Tofacitinibe associado ao antimoniato de meglumina na leishmaniose cutânea
Patrocinado por: Hospital Universitário Professor Edgard Santos
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Ensaio clínico randomizado e controlado de fase 2/3, que avaliará a eficácia da associação antimoniato de meglumina (Glucantime) com tofacitinibe na cura da LC e a capacidade desta associação em reduzir o tempo de cura da doença.
Saiba mais:
1. ÁREA DE ESTUDO A região sudeste do Estado da Bahia, Brasil, onde está localizada a vila de Corte de Pedra e cidades adjacentes, é uma das mais importantes áreas endêmicas de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na América Latina. O Centro de Saúde Corte de Pedra, no município de Tancredo Neves, está localizado a 280km de Salvador e é um Centro de Referência para Diagnóstico e Tratamento da LTA. Anualmente, mais de 500 casos de pacientes com LTA são diagnosticados e tratados neste Centro.
O Centro de Saúde foi inaugurado em 1986 e médicos clínicos, dermatologistas, otorrinolaringologistas e imunologistas do Serviço de Imunologia da Universidade Federal da Bahia, do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) e da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB) visitam o local quinzenalmente. O Posto também conta com o apoio de 4 agentes de saúde capacitados, todos moradores da região. Eles auxiliam pacientes, visitam famílias e participam de atividades de pesquisa.
2. DESENHO DO ESTUDO
A. Tipo de estudo:
Este projeto é um ensaio clínico randomizado e controlado fase 2/3, que avaliará a eficácia da associação antimoniato de meglumina (Glucantime) com tofacitinibe na cura da LC. os principais objetivos são: 1. Comparar a taxa de cura do antimoniato de meglumina associado ao tofacitinibe com o antimoniato de meglumina isolado no tratamento da LC causada por L. braziliensis; 2. Determinar se o tratamento combinado com antimoniato de meglumina associado ao tofacitinibe reduz o tempo de cicatrização do CL.
B. Definição de casos:
Leishmaniose Tegumentar: Presença de lesão ulcerada típica na pele, sem evidência de envolvimento de mucosa, com teste cutâneo positivo e duração da doença entre 30 e 90 dias. O diagnóstico será feito através da identificação de amastigotas no estudo histopatológico com imuno-histoquímica e/ou documentação de DNA para L.braziliensis por reação em cadeia da polimerase (PCR).
C. Metodologia:
A taxa de cura ou falha do tratamento só é definida no 90º dia após o início da terapia. Estimamos que a combinação de Glucantime com tofacitinibe aumentará a taxa de cura e reduzirá o tempo de cura da LC. A presente proposta é uma prova de conceito com a participação de pacientes com LC com duração da doença entre 30 e 90 dias e tamanho da úlcera entre 10 e 60mm. Os pacientes serão randomizados, o grupo 1 receberá Glucantime na dose de 20mg/Kg/peso/dia com dose máxima de 1200mg por via intravenosa por 20 dias, e o grupo 2 será tratado com Glucantime na dose e período de tempo descritos acima associado ao tofacitinibe em uma dose dose de 10mg/dia por 30 dias. Os pacientes serão avaliados no dia 0, dia 30, dia 60 e dia 90 para determinar o tamanho e as características das úlceras e a ocorrência de cicatrização de feridas.
Cálculo do tamanho da amostra: Considerando que a cicatrização de úlceras de até 60mm de diâmetro em pacientes internados com LC com Glucantime ocorrerá em 50% dos pacientes enquanto a taxa de cura de pacientes internados recebendo Glucantime combinado com tofacitinibe será de 90% com poder de 80% e P< 0,05, serão necessários 22 pacientes, 11 em cada grupo. Os participantes
serão alocados nos 2 braços do estudo após randomização em www.randomization.com.
3. CONSIDERAÇÕES ÉTICAS A participação no estudo é voluntária e todos os participantes deverão, após leitura e compreensão da natureza do estudo, benefícios e riscos, assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) anexo. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.
Critério de inclusão:
- Indivíduos com LC de ambos os sexos com duração da doença entre 30 e 90 dias. Pacientes com LC serão virgens de tratamento para leishmaniose. Os indivíduos serão explicados sobre a natureza do estudo e somente serão incluídos se concordarem em participar e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
- Pacientes menores de 18 anos e gestantes não participarão do estudo, considerando a necessidade de retirada de 30 ml de sangue para realização dos estudos de resposta imunológica. Pacientes com mais de 60 anos, doenças crônicas debilitantes como insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, insuficiência renal, infecção pelo HIV e uso de medicamentos imunossupressores também não participarão do estudo.
Oral tofacitinib
DrogaAssociation of tofacitinib and meglumine antimoniate
Parenteral meglumine antimoniate
DrogaMeglumine antimoniate
Corte de Pedra Health Post
Presidente Tancredo Neves / Bahia / CEP: 40000As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
- Instituto Gonçalo Muniz FIOCRUZ BA
- Código do estudo:
- NCT06011343
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- outubro / 2023
- Data de finalização inicial:
- outubro / 2024
- Data de finalização estimada:
- julho / 2025
- Número de participantes:
- 22
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não