Estudo Brasileiro de Diabetes: uma Coorte Prospectiva de Diabetes Tipo 2
Coorte prospectiva em andamento de indivíduos com diabetes tipo 2.
Patrocinado por: Rio Grande do Sul State Health Department - SES/RS
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A prevalência do Diabetes Mellitus (DM) no mundo atualmente está em torno de 9,3% dos adultos com idade entre 20 e 79 anos, o que corresponde a 463 milhões de pessoas vivendo com DM, sendo que cerca de 80% dessas pessoas encontram-se em países em desenvolvimento.
No Brasil, quarto em número de portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) no mundo, a prevalência do DM está em torno de 12%, com aumento significativo nas últimas três décadas. A não adesão ao tratamento do DM é reconhecida como um problema no cenário e internacionalmente, pois prejudica a resposta fisiológica à doença, aumentando o custo direto e indireto do tratamento. A atenção farmacêutica é um modelo de prática caracterizado pela prestação de serviços farmacêuticos que otimizam o tratamento, melhoram o processo dos medicamentos utilizados e visam a sua melhor utilização. Com a situação de calamidade decorrente da pandemia de COVID-19 criada no estado do Rio Grande do Sul, foi implantado o serviço de Teleassistência Farmacêutica. A dapagliflozina foi recentemente incorporada ao sistema público brasileiro para o tratamento do DM tipo 2. Considerando que não há estudos no Brasil até o momento sobre o uso, adesão ao tratamento e problemas relacionados à farmacoterapia (PRM) associados à dapagliflozina, e também considerando que a orientação e o acompanhamento de pacientes remotamente têm se tornado mais frequentes e necessários, o objetivo deste este protocolo é descrever um ensaio clínico que avaliará o impacto de um serviço de teleassistência farmacêutica em aspectos relacionados à adesão ao tratamento, controle da doença e custos, oferecido a pessoas com DM2 em uso de dapagliflozina. A hipótese a ser testada é a de que a Teleassistência Farmacêutica pode ser tão eficaz quanto o tratamento padrão para diabetes tipo 2 e avaliar os custos associados à teleconsulta em ambientes de saúde pública.
Mais detalhes...Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
The intervention will be carried out through three teleconsultations, one per month, with a pharmacist (Times 0, 1, 2 and 3). In the opportunities, aspects related to pharmacotherapy and health status, non-pharmacological approaches, treatment adherence and evaluation of problems related to pharmacotherapy (PRM) will be discussed.
Contato principal: Agnes ANG Nogueira Gossenheimer, Doctor / 55 51 32887922 / agnes-gossenheimer@saude.rs.gov.br
Investigador: Agnes ANG Nogueira Gossenheimer, Doctor / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: