Implementação de cuidados com os pés e exercícios para pessoas com diabetes na atenção primária

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 28 de dezembro de 2023
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O principal objetivo deste ensaio de eficácia de implementação híbrida tipo 2 é implementar uma intervenção preventiva contextualmente apropriada durante 12 semanas de exercícios presenciais em grupo para pés e tornozelos para pessoas com pé diabético na atenção primária da cidade de Limeira/SP, por meio do treinamento dos trabalhadores da Atenção Básica.

O estudo irá monitorar a própria implementação e os resultados clínicos: estado clínico e funcional e qualidade de vida.

Saiba mais:

O estudo é um ensaio de eficácia de implementação híbrida tipo 2, cujo objetivo é testar simultaneamente a intervenção clínica e a estratégia de implementação. O estudo decorrerá em 4 fases, sendo a primeira a pré-implementação, cujo objectivo é recolher informações sobre características locais, barreiras e facilitadores, e constituir a equipa de implementação. Durante a segunda fase, a equipa de implementação será responsável por estruturar as ações para a implementação da intervenção, adaptando-a ao contexto definido na fase 1, desenvolvendo estratégias para a formação dos trabalhadores dos cuidados primários. Na fase 3, implementaremos a intervenção usando um software ou um livreto para pessoas com diabetes e monitoraremos os resultados relacionados ao diabetes, funcionais e de qualidade de vida dos participantes após as 12 semanas de intervenção. O alcance, a adoção e a implementação serão avaliados utilizando a ferramenta RE-AIM. Na fase 4 - _manutenção - _o município será responsável por manter, ampliar e melhorar as mudanças alcançadas, promovendo a partilha de experiências com outras instituições públicas e privadas, facilitando a difusão de programas semelhantes. Especificamente na fase 3, será realizado um ensaio clínico randomizado com 356 pacientes com neuropatia diabética. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente em um grupo de controle (cuidados com os pés recomendados por consenso internacional sem exercícios para os pés) ou um grupo de intervenção que realizará exercícios presenciais, supervisionados por fisioterapeutas por 12 semanas. Os sujeitos serão avaliados em 2 momentos diferentes para avaliar o efeito da intervenção: linha de base e 12 semanas, para todos os resultados. Os seguintes resultados serão avaliados em todos os momentos: (1) sintomas de neuropatia diabética pelo Instrumento de Triagem de Neuropatia de Michigan, (2) amplitude de movimento do tornozelo e primeira articulação metatarsofalângica, (3) pontuação difusa da gravidade da neuropatia, (4) Tempo subir e andar, (5) força do hálux e dos dedos dos pés (por uma medição da placa de pressão, (6) força do hálux (pelo teste aprimorado de aderência de papel), (7) úlceras e lesões pré-ulcerativas e (8) qualidade de vida (EQ -5D). A hipótese deste estudo é que a intervenção reduzirá os sintomas da neuropatia diabética, aumentará a força dos músculos do pé, diminuirá a gravidade da neuropatia diabética (escore fuzzy), diminuirá o número de sintomas de neuropatia, também aumentar a amplitude de movimento, funcionalidade e qualidade de vida.

Critérios de inclusão:

  • Diabetes mellitus tipo 1 ou 2;
  • Ser capaz de fornecer informações consistentes;
  • Capacidade de caminhar de forma independente por pelo menos 10 metros;
  • Disponibilidade para participar da intervenção no horário de grupo estabelecido.

Critérios de exclusão:

  • Doenças neurológicas e/ou reumatológicas diagnosticadas;
  • Realizar intervenção fisioterapêutica durante todo o período de intervenção;
  • Receber alguma intervenção fisioterapêutica ou dispositivos de descarga;

– Úlcera ativa no pé;

  • Principais complicações vasculares.

Foot-related exercises
Outro

Face to face foot-related exercises, supervised by physiotherapist and based in the specific software (Sistema de Orientação do Pé diabético, SOPED) and or booklet, in addition to self-care recommendations and foot care by international consensus. The maximum duration of a session is 40 min and should be be performed 1-2 times/week. The subject should warm-up the foot-ankle and then start exercising in the order suggested by the physiotherapist. The foot exercises progresses from one set with 30 repetitions in a sitting position, to exercising standing, then performing the exercise on one foot only. Other progression criterion is to increase the number of sets performed. The effort scale regulates the individual effort for his/her progression.

Nucleo de Apoio A Saude Da Família Nasf
Limeira / São Paulo / CEP: 13481527

Equipe Multidisciplinar E-Multi
Limeira / São Paulo / CEP: 13481527

Código do estudo:
NCT05639478
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2025
Data de finalização estimada:
agosto / 2026
Número de participantes:
356
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top