Gravação da variabilidade da frequência cardíaca com o aplicativo Elite HRV e o Polar V800
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O Elite HRV é uma ferramenta confiável de análise de HRV e pode ser uma opção válida para substituir o Polar V800.
O objetivo do estudo é comparar o índice HRV registrado com o aplicativo móvel Elite HRV e com o relógio multiesportivo Polar V800. Os indivíduos se submeterão a dois registros de intervalo RR com uma cinta Polar H7 que envia os dados para o monitor de frequência cardíaca Polar V800 ou para o aplicativo Elite HRV. Os voluntários ficarão em decúbito dorsal e respirando espontaneamente, e os intervalos RR serão coletados durante 25 minutos. Posteriormente, sem avisar o sujeito, a cinta se conectaria a outro dispositivo, sendo realizada a segunda avaliação de 25 minutos. A ordem em que os dispositivos serão usados é aleatória e os índices HRV serão gerados via Kubios HRV.
Mais detalhes...Saiba mais:
Caracterização da amostra Antes de iniciar a avaliação, será aplicada uma anamnese, a fim de conhecer as características individuais de cada candidato e verificar se ele é elegível. Além disso, variáveis antropométricas como peso, altura e Índice de Massa Corporal atuarão para caracterizar os indivíduos.
Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) A frequência cardíaca será registrada batimento a batimento usando um medidor de frequência cardíaca (Polar H10, Polar Electro, Kempele, Finlândia) a uma taxa de amostragem de 5 kHz para avaliar a modulação autonômica cardíaca.
Com a cinta torácica e o aparelho receptor e registrador (Elite HRV e Polar V800), os sujeitos serão posicionados em decúbito dorsal e permanecerão em repouso com respiração espontânea por 25 min. A temperatura do laboratório foi controlada em 20°C, e a classificação dos dados foi realizada no período da manhã ou da tarde, sempre com jejum mínimo de 2 horas. Os participantes pedem para evitar consumir café, chocolate ou álcool e tomar remédios na noite anterior. Em seguida, sem avisar o sujeito, a cinta será conectada ao outro aparelho receptor e será realizada uma nova coleta de 25 minutos.
Para análise dos dados de VFC, serão selecionados os últimos 20 minutos de cada coleta. Futuramente, foram escolhidos os primeiros 1000 intervalos de batimentos e apenas séries com mais de 95% de batimentos sinusais foram incluídas no estudo, totalizando 1000 intervalos RR consecutivos.
A análise da VFC foi realizada por métodos lineares, analisados nos domínios do tempo e da frequência, de acordo com as diretrizes da Task Force da European Society of Cardiology e da North American Society of Stimulation and Electrophysiology. ANÁLISE ESTATÍSTICA DE
Para determinar a diferença entre os dados do dispositivo, será utilizado o teste t de uma amostra. O coeficiente de correlação de Pearson foi escolhido para avaliar a correlação e foi considerado nulo, fraco, moderado, forte, muito forte ou perfeito, quando, respectivamente, r=0; r=0 a 0,3; r=0,3 a 0,6; r=0,6 a 0,9; r=0,9 a 1; r=1.
Bland Altman Plots com limites de concordância de 95% foram construídos para todos os índices, a fim de avaliar a concordância e o viés entre as diferentes formas de captura da VFC. Além disso, para analisar a presença de viés de proporção, utilizou-se a regressão linear e em caso de não significância, a hipótese de viés de proporção foi descartada.
Também utilizamos Análise Múltipla de Variância (MANOVA) para comparação entre Grupos (iniciados com Elite HRV versus iniciados com Polar) com Medidas Repetidas para comparação dentro de Dispositivos (Elite HRV versus Polar). ANOVA unidirecional com medidas repetidas para comparações de dispositivos (sem comparação de ordem) foi realizada para determinar o valor p e o tamanho do efeito. Valores de p < 0,05 foram considerados significativos. O pacote estatístico utilizado foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS; IBM, Chicago, Illinois, EUA), versão 26.0.
Critérios de Inclusão:
- Indivíduos maiores de 18 anos
- Aparentemente saudáveis
Critérios de Exclusão:
- Diagnósticos de cardiopatia previamente instalada
- Uso contínuo de medicamentos que possam alterar a VFC
- Uso de qualquer substância que possa influenciar o sistema nervoso autônomo, como bebidas e alimentos com cafeína.
Heart rate variability
Teste diagnósticoCollection and Analysis of Heart Rate Variability
Paulist School of Medicine
São Paulo / São Paulo / CEP: 04024-002- Código do estudo:
- NCT05636761
- Tipo de estudo:
- Observacional
- Data de início:
- abril / 2020
- Data de finalização inicial:
- setembro / 2022
- Data de finalização estimada:
- fevereiro / 2023
- Número de participantes:
- 58
- Aceita voluntários saudáveis?
- Sim