Tratamento de canal radicular sem instrumentação de molares decíduos

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 05 de abril de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este ensaio clínico randomizado pretendeu avaliar a eficácia de uma técnica de tratamento endodôntico de molares decíduos com a não instrumentação dos canais radiculares e uso de uma pasta contendo antibióticos (cloranfenicol e tetraciclina) e óxido de zinco e eugenol (grupo CTZ).

A hipótese é que a eficácia do tratamento sem instrumentação não é inferior ao tratamento padrão envolvendo instrumentação manual dos canais radiculares e obturação com pasta de óxido de zinco e eugenol (grupo ZOE) após 24 meses de acompanhamento. As crianças serão alocadas aleatoriamente em um dos dois grupos: grupo CTZ ou grupo ZOE. No grupo CTZ, após a localização da entrada dos canais radiculares, será realizada uma irrigação inicial com hipoclorito de sódio a 1%. Em seguida, a pasta CTZ será colocada no assoalho da câmara pulpar, sobre as entradas dos canais radiculares. A instrumentação dos canais radiculares não será realizada para crianças alocadas a este grupo. Para o grupo ZOE, será realizada instrumentação manual com limas endodônticas K, auxiliadas por irrigação com hipoclorito de sódio 1%. Após o término da instrumentação, os canais radiculares serão preenchidos com pasta ZOE. Todos os dentes serão restaurados com resina composta bulk-fil. As crianças serão acompanhadas por 6, 12, 18 e 24 meses após o tratamento. O desfecho primário será o sucesso do tratamento endodôntico avaliado por métodos clínicos e radiográficos após 24 meses. Com base em um limite de não inferioridade de 15% na taxa de sucesso, estimou-se um tamanho amostral previsto de 218 (109 por grupo), divididos entre os centros. Outros endpoints secundários serão tempo clínico gasto com os tratamentos, comportamento das crianças durante o tratamento, desconforto imediatamente após o término do tratamento relatado pelas crianças, dor pós-operatória, melhora no impacto negativo da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal, custos e custo-eficácia.

Saiba mais:

A maioria das técnicas de tratamento endodôntico em dentes decíduos requer instrumentação dos canais radiculares e obturação com pasta absorvível. Esse material obturador pode ser pastas à base de óxido de zinco e eugenol, hidróxido de cálcio ou iodofórmio, ou materiais obturadores compostos pela mistura de alguns desses componentes. Este método, no entanto, requer um longo tempo clínico, o que pode ser um desafio na prática clínica do Odontopediatra. Portanto, algumas técnicas alternativas nas quais a não instrumentação é necessária foram propostas.

A técnica não instrumentalizada mais utilizada no Brasil é a técnica descrita anteriormente, em 1964. Esse método envolve o acesso à câmara pulpar e remoção do tecido necrótico com irrigação. Em seguida, sem instrumentação dos canais radiculares, um medicamento contendo óxido de zinco e eugenol e dois antibióticos, cloranfenicol e tetraciclina, é colocado na entrada dos canais, e a restauração dos dentes é realizada. Embora os métodos não instrumentais para tratamento endodôntico de dentes decíduos sejam atrativos e exijam um tempo clínico curto, faltam fortes evidências de ensaios clínicos bem conduzidos.

Portanto, este ensaio clínico randomizado de não inferioridade de braços paralelos de quatro centros foi desenhado para avaliar a eficácia de uma não instrumentação de canais radiculares e uso de uma pasta contendo antibióticos (cloranfenicol e tetraciclina) e óxido de zinco e eugenol (CTZ) técnica para tratamento endodôntico de molares decíduos. A hipótese é que a eficácia do tratamento sem instrumentação não é inferior ao tratamento padrão envolvendo instrumentação manual dos canais radiculares e obturação com pasta de óxido de zinco e eugenol (ZOE) após 24 meses de acompanhamento. Serão elegíveis crianças que procurarem tratamento odontológico em um dos quatro centros participantes e com pelo menos um molar decíduo necessitando de tratamento endodôntico. Se a criança tiver mais de um molar com envolvimento pulpar, o dente incluso será determinado ao acaso. Outros dentes serão tratados, mas não serão incluídos no estudo. Os centros participantes são as faculdades de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de Iguaçu. As crianças incluídas serão alocadas aleatoriamente em um dos dois grupos (taxa de alocação de 1:1): grupo CTZ (técnica sem instrumentação) e grupo ZOE (tratamento padrão). A lista de randomização de

será gerada em site próprio (www.sealedenvelopes.com), em blocos permutados (2, 4 e 8 amostras) e estratificada para o centro. A sequência será encerrada em envelopes opacos individuais separados pelo estrato. A divulgação do grupo alocado ocorrerá quando as crianças estiverem sentadas na cadeira odontológica, após a anestesia, isolamento absoluto e abertura do dente incluso para aquela criança. Então o dente incluído será alocado ao grupo CTZ ou ao grupo ZOE. Após o tratamento, as crianças serão acompanhadas por 6, 12, 18 e 24 meses. As evidências de falha do tratamento em qualquer período serão registradas e os dentes serão extraídos.

