Identificar as necessidades dos usuários de próteses em relação aos seus dispositivos.

Patrocinado por: Federal University of Espirito Santo

Atualizado em: 30 de janeiro de 2024
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Apesar dos muitos avanços no desenvolvimento de próteses, ainda existem algumas áreas que precisam ser melhoradas.

Um deles é o peso dos dispositivos que pode causar fadiga muscular no uso prolongado da prótese e até abandono. Este estudo tem como objetivo identificar as melhorias desejadas em dispositivos protéticos na perspectiva dos usuários, terapeutas e familiares. Isso seria feito por meio de dois tipos de questionários sobre aceitação da tecnologia.

Saiba mais:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1,3 bilhão de pessoas sofrem de deficiências significativas. Um dos desafios reais é facilitar e quebrar as barreiras das pessoas com deficiência. A tecnologia de assistência apoia a inclusão e a participação, principalmente de pessoas com deficiência.

No Brasil, o DATASUS estimou que cerca de 57.802 amputações (um tipo de deficiência) foram realizadas em 2022. As próteses são dispositivos auxiliares que visam mitigar o impacto psicológico da falta de um membro e auxiliar nas atividades da vida diária (AVD). Um tipo de prótese é alimentada eletricamente, que utiliza componentes elétricos para acionar o dispositivo e é comumente controlada por sinais corporais, como eletromiografia de superfície (sEMG). Apesar dos muitos avanços no desenvolvimento de próteses, algumas áreas precisam ser melhoradas como peso, tamanho, design ergonômico, etc. dos dispositivos que podem causar fadiga muscular no uso prolongado da prótese e até mesmo abandono.

Este estudo tem como objetivo identificar os aspectos que causam maior desconforto em usuários de próteses de membro superior. Além disso, reconhecer em quais atividades da vida diária a prótese está envolvida. Essas informações serão utilizadas para melhorar o desenho de uma prótese de membro superior.

Para a execução serão utilizados dois tipos de questionários sobre aceitação de tecnologia. No primeiro questionário, destinado aos usuários de próteses, serão 15 perguntas para identificar em que tipo de atividades a pessoa utiliza a prótese, quanto tempo de uso e qual o principal problema do aparelho. No segundo questionário, destinado ao terapeuta e familiares, serão 9 questões para analisar quais características do dispositivo causam maior desconforto durante o uso e podem ser melhoradas.

Critérios de inclusão:

  • Usuários de prótese com no mínimo 6 meses de uso do dispositivo.
  • Terapeutas com experiência no trabalho com amputados.
  • Familiares dos usuários de prótese. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:

-

Technology acceptance questionnaire for prostheses users.
Outro

One questionnaire, which is for prosthesis users, where will be 15 questions to identify what kind of activities the person uses the prosthesis, how much is the use time and what is the main problem with the device.


Technology acceptance questionnaire for relatives of prostheses users.
Outro

One questionnaire, where there will be between 8 questions to analyze which device characteristics, they think cause major discomfort during the use and could be improved.


Technology acceptance questionnaire for therapists
Outro

One questionnaire, where there will be between 9 questions to analyze which device characteristics, they think cause major discomfort during the use and could be improved.

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo
Vila Velha / Espirito Santo / CEP: 29101030

Código do estudo:
NCT06128135
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
fevereiro / 2024
Data de finalização inicial:
setembro / 2024
Data de finalização estimada:
setembro / 2024
Número de participantes:
30
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top