Suplementação de Oxigênio e Hiperinsuflação Ventilatória na Aspiração Endotraqueal (OSVHES)

Patrocinado por: Universidade Federal de Sao Carlos

Atualizado em: 15 de agosto de 2022
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este é um estudo duplo cruzado onde todos os pacientes são alocados aleatoriamente para uma das duas sequências de tratamento associadas à aspiração endotraqueal.

O primeiro tratamento (A) usa dois métodos de sucção para cada paciente: um envolvendo hiperoxigenação com administração de oxigênio a 100% 1 minuto antes e após sucção (intervenção I), e a outra hiperoxigenação com oferta de oxigênio a 20% acima da oferta basal (Intervenção II) da mesma forma. O segundo tratamento (B) utiliza uma técnica de hiperinsuflação com o ventilador mecânico (PEEP-ZEEP) associado com hiperoxigenação. A intervenção I, utiliza a PEEP-ZEEP oferecendo 20% acima da oxigenação basal e a intervenção II utiliza a PEEP-ZEEP com oferta de oxigênio basal da mesma forma.Todos os indivíduos foram alocados aleatoriamente usando envelopes selados para uma sequência de tratamento A ou B no Dia 1. Os pacientes receberam dois tratamentos, com pelo menos quatro horas de intervalo. O primeiro tratamento é pela manhã e o tratamento alternativo é realizado à tarde. No Dia 2, a ordem dos tratamentos foi invertida usando a mesma sequência de posição do paciente. As intervenções I e II são realizadas com pelo menos 4 horas de intervalo para minimizar qualquer efeito residual.

Saiba mais:

A aspiração endotraqueal deve ser realizada somente mediante indicação precisa, pois está associada a efeitos indesejáveis nos parâmetros hemodinâmicos, ventilação, oxigenação e mecânica respiratória.

A hiperoxigenação é um dos métodos de prevenção da hipoxemia induzida pelo procedimento de sucção traqueal e tem sido proposta por sua eficácia. Outro método é a hiperinsuflação com o ventilador mecânico. A hiperinsuflação do ventilador melhora a oxigenação, mobiliza o excesso de secreção brônquica e reexpande as áreas colapsadas do pulmão.

O PEEP-ZEEP é uma técnica de hiperinsuflação do ventilador, descrita como uma insuflação pulmonar por meio de aumento da pressão positiva no final da expiração (PEEP), seguida de rápida desinsuflação pulmonar com redução abrupta da PEEP para ZEEP (0 centímetros de água ( cmH2O)).

Critérios de inclusão:

  • Ventilação mecânica por mais de 12h
  • Estabilidade hemodinâmica
  • Presença de critérios de indicação de procedimento de aspiração endotraqueal

Critérios de exclusão:

  • Altas doses de aminas vasopressoras e/ou arritmias graves
  • Hemoglobina < 7 g/dL
  • FiO2 ≥ 0,6
  • PEEP ≥ 10 cmH2O
  • Condições: fraturas de costelas, dreno de tórax, broncoespasmo grave, pneumotórax não drenado e traqueostomia
  • Contra-indicações de hiperinsuflação do ventilador (PEEP-ZEEP): pressão intracraniana > 10mmHg, distúrbios hemorrágicos, graus acentuados de refluxo gastroesofágico e doença pulmonar bolhosa.

Hyperoxygenation 20% FiO2
Outro

Endotracheal suction associated with Hyperoxygenation involved supplying 20% oxygen above FiO2 basal.


Hyperoxygenation 100% FiO2
Outro

Endotracheal suction associated with Hyperoxygenation involved supplying 100% oxygen.


Hyperinflation (PEEP- ZEEP) Basal FiO2
Outro

Endotracheal suction associated ventilator hyperinflation (PEEP-ZEEP maneuver) and involved no hyperoxygenation, keeping the oxygen already offered to the patient.


Hyperinflation (PEEP- ZEEP) 20% FiO2
Outro

Endotracheal suction associated ventilator hyperinflation (PEEP-ZEEP maneuver) and hyperoxygenation involved supplying 20% oxygen.

Hospital Santa Casa de Misericordia de Batatais
Batatais / São Paulo / CEP: 14300-000

Código do estudo:
NCT02440919
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2013
Data de finalização inicial:
janeiro / 2015
Data de finalização estimada:
dezembro / 2030
Número de participantes:
78
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top