O desfecho primário será o sucesso do tratamento odontológico após 24 meses de acompanhamento (dentes sem evidência de falha em todos os acompanhamentos). O cálculo do tamanho da amostra foi estimado com base em uma taxa de sucesso de 92% obtida em pulpectomias usando ZOE de uma revisão sistemática anterior (Coll et al., 2020), um limite de não inferioridade de 15%, um nível de significância de 5% e estatística poder de 90%. Acrescentaram-se 20% a este número para contemplar possíveis desistências e 60% devido ao desenho multicêntrico. O tamanho amostral previsto foi de 218 dentes (109 por grupo), divididos entre os centros.

No entanto, em março de 2023, decidimos modificar o tamanho da amostra original de 218 para 200 participantes, devido ao recrutamento mais lento do que o previsto. Com esta amostra, considerando os mesmos parâmetros, mantivemos o poder estatístico em torno de 90% (90,6%).

O mascaramento não será possível para participantes, operadores, pesquisadores ou mesmo avaliadores de resultados devido à natureza diferente dos tratamentos. No entanto, o avaliador de resultados não será informado do grupo alocado de cada dente.

Outros desfechos secundários serão o tempo clínico gasto com os tratamentos, comportamento das crianças durante o tratamento, desconforto imediatamente após o término do tratamento relatado pelas crianças, dor pós-operatória, melhora a curto e longo prazo do impacto negativo da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal, custos e custo-eficácia. A frequência de sucesso do tratamento após 24 meses será comparada entre os grupos da população com intenção de tratar considerando o limite de não inferioridade de 15% pelo método de Miettinen-Nurminen. A análise de sensibilidade será realizada por meio de regressão de Cox de não inferioridade. Para isso, será registrado o período em que ocorreu a falha terapêutica. Os resultados secundários serão comparados por testes estatísticos apropriados considerando a hipótese bicaudal.

Critérios de Inclusão:

  • Crianças que procuram atendimento odontológico
  • Crianças com pelo menos um molar decíduo com sinais clínicos e/ou radiográficos de comprometimento pulpar
  • Consentimento formal dos pais ou responsáveis pelas crianças concordando com a participação das crianças
  • Escreva ou consentimento verbal das crianças em participar do estudo

Critérios de Exclusão:

  • Crianças com necessidades especiais
  • Crianças com relato de alergia aos medicamentos utilizados nas pastas
  • Crianças com comportamento negativo na sessão de inclusão

Non-instrumentation technique with use of CTZ paste
Procedimento

After local anesthesia and rubber dam isolation, the pulp chamber will be accessed. After the location of root canals entrance, an initial irrigation will be conducted using 1% sodium hypochlorite. Then, a paste containing two antibiotics (chloramphenicol and tetracycline) and zinc oxide and eugenol (CTZ paste) will be placed in the pulp chamber floor, into the root canal entrances. Then, a layer of glass ionomer cement will be placed, and the teeth will be restored with bulk-fil resin composite.


Instrumentation technique and filling with Zinc Oxide and Eugenol paste
Procedimento

After anesthesia and rubber dam isolation, pulp chamber will be accessed with burs, and the root canals entrance will be prepared using a Gates Glidden bur. The root canal length determination will be done subtracting 1 mm from the radiographic measurements performed on the different roots. The instrumentation will be performed with 21mm stainless steel endodontic hand K-files, with International Organization for Standardization (ISO) tip ranging from #08 to #35. Irrigation will be performed using 1% sodium hypochlorite. After the last file, a final irrigation will be conducted with ethylenediaminetetraacetic acid and tegentol (EDTA-T) and 0.9% sodium chloride solution, and the root canals will be dried with paper points. Then, the root canals will be filled with a Zinc Oxide and Eugenol paste (ZOE paste), inserted into the root canals with a lentulo spiral. A layer of glass ionomer cement will be placed, and the teeth will be restored with bulk-fil resin composite.

Santa Catarina Federal University
Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88040-900

Rio de Janeiro State University
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20551-030

School of Dentistry, University of Sao Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 05508-000

Iguaçu University
Itaperuna / Rio de Janeiro / CEP: 28300-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Santa Catarina Federal University
  • Rio de Janeiro State University
  • Iguaçu University

Código do estudo:
NCT04942158
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2021
Data de finalização inicial:
março / 2025
Data de finalização estimada:
março / 2025
Número de participantes:
200
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top