Protocolo de Sono para Pacientes Críticos
Patrocinado por: Hospital Moinhos de Vento
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O sono é essencial para a saúde e o bem-estar.
A qualidade do sono impacta aspectos físicos e cognitivos, incluindo memória, sistema imunológico e função neuroendócrina, com anormalidades associadas a alterações cardiovasculares, distúrbios neuropsiquiátricos e mortalidade. Além disso, distúrbios do sono estão relacionados ao aumento da incidência de delirium em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Rotinas para controlar fatores ambientais em UTI parecem ter impacto na redução da incidência de disfunção cerebral aguda - delirium - e podem ajudar a prevenir distúrbios do sono em pacientes gravemente enfermos. Este estudo tem como objetivo demonstrar uma melhora na qualidade do sono em pacientes críticos por meio da redução da pontuação do Richards-Campbell Sleep Questionnaire e propor um pacote de medidas para melhorar as práticas de sono em pacientes internados em UTI.
Mais detalhes...Saiba mais:
Descrição detalhada:
Pacientes críticos são particularmente vulneráveis a distúrbios do sono. No contexto da doença crítica e da internação em UTI, há uma interseção de fatores que contribuem para essa situação: condições de saúde pré-existentes, doença aguda grave, tratamentos que alteram o sono (sedativos, analgésicos, ventilação mecânica), transtornos psiquiátricos e problemas físicos ambiente. Além do impacto durante a internação, a literatura aponta redução da qualidade de vida em longo prazo devido ao distúrbio do sono. Estudos recentes de acompanhamento de pacientes após alta da UTI revelam altas taxas de distúrbios do sono até 6 meses após a alta hospitalar - relacionados ou não a novos transtornos psiquiátricos e até mesmo alterações cognitivas. Além disso, os distúrbios do sono estão associados a um aumento da incidência de delirium em UTI, que se refere à alteração da consciência e cognição em pacientes internados no ambiente de terapia intensiva, que estão associados a piores resultados do paciente, como aumento da permanência hospitalar e, consequentemente, o risco de complicações fatais . A prevalência do delirium é em torno de 70%, com incidência de 89%. A avaliação do delirium nas UTIs geralmente é realizada diariamente.
Para melhorar a qualidade do sono dessa população, existem fatores modificáveis, sejam ambientais (iluminação, ruído, cuidados gerais), fisiológicos (medicamentos, ajustes de parâmetros ventilatórios) ou psicológicos (ansiedade, dor, ausência de familiares). Rotinas para controlar fatores ambientais em UTI parecem ter impacto na redução da incidência de disfunção cerebral aguda - delirium - e podem ajudar a prevenir distúrbios do sono em pacientes gravemente enfermos. Essas medidas incluem escurecer ou reduzir as luzes do corredor à noite, agrupar (quando possível) as atividades de cuidado em horários apropriados, levantar as cortinas e incentivar a mobilização durante os turnos diurnos. Para pacientes não delirantes, também é recomendado o uso de protetores auriculares e máscaras oculares.
Assim, os investigadores desenvolveram este projeto de investigação com o objetivo de avaliar a implementação de um protocolo multifacetado e multidisciplinar para promover uma melhoria da qualidade do sono em doentes críticos.
O Protocolo SPIRIT é um resumo de recomendações para ensaios clínicos, que foi utilizado como suporte neste estudo. Este é um ensaio clínico multicêntrico com desenho quase experimental.
A primeira etapa consiste em avaliar a qualidade do sono em pacientes sequenciais internados na UTI e caracterizar os elementos perturbadores.
Após este período, a segunda etapa consistirá na sensibilização e formação da equipa multidisciplinar sobre a importância do sono para os doentes críticos e na formação para a implementação de um protocolo multifacetado de intervenções para promover a melhoria da qualidade do sono.
Uma vez implementado o protocolo multidisciplinar, a qualidade do sono dos pacientes e o impacto clínico deste protocolo serão reavaliados.
Critérios de inclusão:
- Pacientes adultos (18 anos ou mais);
- Ter passado pelo menos duas noites na UTI;
- Condições neuropsiquiátricas para responder ao questionário do sono Consentimento informado - autorização através do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido).
Critérios de Exclusão:
- Condições neuropsiquiátricas que impeçam responder ao questionário, como pacientes com demência, sequelas graves de doença cerebrovascular, incapacidade de compreender e/ou comunicar, encefalopatia grave, sedação profunda, disfunção cerebral aguda e/ou delírio, visão e/ou deficiências da acuidade auditiva que impedem responder ao questionário, alcoolismo ativo, uso ativo de drogas ilícitas, sintomas graves de abstinência;
- Pacientes com sedação profunda que não permite interação com o avaliador;
- Moribundos;
- Recusa em participar do estudo.
ICU sleep protocol
ComportamentalAdjusting sound intensity, as well as reducing noise: efforts will be made to minimize staff conversation volume during the night. Earplugs will be offered, along with the provision of eye masks for lucid patients, and thermal comfort adjustments will be made, such as providing blankets and/or adjusting room temperature. Dimming of lights starting from 10 PM. Reduced circulation of external services between 11 PM and 6 AM, and rationalization of sample collections and/or patient transfers between beds during the 11 PM to 6 AM interval. Optimization of analgesics for better pain control; optimization of medication use during wakefulness when clinically feasible; adjustment of intervals for capillary blood glucose measurement; maintaining and/or resuming the use of chronic sleep medications. If the patient has been unable to sleep, a hypnotic medication will be offered. Other considerations include suggesting ventilatory support measures for selected patients.
Unimed Vale dos Sinos Hospital
Recrutando Novo Hamburgo / Rio Grande do SulMoinhos de Vento Hospital
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul- Código do estudo:
- NCT05996861
- Tipo de estudo:
- Observacional
- Data de início:
- março / 2023
- Data de finalização inicial:
- novembro / 2023
- Data de finalização estimada:
- junho / 2024
- Número de participantes:
- 100
- Aceita voluntários saudáveis?
- Sim