento
  • Em tratamento medicamentoso (para hipertensão ou outra doença metabólica)
  • Fumantes
  • Incapaz de realizar exercício em bicicleta ergométrica
  • Presença de doença cardiovascular ou metabólica (ex: diabetes, hipercolesterolemia)
  • Grávida

Moderate intensity continuous training - session
Comportamental

Moderate exercise continuous exercise 30 minuts session


High intensity interval training - session
Comportamental

The high intensity interval exercise sessions are isocaloric to the moderate intensity continuous exercise, therefore, the necessary exercise time equivalent to 30 minutes of the moderate exercise continuous exercise session was calculated.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Código do estudo:
NCT04200716
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
julho / 2018
Data de finalização inicial:
outubro / 2021
Data de finalização estimada:
julho / 2023
Número de participantes:
22
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top