Quimioprofilaxia com Rivaroxabana para Trombose Venosa Profunda de Membros Inferiores em Câncer Colorretal

Patrocinado por: Hospital do Servidor Publico Estadual

Atualizado em: 31 de março de 2022
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 4

Fase do estudo

Resumo:

A quimioprofilaxia da trombose venosa profunda (TVP) com heparina de baixo peso molecular (enoxaparina) subcutânea no pós-operatório de cirurgias eletivas já está bem estabelecida na literatura e na prática clínica.

No entanto, o uso dessa medicação pode gerar impacto financeiro para o paciente e a própria apresentação parenteral está associada à dor no local da aplicação, o que pode dificultar a adesão do paciente.

Saiba mais:

Já existem estudos robustos na literatura demonstrando a eficácia e segurança do uso de Rivaroxabana 10mg uma vez ao dia na prevenção de trombose venosa profunda de membros inferiores em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de joelho e quadril.1,2,3 Embora já existam estudos demonstrando a segurança e eficácia do uso de rivaroxabana no tratamento de TVP e tromboembolismo venoso em pacientes oncológicos, há carência na literatura, até o momento, de estudos sobre a eficácia e segurança da profilaxia com ribaroxabana para TVP de membros inferiores no pós-operatório. operatório de cirurgias de câncer colorretal, tanto cirurgias abertas quanto cirurgias videolaparoscópicas.4 Existem estudos robustos na literatura, com cerca de 3.645 pacientes submetidos a cirurgia de câncer colorretal, relatando uma incidência de TEV de cerca de 0,85%. .OBJETIVO Determinar a eficácia e segurança da quimioprofilaxia para TVP com rivaroxabana em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico do câncer colorretal. Objetivo primário: prevenção de TVP e TEV em pacientes após cirurgia colorretal. Objetivo secundário: taxas de sangramento e eventos adversos em pacientes em uso de anticoagulantes. MÉTODO

Trata-se de uma coorte observacional prospectiva de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para câncer colorretal no serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Serão incluídos pacientes submetidos à quimioprofilaxia com enoxaparina e rivaroxabana para prevenção de TVP de membros inferiores após tratamento cirúrgico de câncer colorretal.

No pós-operatório imediato serão submetidos a quimioprofilaxia com Enoxaparina 40mg SC 1x/dia por 24 horas até no máximo 7 dias, dependendo da liberação da dieta e necessidade de nova abordagem cirúrgica, e em hospital alta, Rivaroxabana 10mg VO 1x/dia será prescrito até completar 28 dias de anticoagulação profilática após a cirurgia. Antes da cirurgia e após a última dose de quimioprofilaxia, os pacientes serão avaliados com USG-Doppler venoso de membros inferiores, a fim de detectar qualquer possibilidade de trombose venosa profunda assintomática. Além disso, 1 semana após a alta hospitalar, os pacientes serão avaliados quanto a sintomas relacionados aos membros inferiores em consulta de retorno, bem como qualquer sangramento decorrente do uso de medicamentos para quimioprofilaxia para TVP (Tabela 1).

Para o diagnóstico de TVP utilizaremos dados clínicos e laboratoriais e principalmente o ultrassom Doppler venoso. Os principais dados ultrassonográficos utilizados para o diagnóstico de TVP são a incompressibilidade dos vasos e a falta de fluxo nos vasos analisados.5,6 A US Doppler venosa será realizada por um examinador cego ao tratamento recebido pelo paciente, com medidas de compressão no fêmur comum veias superficiais, no terço médio e veia poplítea. A avaliação da recanalização venosa se dará pela verificação de fluxo venoso total, parcial ou ausente. Além disso, será quantificada a presença de refluxo venoso e seu grau.

Critérios diagnósticos de TVP aguda ao Doppler: ausência ou diminuição da compressão venosa; trombo visível; aumento do diâmetro venoso; sem aumento do diâmetro venoso com Valsalva; imobilidade da válvula; perda da fasicidade respiratória; ausência ou diminuição do fluxo venoso espontâneo.

Critérios de inclusão:

  • Pacientes em pós-operatório de câncer de cólon.
  • Não há contra-indicação para uso de anticoagulantes.
  • Ausência de insuficiência renal ou hepática.

Critérios de exclusão:

  • Gravidez,
  • idade < 18 anos,
  • contraindicação ao uso de anticoagulantes, -não preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido. -

Rivaroxaban 10 MG
Droga

Patients in post-operative colonic cancer will receive rivaroxaban 10mg/daily for 28 days after surgery

Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 04028-000

Código do estudo:
NCT05303818
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2022
Data de finalização inicial:
junho / 2023
Data de finalização estimada:
junho / 2024
Número de participantes:
68
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top