Intervenção da Gratidão na Promoção do Autocuidado em Pacientes com Infarto do Miocárdio

Patrocinado por: Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Atualizado em: 21 de julho de 2023
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: Os construtos psicológicos positivos têm mostrado efeito direto na adesão ao tratamento farmacológico, dieta, atividade física e comprometimento geral com a saúde, da mesma forma que os negativos, como depressão, ansiedade e estresse, estão associados a piores desfechos cardiovasculares e são prevalentes em pacientes com infarto.

Objetivo: Verificar se uma intervenção de gratidão pode melhorar o autocuidado e melhorar os estados psicológicos negativos em pacientes com infarto do miocárdio recente. Métodos: Ensaio clínico randomizado paralelo. Os critérios de inclusão serão pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (STEMI) com menos de 12 horas de evolução e submetidos à intervenção coronária percutânea primária (ICPp). Os participantes responderão ao questionário sociodemográfico e de fatores de risco e às escalas de autocuidado (ASA-A), ansiedade, depressão e estresse (DASS-21) e gratidão (QG-6). Eles serão sorteados para o grupo de intervenção de gratidão ou grupo de eventos neutros de acordo com a lista de randomização. Os pacientes do grupo de intervenção terão a tarefa de escrever de 3 a 5 situações por dia pelas quais são gratos, durante 14 dias. Os pacientes do grupo de controle serão solicitados a escrever de 3 a 5 situações por dia que os impactaram, sejam boas ou ruins. Ambos os grupos serão reavaliados após a intervenção e após 6 meses. Resultados esperados: Espera-se que o grupo intervenção melhore o autocuidado e o sentimento de gratidão, modifique comportamentos e diminua os afetos negativos, enquanto o grupo sem intervenção permanecerá inalterado desde o início do estudo até 6 meses.

Saiba mais:

Desenho do estudo: Ensaio clínico randomizado paralelo. O estudo utilizará um desenho experimental prospectivo com Condição e Tempo como variáveis ​​independentes. A condição possui dois níveis que correspondem às condições experimentais: (a) Gratitude List (aspectos da experiência diária pelos quais se sente grato), (b) Any Event List (eventos de sua escolha que impressionaram o participante durante o dia, sejam positivos ou negativos). O tempo é uma variável de medidas repetidas com três níveis correspondentes aos tempos de medição: (a) Pré-teste (antes da intervenção), (b) Pós-teste (2 semanas após a intervenção - visita 1) e (c)) Acompanhamento (da linha de base até 6 meses - visita 2).

Este período de acompanhamento é baseado nos estudos anteriores. Os pacientes serão convidados a participar do estudo durante a internação por IAM. Caso concordem em participar, devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Eles responderão ao questionário sociodemográfico e às escalas de fatores de risco e autocuidado (ASA-A), ansiedade, depressão e estresse (DASS-21) e gratidão (QG-6).

Os envelopes serão abertos após a entrevista inicial. Os participantes receberão instruções para a intervenção. Será solicitado aos participantes que aloquem 10-20 minutos ao final do dia, antes de dormir, durante 14 dias, para escreverem as listas, de acordo com o seu grupo de alocação. Estudos envolvendo intervenções de gratidão geralmente duram duas semanas, conforme já explicado.

Em cada grupo, os participantes farão uma lista de até cinco itens, avaliando as atividades daquele dia. As instruções para os grupos foram adaptadas e traduzidas.

Para o grupo de intervenção (Lista de Gratidão), as instruções serão:

"Durante o dia, muitas coisas acontecem em nossas vidas, grandes e pequenas, pelas quais podemos ser gratos. Pense no seu dia e escreva até cinco coisas em sua vida pelas quais você é grato."

Para o grupo de controle (lista de qualquer evento), as instruções foram:

"Durante o dia, há muitos eventos em nossas vidas, grandes e pequenos, que acabam nos afetando. Pense no seu dia e escreva até cinco coisas em sua vida que o afetaram." Os pacientes receberão um pequeno caderno para anotações diárias, a partir do dia da alta. Após a alta, mensagens de texto serão enviadas para seus celulares com lembretes para não esquecer de começar e continuar fazendo listas. Ao final de 2 semanas de intervenção, os pacientes serão convidados a retornar para uma entrevista de reavaliação (visita 1) e novamente ao final de 6 meses (visita 2). Será necessário um acompanhamento de 6 meses para que possamos avaliar as mudanças de comportamento.

Para avaliar a melhora no autocuidado será utilizada a escala ASA-A. Para avaliar os fatores emocionais, será utilizada a escala DASS (que avalia ansiedade, depressão e estresse). Para avaliar a gratidão diante dos eventos da vida, a escala QG-6 e para a saúde física, será utilizado um questionário dedicado. Todas as escalas serão usadas antes e depois.

Critérios de inclusão:

  • Pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (STEMI)
  • Submetidos à intervenção coronária percutânea primária (ICPp).

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes com necessidade de suporte ventilatório;
  • Mais de 75 anos;
  • Delírio ou demência relatado pelo médico assistente.
  • Não pode responder aos questionários.
  • Escores de depressão muito altos exigindo encaminhamento para serviços de atendimento psicológico

Gratitude list
Comportamental

Participants must to write 3-5 words a day for 14 days about aspects of their daily experience that they are grateful for.


List of any event
Comportamental

Participants must to write 3-5 words a day for 14 days about events of your own choosing that impressed the participant during the day, whether positive or negative.

Marcia Moura Schmidt
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90620-000

Código do estudo:
NCT05955950
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
novembro / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2023
Data de finalização estimada:
julho / 2024
Número de participantes:
132
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top