Onda de choque IVL + DCB
Patrocinado por: Rede Optimus Hospitalar SA
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O implante de stents farmacológicos (DES) como estratégia de intervenção para lesões em pequenas artérias coronárias é o padrão de atendimento atual em muitos centros em todo o mundo, mas está associado a maior risco de falha tardia do tratamento em pequenos vasos, em comparação com artérias coronárias maiores.
Estudos randomizados e observacionais demonstraram que a intervenção coronária com balões revestidos com drogas (DCB) fornece uma alternativa promissora ao implante de SF em pequenos vasos, evitando o risco de um implante vascular permanente. Além disso, lesões em pequenos vasos são frequentemente concomitantes com doença difusa e/ou localização distal, onde a presença de calcificação é uma característica adicional comum. A litotripsia intravascular (IVL) foi recentemente introduzida como uma nova tecnologia adjuvante para o tratamento de lesões calcificadas.Este estudo explorará a hipótese de que IVL tem o potencial de melhorar os resultados da dilatação por balão coronariano de pequenos vasos com lesões calcificadas, aumentando assim a probabilidade de intervenção ideal de DBC.
Mais detalhes...Saiba mais:
Critérios de inclusão:
1. Idade igual ou superior a 18 anos
2. Doença arterial coronariana com intervenção percutânea clinicamente indicada para tratamento de uma ou mais lesões preenchendo todos os critérios abaixo:
- Lesão de novo com estenose de diâmetro > 50% (análise visual)
- Coronária diâmetro do vaso < 3,0 mm (análise visual)
- Calcificação grave no segmento alvo, definida como radiopacidades fluoroscópicas observadas sem movimento cardíaco antes da injeção de contraste envolvendo ambos os lados da parede arterial em pelo menos 1 local OU Ultrassom Intravascular/Tomografia de Coerência Óptica ( IVUS/OCT) demonstrou ângulo de cálcio ≥270° em pelo menos 1 seção transversal.
3. Consentimento informado por escrito
Critérios de Exclusão:
1. Intervenção coronária anterior a ou < 10 mm de distância do segmento-alvo em qualquer momento.
2. Extensão da lesão ≥ 40 mm.
3. Aterectomia planejada ou uso de balão de corte/pontuação.
4. Lesão em bifurcação.
5. Lesão contendo trombo.
6. Expectativa de vida < 12 meses devido a outras comorbidades que possam limitar a capacidade do paciente de participar do estudo clínico
Hospital Israelita Albert Einstein
Recrutando São Paulo / São PauloContato principal: Pedro Lemos, MD
- Código do estudo:
- NCT05625997
- Tipo de estudo:
- Observacional
- Data de início:
- junho / 2023
- Data de finalização inicial:
- junho / 2025
- Data de finalização estimada:
- junho / 2025
- Número de participantes:
- 50
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não