Suplementação de taurina associada ou não ao exercício: efeito no escurecimento do tecido adiposo branco em mulheres idosas com obesidade sarcopênica

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 29 de novembro de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O processo de envelhecimento é acompanhado por alterações metabólicas e de composição corporal, aumentando o risco de obesidade e sarcopenia.

A coexistência dessas condições atua sinergicamente uma sobre a outra e é conhecida como obesidade sarcopênica. O tecido adiposo bege é um tipo de tecido que emerge do tecido adiposo branco subcutâneo (WAT), alterando seu fenótipo para se assemelhar às funções termogênicas do tecido adiposo marrom (BAT) em resposta a estímulos beta-adrenérgicos. Alguns estudos in vitro e em animais sugerem que a suplementação de taurina e o exercício físico são intervenções eficazes na estimulação do referido tecido, promovendo o que é conhecido como escurecimento do TAB, melhorando o metabolismo energético e apresentando benefícios na manutenção da massa muscular via estimulação da proteína coativadora PGC1α. Essas investigações são escassas em humanos e podem auxiliar os profissionais de saúde no tratamento adjuvante da obesidade sarcopênica. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos da suplementação de taurina associada ou não ao exercício físico sobre o escurecimento do TAB em idosas obesas sarcopênicas.

Saiba mais:

O processo de envelhecimento é acompanhado por alterações metabólicas e de composição corporal, aumentando o risco de obesidade e sarcopenia. A coexistência dessas condições atua sinergicamente uma sobre a outra e é conhecida como obesidade sarcopênica. O tecido adiposo bege é um tipo de tecido que emerge do tecido adiposo branco subcutâneo (WAT), alterando seu fenótipo para se assemelhar às funções termogênicas do tecido adiposo marrom (BAT) em resposta a estímulos beta-adrenérgicos. Alguns estudos in vitro e em animais sugerem que a suplementação de taurina e o exercício físico são intervenções eficazes na estimulação do referido tecido, promovendo o que é conhecido como escurecimento do TAB, melhorando o metabolismo energético e apresentando benefícios na manutenção da massa muscular via estimulação da proteína coativadora PGC1α. Essas investigações são escassas em humanos e podem auxiliar os profissionais de saúde no tratamento adjuvante da obesidade sarcopênica. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos da suplementação de taurina associada ou não ao exercício físico sobre o escurecimento do TAB em idosas obesas sarcopênicas. Serão recrutados voluntários com baixa massa magra apendicular (<15 kg) e índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40 kg/m². Estes serão subdivididos em 4 grupos: grupo controle (Cont), taurina (Tau), exercício (Exe) e exercício e taurina (Exe+Tau) e a duração da intervenção para todos os grupos será de 16 semanas. Serão coletados dados relacionados à antropometria, composição corporal, exames bioquímicos e ingestão alimentar. Para avaliar os efeitos sobre o escurecimento, uma biópsia do tecido adiposo branco subcutâneo abdominal será realizada para análise de parâmetros proteicos, lipidômicos e genéticos deste tecido pré e pós-intervenção. Os dados serão analisados por Análise de Variância (ANOVA) ou teste de Kruskal-Wallis dependendo da normalidade dos dados que serão testados por Shapiro-Wilk. Será admitido nível de significância para p<0,05. Todas as análises serão realizadas no software SPSS versão 20.

Critérios de inclusão:

  • IMC entre 30 e 40kg/m²;
  • Massa magra apendicular abaixo de 15kg;
  • Dinamometria abaixo do ponto de corte ajustado para sexo e IMC (menor ou igual a 21kg);
  • Teste "Senta e Levanta" abaixo do ponto de corte ajustado para a faixa etária, considerando o número de repetições em 30 segundos;
  • Apresentar atestado médico para realização de exercício físico

Critérios de exclusão:

  • etilistas
  • tabagistas
  • doenças que impeçam a prática de atividade física
  • impedimento médico para a prática de exercício físico durante todo o estudo
  • doenças infecciosas
  • doenças coronarianas
  • doenças renais crônicas
  • em acompanhamento nutricional ou tratamento para emagrecimento
  • pontuação ≤13 para triagem cognitiva no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM)

Taurine supplementation
Suplementação alimentar

Participants will receive 3g of taurine to be supplemented in the morning in single-dose capsules. The intervention will last 16 weeks.


Pshysical exercise
Outro

Participants will perform a multicomponent type workout that explores strength, aerobic and balance capacities with load progression every 15 days. The sessions will last 60 minutes each, being held three times a week with a day of rest in between. The intervention will last 16 weeks


Placebo control
Outro

The participants will receive a supplementation capsule containing placebo in the morning in single-dose capsules. The intervention will last 16 weeks.

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto / São Paulo / CEP: 14040-907

Código do estudo:
NCT05415176
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2023
Data de finalização inicial:
setembro / 2023
Data de finalização estimada:
junho / 2024
Número de participantes:
40
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top