Medição e tratamento da dor nas costas
O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos clínicos e investigar os efeitos terapêuticos da ...
Patrocinado por: Hospital Israelita Albert Einstein
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Intervenções cirúrgicas para a remoção de fragmentos de disco intervertebral ou para ampliar um canal vertebral estreito são comumente realizadas em todo o mundo e são consideradas eficientes.
Dor lombar concomitante não é incomum entre pacientes com compressão do nervo lombar e sintomas neurológicos. Quando presente, persiste controvérsia na literatura quanto ao seu manejo ideal. Embora os sintomas neurológicos melhorem após a cirurgia descompressiva, a presença de dor lombar crônica residual pode piorar os escores de satisfação e causar incapacidade funcional.A hipótese do presente estudo é que a presença de atrofia dos músculos paravertebrais e do tronco prediz dor lombar crônica após descompressão neural lombar. Se confirmado, esse achado auxiliará no melhor planejamento de estratégias de reabilitação física para esse grupo de pacientes, bem como uma previsão mais clara sobre os resultados do tratamento cirúrgico para pacientes e profissionais de saúde.
Mais detalhes...Este é um estudo de coorte prospectivo. Pacientes com doenças degenerativas lombares e sintomas de compressão nervosa (radiculopatia ou claudicação neurogênica) que serão submetidos a tratamento cirúrgico para descompressão neural (discectomia, foraminotomia ou laminectomia).
A coorte será acompanhada por um pesquisador da equipe (não cego para o objetivo do estudo) no pré-operatório (até 1 mês antes da cirurgia), pós-operatório imediato (12 a 24 horas após o procedimento), 06, 12 e 24 meses após a cirurgia . Exames de imagem serão realizados na avaliação pré-operatória e no seguimento de seis meses após a operação.
O tratamento consistirá em cirurgia de descompressão lombar, que pode consistir em discectomia, foraminotomia ou laminectomia, de acordo com o tipo e localização da compressão. A escolha da técnica cirúrgica será feita pelo cirurgião assistente.
Os pacientes serão divididos em quatro grupos quanto ao tipo de afastador de partes moles e magnificação da imagem:
Grupo 1: (microdiscectomia minimamente invasiva): cirurgias realizadas com lupas ou microscópio mais afastadores de partes moles minimamente invasivos (tubulares ou "Caspar").
Grupo 2: (microdiscectomia aberta) cirurgias realizadas com lupas ou microscópio mais afastadores convencionais de tecidos moles (auto estático, "Taylor" ou "McCulloch").
Grupo 3: (discectomia endoscópica): cirurgias realizadas pela técnica "full endscopic";
Grupo 4: (discectomia aberta "a olho nu"): cirurgias realizadas sem aumento de imagem. Uso de afastadores de tecidos moles convencionais (auto estáticos, "Taylor" ou "McCulloch").
Avaliação de Imagem:
1. Radiografias (filmes anteroposterior, lateral, lateral dinâmico) - para avaliar e medir a presença de escoliose, espondilolistese ou luxações vertebrais degenerativas.
2. RM: detectar e graduar a presença de infiltração gordurosa dos músculos Psoas e Multifidos (Arabanas et al); para classificar o Sinal Modic e a degeneração da articulação facetária (Weishauptet al).
Tamanho da amostra:
Para a estimativa do tamanho da amostra, consideramos como principal desfecho do estudo uma alteração de 1,5 ponto na escala de dor (EVA) entre pacientes com infiltração de gordura (graus 1, 2 ou 3) e sem infiltração de gordura (nota 0), após 6 meses de cirurgia da coluna, com poder de 80% e confiança de 95%, a amostra necessária para o estudo é de 28 pacientes em cada grupo considerando um teste bicaudal. Da mesma forma que no estudo anterior, observamos que dos primeiros 14 pacientes do estudo piloto, 20% dos pacientes tinham sem infiltração de gordura, portanto, como a admissão dos pacientes no estudo é consecutiva, esperamos encontrar esse mesmo percentual de pacientes sem infiltração de gordura infiltração de gordura na amostra final de pacientes, então são necessários 140 pacientes para obter 28 pacientes sem infiltração de gordura. Prevendo uma perda de 20% dos pacientes aos 6 meses de seguimento, a amostra inicial a ser considerada será de 168 pacientes para obter o número mínimo de pacientes necessários em cada grupo.
Estatística:
As variáveis numéricas com distribuição normal serão descritas por médias e desvios padrão e as variáveis com distribuição não normal por medianas e intervalos interquartis, além dos valores mínimos e máximos. As distribuições das variáveis numéricas serão verificadas por meio de histogramas, boxplots e, se necessário, testes de normalidade de Shapiro-Wilk. As variáveis categóricas serão descritas por frequências absolutas e percentuais. As análises serão realizadas com o programa SPSS26, considerando nível de significância de 5%.
Critérios de inclusão:
1. maiores de 18 anos;
2. com sintomas de compressão neural lombossacral (radiculopatia ou claudicação neurogênica);
3. falha no tratamento conservador por pelo menos 6 semanas;
4. submetidos à cirurgia para descompressão neural (discectomia e/ou foraminotomia e/orhemilaminectomia);
5. com prontuário pré e pós-operatório completo em todas as avaliações.
Critérios de Exclusão:
1. necessidade de artrodese lombar;
2. infecção profunda que requer limpeza cirúrgica;
3. pacientes submetidos à rizotomia facetária articular;
4. doença reumatológica ativa, incluindo artropatias soronegativas.
Patients with lumbar degenerative diseases and symptoms of nerve compression (radiculopathy or neurogenic claudication) who will undergo surgical treatment for neural decompression (discectomy, foraminotomy or laminectomy).
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: