LASERTERAPIA EM LESÕES DE ESTOMA GÁSTRICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 28 de abril de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Comparar o tempo de cicatrização de lesões na mucosa do estoma gástrico de crianças e adolescentes em uso de laserterapia versus tratamento convencional com barreira protetora em pó.

Saiba mais:

A gastrostomia é um procedimento indicado para crianças e adolescentes com doenças crônicas como má absorção intestinal, distúrbios da deglutição, doenças neurológicas, podendo evoluir com lesões periestomais. Assim, é fundamental que os profissionais de saúde saibam cuidar das estomias. Hoje existem diversos tratamentos para lesões estomacais, porém a fototerapia de baixa intensidade vem ganhando mais destaque quando falamos em tratamento de lesões teciduais por ser um método atraumático que, por meio de seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de biomodulação tecidual, reduz a tempo de tratamento de amplo espectro, sem causar interações medicamentosas. Portanto, este estudo busca destacar o efeito da terapia de luz de baixa intensidade em pacientes. Objetivo: Comparar o tempo de cicatrização das lesões presentes na mucosa do estoma gástrico de crianças e adolescentes em uso de laserterapia versus tratamento convencional com barreira protetora em pó. Metodologia: ensaio clínico randomizado, aberto, comparativo para avaliar o tempo de cicatrização de uma lesão presente na mucosa do estoma gástrico utilizando laserterapia ou barreira protetora em pó em uma amostra de 70 pacientes de 0 a 19 anos atendidos pela enfermeira estomaterapeuta nas unidades The O trabalho irá comparar dois tratamentos (teste bicaudal), com erro alfa de 5%, e com o poder do teste de 95% para um teste de média (Wilcoxon-Mann-Whitney), com aumento de 20% na amostra tamanho, referindo-se a possíveis perdas durante o estudo. Os resultados serão apresentados como mediana (variação) ou média ± desvio padrão para variáveis contínuas e número (%) para variáveis categóricas. As lesões serão avaliadas através de uma mensuração inicial e durante os dias de tratamento, aspecto e número de aplicações do laser ou pó barreira protetora.

Critérios de inclusão: crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com lesão em mucosa gástrica independente do tamanho, internadas ou em tratamento na Unidade de Terapia Renal Substitutiva, que não apresentem contraindicação para fototerapia e que aceitem participar do tratamento proposto da assinatura do formulário de consentimento adequado à idade e do formulário de consentimento do responsável legal.

Critérios de Exclusão: pacientes com infecção no local da aplicação, com fotossensibilidade ou hipersensibilidade à radiação laser, portadores de marca-passo ou outro implante eletrônico, pacientes com lesões malignas ou lesão não diagnosticada na área do estoma a ser irradiado, pacientes e/ou responsável legal que não aceitar participar.

Laser therapy Treatment Group
Outro

laser in gastric mucosa lesion


Barrier Dust Treatment Group
Outro

barrier powder in gastric mucosa lesion

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Contato principal: Juliana Ferreira, PhD / 11999148148 / juliana.caires@hc.fm.usp.br

Contato secundário: Ana Cristina Monteiro / 950603321 / ana.csmonteiro@hc.fm.usp.br

Investigador: Ana Cristina Monteiro, especialista / Sub-Investigator

Código do estudo:
NCT04863196
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2020
Data de finalização inicial:
agosto / 2021
Data de finalização estimada:
agosto / 2023
Número de participantes:
70
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top