Intervenção psicológica multicomponente online para depressão, ansiedade e bem-estar em 7 países
Este estudo avalia a eficácia de uma intervenção psicológica multicomponente on-line, focada em f...
Patrocinado por: Centro Mente Aberta de Mindfulness
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A abordagem dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 traz uma oportunidade de reflexão sobre como o universo acadêmico acompanha a evolução deste segmento esportivo e se é possível realizar uma intervenção que contribua para a melhoria e manutenção do desempenho da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica.
Mindfulness significa estar atento e descreve uma capacidade humana natural que pode ser treinada e pesquisas anteriores indicam que a presença de traços de mindfulness em atletas pode ser melhorada com o treinamento de mindfulness. Especificamente, o Bocha Paralímpico é um esporte que está em ascensão por novos recursos que possam colaborar com seu desempenho no contexto nacional e internacional. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness em atletas paraolímpicos de Bocha, em particular, o impacto no rendimento desportivo e na qualidade de vida a partir da alteração do nível de atenção. Trata-se de um estudo piloto de viabilidade e eficácia preliminar composto por uma intervenção longitudinal que utiliza como medida de base um Mindfulness Training de 2 ciclos (cada ciclo é formado por 4 dias de intervenção); dois seguimentos (1 e 6 meses após o 2º ciclo); e uma medição final (12 meses após o início do estudo). A pesquisa terá como amostra de conveniência Atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Bocha, os quais serão comparados consigo mesmo na análise dos dados. Espera-se que apresente um impacto positivo na qualidade de vida dos atletas (desfecho primário). Como resultados secundários, espera-se mostrar a evolução do desempenho esportivo em relação à precisão do arremesso e à velocidade da bola, além de melhorar o foco de atenção e o estresse percebido, que afetam a tática e o desempenho do jogo. Os potenciais benefícios desta investigação têm ainda uma componente social, ao alargar a compreensão da natureza humana através do desporto, e também uma componente funcional, ao impactar o desempenho destes atletas de alto rendimento.
Mais detalhes...Desde a participação de um atleta com deficiência nos Jogos Olímpicos de 1904, um longo caminho foi percorrido até que o esporte paraolímpico fosse entendido como padrão de alto rendimento, no qual o Brasil se destaca ao ocupar a oitava colocação no ranking geral de medalhas nos Jogos Rio 2016, além de vice-liderança nos Jogos Pan-Americanos (2007, 2011, 2015 e 2019). A abordagem das Paralimpíadas de Tóquio 2020 traz uma oportunidade de reflexão sobre como o universo acadêmico acompanha a evolução desse segmento esportivo e se é possível realizar uma intervenção que contribua para a melhoria e manutenção do desempenho desses atletas.
Mindfulness significa estar atento e descreve uma capacidade humana natural que pode ser treinada. A opção da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica por uma pesquisa sobre mindfulness se deve à identificação de pesquisas anteriores que indicam que a presença de traços de mindfulness em atletas pode ser melhorada com o treinamento de mindfulness. Especificamente, o Bocha Paralímpico é um esporte que está em ascensão por novos recursos que possam colaborar com seu desempenho no contexto nacional e internacional.
Considerando que o desempenho esportivo é composto por vários pilares, como físico, técnico, tático e psicológico, surge a oportunidade de investigar os seguintes achados de intervenções baseadas em mindfulness em uma população complexa:
A prática de mindfulness melhora de forma consistente e significativa os níveis de mindfulness em várias disciplinas esportivas.
O desempenho fisiológico e psicológico melhorou significativamente até a prática de mindfulness.
Com base nas evidências disponíveis, a prática de mindfulness pode ser considerada como uma abordagem de treinamento complementar para melhorar o desempenho em modalidades esportivas de precisão.
Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (MBI) em atletas paraolímpicos de Bocha, em particular, o impacto no rendimento desportivo e na qualidade de vida a partir da alteração do nível de atenção. Trata-se de um estudo exploratório (piloto) para verificar se a intervenção será bem aceita pelos participantes (viabilidade) e se será eficaz em reproduzir os efeitos esperados (eficácia preliminar) composto por uma intervenção longitudinal que utiliza como medida de base um Treinamento Mindfulness de 2 ciclos (cada ciclo é formado por 4 dias de intervenção); dois seguimentos (1 e 6 meses após o 2º ciclo); e uma medição final (12 meses após o início do estudo).
A pesquisa terá como amostra de conveniência 11 Atletas da Seleção Brasileira Paralímpica de Bocha, os quais serão comparados consigo mesmo na análise dos dados. Este estudo inclui a categoria denominada “Outros participantes” formada por funcionários, calouros, técnicos e outros profissionais que estão presentes durante as intervenções. Desta forma, os participantes totalizam 25 pessoas: são onze atletas categorizados como “Atletas” e 14 profissionais na categoria “Outros Participantes”. Os instrumentos de medida utilizados na categoria Atletas serão os mesmos da categoria Outros participantes, com exceção da Avaliação de Desempenho aplicada apenas aos Atletas.
Os procedimentos metodológicos do presente trabalho foram elaborados dentro dos procedimentos éticos e científicos fundamentais, conforme disposto na Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ), pelo protocolo 19577519.2.0000.5505.
A intervenção será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - CTPB, na cidade de São Paulo, SP, onde um instrutor credenciado e com ampla experiência em condução de grupos pelo Centro Mente Aberta - UNIFESP conduzirá o MBI e recomendará aos atletas a incorporação práticas de cuidados formais e informais em suas vidas diárias.
Espera-se apresentar impacto positivo na qualidade de vida dos atletas (desfecho primário). Como resultados secundários, espera-se mostrar a evolução do desempenho esportivo em relação à precisão do arremesso e à velocidade da bola, além de melhorar o foco de atenção e o estresse percebido, que afetam a tática e o desempenho do jogo. Os potenciais benefícios desta investigação têm ainda uma componente social, ao alargar a compreensão da natureza humana através do desporto, e também uma componente funcional, ao impactar o desempenho destes atletas de alto rendimento. Nesse sentido, produz conhecimentos científicos práticos que podem abrir caminho para a posterior realização de um ensaio de larga escala que beneficie o maior número de pessoas.
A investigação é limitada pela falta de grupos de comparação adicionais e pelo pequeno tamanho da amostra para detectar efeitos. No entanto, isso se justifica por serem medalhistas paraolímpicos que possuem uma série de características únicas, segundo a classificação funcional que inclui pessoas com deficiência motora grave ou grave, causada basicamente por paralisia cerebral, lesões da medula espinhal e distrofias musculares.
A relevância desta pesquisa está em seu pioneirismo e originalidade ao avaliar a primeira intervenção baseada em mindfulness com atletas paraolímpicos realizada no Brasil.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
It is a pilot study of feasibility and preliminary effectiveness composed of a longitudinal intervention that uses as a baseline measure a Mindfulness Training of 2 cycles (each cycle is formed by 4 days of intervention); two follow-up measures (1 and 6 months after the 2nd cycle); and a final measurement (12 months after the start of the study).
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: