Perfil Fenotípico e Mecanismo Molecular de Resistência em Isolados de Enterobacterales e Pseudomonas Aeruginosa Produtoras de Carbapenemase de Hospitais Brasileiros: Implicações para a Introdução do IMIPENEM-RELEBACTAM

Patrocinado por: D'Or Institute for Research and Education

Atualizado em: 17 de março de 2022
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A disseminação global de Enterobacteriaceae resistentes a carbapenem (CRE) e Pseudomonas aeruginosa (CRPA) são uma ameaça significativa para os cuidados de saúde, especialmente para pacientes gravemente enfermos.

Os antibióticos atualmente usados para tratar infecções CRE e CRPA são geralmente tóxicos e pouco eficazes. Novos tratamentos incluem inibidores de beta-lactamase com atividade de amplo espectro, entre eles o IMI-REL. O IMI-REL é uma molécula promissora devido à capacidade do REL de diminuir as MICs de carbapenem para a faixa suscetível, restaurando potencialmente a atividade desse potente fármaco. No entanto, poucos estudos examinaram sistematicamente a atividade do IMI-REL contra uma coleção clínica diversificada de cepas CRE e CRPA, em particular de uma região onde a resistência é alta e os principais mecanismos geralmente são desconhecidos (Brasil-América Latina). À medida que o uso de diagnósticos moleculares se torna cada vez mais disponível em ambientes clínicos, é crucial identificar marcadores moleculares que prevejam a eficácia antimicrobiana para orientar a tomada de decisões terapêuticas. No presente estudo, acessaremos diferentes espécies de CRE e CRPA de isolados clinicamente relevantes para determinar se a espécie, linhagem clonal e perfil gênico de resistência influenciam na resposta ao IMI-REL.

Saiba mais:

Avaliação prospectiva de 150 (cento e cinquenta) isolados de Enterobacterales e 100 (cem) de Pseudomonas aeruginosa de 12 hospitais da cidade do Rio de Janeiro. Será selecionado um número sequencial de isolados por unidade considerando os critérios de inclusão de resistência a carbapenem, será avaliado apenas um isolado por paciente. O isolado será identificado em gênero e espécie pela metodologia de espectrometria de massa VITEK® MS MALDI-TOF (bioMérieux - França) a partir de isolados da corrente sanguínea e espécimes respiratórios.

A detecção da produção de carbapenemase pelo método colorimétrico rápido será realizada pelo teste RAPIDEC® Carba NP (bioMérieux - França). Os isolados que apresentarem teste de carbapenemase positivo pelo método colorimétrico serão submetidos ao teste de caracterização gênica de beta-lactamase e carbapenemase de espectro estendido por PCR para os seguintes genes: blaSHV, blaCTX-M, KPC, NDM, VIM, IMP, SME , NMC / IMI, GES, GIM, SMP, IMP, OXA 23, OXA 24, OXA 48, OXA 51 e OXA 58.

Após a caracterização dos genes produtores de carbapenemase, isolados possuidores do gene classe A e D da carbapenemase, será avaliado o perfil de suscetibilidade de imipenem-relebactam usando BMD (Broth Microdilulution) para determinar a concentração inibitória mínima e seus respectivos critérios de sensibilidade e resistência usando pontos de corte CLSI MIC recentes - M100, 29th Ed (Clinical and Laboratory Standards Institute - 2020) e EUCAST Versão 10.0 (European Comitê de Teste de Suscetibilidade Antimicrobiana V 10.0). Os isolados que apresentarem resultados positivos para a produção de carbapenemase, mas com resultados de PCR negativos para os genes descritos acima, serão posteriormente investigados quanto à provável presença de outros genes produtores de carbapenemase ou outros mecanismos de resistência aos antibióticos carbapenemas. Para o estudo e avaliação da diversidade genética dos isolados será utilizada a metodologia Multilocus Sequence Typing (MLST). Os isolados que apresentarem resistência simultânea a carbapenêmicos, polimixina B e fluoroquinolonas serão submetidos ao sequenciamento de nova geração (NGS) para posterior avaliação de outros genes ou mecanismos associados à resistência a antibióticos ou marcadores de virulência.

Critérios de inclusão:

  • Análise microbiológica indicando resistência a carbapenemas

Critério de exclusão:

  • Análise microbiológica indicando gene cabapenemase classe A e D negativo

No intervention
Outro

No intervention

D'Or Institute for Research and Education (IDOR)
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22281-100

Código do estudo:
NCT05285046
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
abril / 2022
Data de finalização inicial:
outubro / 2022
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2023
Número de participantes:
250
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top