Ressonância Magnética da Articulação Temporomandibular

Patrocinado por: Daniela Ap. Biasotto-Gonzalez

Atualizado em: 01 de março de 2023
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: Entre os dispositivos instrumentais que foram propostos ao longo dos anos para integrar a avaliação clínica das disfunções da articulação temporomandibular (DTM), as técnicas de imagem são as mais estudadas, mostrando que a ressonância magnética (RM) é a técnica mais necessária para descrever a anatomia da ATM e avaliar a correlação dos achados de imagem com o diagnóstico clínico.

Apesar da quantidade de estudos disponíveis sobre o uso da RM para avaliação e tratamentos das disfunções da ATM, há escassez de estudos que avaliem os achados de imagem após a fisioterapia. Objetivo: Avaliar a influência da mobilização mandibular inespecífica sobre o posicionamento do disco articular pela RM em indivíduos com diagnóstico de DTM de deslocamento anterior do disco com e sem redução de acordo com o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Analisar o comportamento da dor através da escala numérica de avaliação da dor (END) no início e após cada sessão de tratamento, a qualidade de vida de indivíduos com DTM no início, imediatamente, três e seis meses após as sessões de tratamento pela Organização Mundial da Saúde Qualidade de Avaliação de Vida (WHOQOL - BREF) e Escala Funcional Específica do Paciente (PSFS) no início e após o tratamento. O tratamento será realizado três vezes por semana durante quatro semanas. Metodologia: Este é um estudo randomizado, controlado por placebo, cego, desenhado para avaliar os efeitos de técnicas inespecíficas de mobilização mandibular x placebo. Os indivíduos serão randomizados e divididos em dois grupos: Grupo A (intervenção) e Grupo B (placebo). Análise estatística: O posicionamento do disco articular, extraído por meio de ressonância magnética, será considerado como desfecho primário e, como desfecho secundário, será avaliada a qualidade de vida, dor e função após o tratamento. A aderência dos dados a uma curva gaussiana será verificada pelo Shapiro-Wilk e os dados serão expressos em valores médios e desvio padrão. Análise de variância de medidas repetidas de duas vias com teste post hoc de Bonferroni será usada para comparações inter e intragrupos. O nível de significância é ajustado p ≤ 0,05.

Saiba mais:

Este é um estudo randomizado, placebo-controlado, duplo-cego, desenhado para verificar os efeitos de técnicas inespecíficas de mobilização mandibular x placebo

Critérios de inclusão:

  • indivíduos diagnosticados com DTM por RDC / DTM confirmados pelos achados de ressonância magnética,
  • com deslocamento anterior do disco com ou sem redução,
  • com dentição completa (excluindo terceiros molares).

Critérios de Exclusão:

  • Sujeitos com diagnóstico de DTM exclusivamente muscular;
  • com deslocamento posterior e/ou medial do disco;
  • apresentando doenças sistêmicas que afetam as articulações e/ou músculos mastigatórios;
  • doenças neuromusculares;
  • hipo/hiperplasia condilar;
  • fazer uso de qualquer tipo de prótese dentária;
  • estão em ortodontia e/ou fisioterapia;
  • apresentar distúrbios neurológicos ou comportamentais que impeçam a realização de ressonância magnética e/ou
  • história de cirurgia anterior na ATM.

Intervention Group
Outro

Grade 1, Nonspecific Mandibular Mobilization


Placebo group
Outro

Nonspecific Mandibular Movement.

University of Nove de Julho
São Paulo / São Paulo / CEP: 1415000

Código do estudo:
NCT02294799
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2023
Data de finalização estimada:
dezembro / 2023
Número de participantes:
24
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top