Relação entre hábitos de vida e características de saúde de pais e filhos

Patrocinado por: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atualizado em: 08 de fevereiro de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Hábitos de estilo de vida e características de saúde (por exemplo, excesso de peso) adquiridos na infância e adolescência têm boas chances de serem levados para a idade adulta.

Nesse sentido, buscar compreender quais fatores podem influenciar esses hábitos e/ou características é de suma importância. Um desses fatores que podem influenciar a saúde de crianças e adolescentes são os hábitos e características de estilo de vida dos pais desses jovens. Um dos hábitos de vida que parece estar relacionado entre pais e filhos é a atividade física. Porém, a maioria dos estudos analisa a prática de atividade física entre pais e filhos considerando apenas a prática de atividade física total, ou seja, desconsiderando os diferentes domínios da atividade física [ i) esforços físicos realizados no ambiente de trabalho, ocupações no caso dos adultos e no ambiente escolar no caso de crianças e adolescentes; ii) atividades físicas realizadas no lazer; iii) atividades físicas realizadas na forma de deslocamento ativo], além de haver pouca informação considerando as diferentes intensidades de atividade física (leve, moderada, vigorosa e muito vigorosa). Outra lacuna a ser abordada é a relação entre outras variáveis ​​de saúde entre pais e filhos, incluindo hábitos de vida pouco saudáveis, como tabagismo, distúrbios alimentares e sintomas de ansiedade e depressão, bem como condições adversas de saúde, como a presença de doenças crônicas. e excesso de peso, seriam diferentes considerando a prática de atividade física dos pais, por exemplo; se a possível relação entre excesso de peso entre pais e filhos seria semelhante em filhos de pais fisicamente ativos quando comparados a filhos de pais insuficientemente ativos. Portanto, o objetivo do presente estudo será verificar se os diferentes domínios e intensidades de atividade física estão relacionados entre pais e filhos, bem como verificar se outros hábitos de vida e características de saúde estão relacionados entre pais e filhos, considerando os níveis de atividade. estado físico dos pais (fisicamente ativos e insuficientemente ativos).

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Crianças e adolescentes maiores de 6 anos. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:

-

No intervention
Outro

We will not carry out any type of intervention, just observe the behaviors and health parameters of parents and children.

Diego Giulliano Destro Christofaro
Recrutando Presidente Prudente / São Paulo / CEP: 19060-900

Contato principal: Diego GD Christofaro, PhD / +551832295713 / ddcleite@yahoo.com.br

Código do estudo:
NCT06248164
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
novembro / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2025
Número de participantes:
176
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:
Top