Um ensaio clínico de combinação de anticorpos monoclonais amplamente neutralizantes específicos para o HIV combinados com o início da ART durante a infecção aguda pelo HIV para induzir a remissão do HIV
Patrocinado por: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O A5388 é um estudo de fase II, de dois braços, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que incluirá 48 adultos virgens de terapia antirretroviral (ART) com infecção aguda pelo HIV (IAH) para determinar se:
- Administração de combinação A terapia com anticorpos amplamente neutralizantes específicos para HIV (bNAb) além da TARV durante a infecção aguda pelo HIV (IAH) será segura.- Os participantes que recebem terapia combinada de bNAb em adição à ART durante a IAH terão maior probabilidade de demonstrar um atraso no tempo para o RNA do HIV-1 ≥1.000 cópias/mL por 4 semanas consecutivas em comparação com os participantes que recebem placebo mais ART.- Participantes que recebem terapia combinada de bNAb além de TARV durante a IAH irão demonstrar reservatórios virais mais baixos e maior imunidade específica ao HIV em comparação com participantes que recebem placebo mais TARV.
Mais detalhes...Saiba mais:
Critérios de inclusão:
Etapa 1:
1. Documentação apropriada dos registros médicos de diagnóstico de AHI antes da inscrição que inclua um dos seguintes:
1. Um RNA do HIV-1 detectável dentro de 28 dias antes da entrada no estudo E um HIV não reativo -1 anticorpo dentro de 7 dias antes da entrada; OU
2. Um RNA HIV-1 detectável ou um anticorpo HIV-1 reativo dentro de 28 dias antes da entrada no estudo E um Western Blot (WB) negativo/indeterminado ou Ensaio Suplementar Geenius HIV-1/HIV-2 negativo/indeterminado dentro de 7 dias antes da entrada; OU
3. Um anticorpo HIV-1 não reativo documentado ou RNA HIV-1 negativo dentro de 90 dias antes da entrada no estudo E um anticorpo HIV-1 reativo documentado ou WB positivo que é negativo para a banda p31 ou um Geenius HIV-1 positivo /HIV-2 Supplemental Assay que é negativo para a banda p31 dentro de 7 dias antes da entrada; OU
4. ARQUITETO ou GSCOMBO S/CO ≥10 nos 7 dias anteriores à entrada E um anticorpo HIV-1 não reativo nos 7 dias anteriores à entrada; OU
5. ARQUITETO ou GSCOMBO S/CO ≥1 nos 7 dias anteriores à entrada E um anticorpo HIV-1 não reativo nos 7 dias anteriores à entrada E um S/CO anterior conhecido <0,5 nos 90 dias anteriores à entrada; OU
6. ARQUITETO ou GSCOMBO S/CO >0,5 mas <10 nos 7 dias anteriores à entrada E um anticorpo HIV-1 não reativo nos 7 dias anteriores à entrada E RNA do HIV-1 detectável nos 7 dias anteriores à entrada
2 . Os seguintes valores laboratoriais obtidos até 21 dias antes da entrada:
- Contagem absoluta de neutrófilos (CAN) ˃1.000/mm3
- Hemoglobina:
- >10 g/dL para homens cisgênero e mulheres transgênero
- >9 g/dL para mulheres cisgênero e homens transgênero
- Contagem de plaquetas ˃100.000/mm3
- Taxa de filtração glomerular estimada (eGFR) ≥50 mL/min/1,73m2 usando a equação Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-Epi), considerando taxas mais baixas em circunstâncias especiais.
- ALT (SGPT) ≤2,5 x LSN
- AST (SGOT) ≤2,5 x LSN
- Bilirrubina total <1,5 x LSN
3. Para pessoas com possibilidade de engravidar, teste de urina ou soro negativo nas 24 horas anteriores à entrada de estudo.
4. As pessoas que podem engravidar devem concordar em usar dois métodos contraceptivos ao longo do Passo 1 se participarem de atividades sexuais que possam levar à gravidez. Um método contraceptivo deve ser altamente eficaz e o segundo método contraceptivo deve ser um método de barreira .
5. Participantes com potencial reprodutivo que se envolvam em atividade sexual que possa levar à gravidez de sua parceira devem concordar em usar um método anticoncepcional de barreira durante o Passo 1.
6. Capacidade e vontade de usar um método de barreira ou abstinência de relações sexuais com todos os parceiros que são vulneráveis ao HIV ou cujo status sorológico do HIV é desconhecido para evitar a transmissão do HIV durante a Etapa 2, Etapa 3 e até que o RNA do HIV-1 plasmático seja menor que o limite de detecção após o reinício da TARV na Etapa 4.
7. Idade ≥18 e ≤ 70 anos.
8. Capacidade e vontade de iniciar o TARV na inscrição.
9. Disponibilidade e disponibilidade para participar em visitas de estudo agendadas, inclusive durante o ATI, conforme Agenda de Avaliações (SOE).
10. Capacidade e vontade do participante em fornecer consentimento informado.
Passo 2:
1. Antígeno de superfície (HBsAg) negativo documentado para o vírus da hepatite B (HBV) obtido dentro de 16 semanas antes do registro do Passo 2.
2. Anticorpo (anti-HCV) negativo documentado contra o vírus da hepatite C (HCV) ou RNAPCR negativo do HCV obtido dentro de 16 semanas antes do registro da Etapa 2.
3. Recebimento das doses completas das infusões do estudo na inscrição (VRC07-523LS + PGT121.414.LS ou placebo [Sodium Chloride for Injection USP, 0,9%]).
4. HIV-1 RNA <200 cópias/mL obtido até 6 semanas antes do registro da Etapa 2.
5. Contagem de células T CD4+ ≥450 células/mm3 obtida dentro de 6 semanas antes do registro da Etapa 2.
6. Para participantes com possibilidade de engravidar, teste de gravidez de soro ou urina negativo até 48 horas antes da entrada na Etapa 2.
7. Para evitar a gravidez, as participantes que podem engravidar devem concordar em usar contracepção ou praticar abstinência de atividade sexual que possa levar à gravidez ao longo da Etapa 2.
8. Capacidade e vontade de usar um método de barreira ou abstinência de relações sexuais com parceiros que são vulneráveis ao HIV ou cujo status sorológico do HIV é desconhecido para evitar a transmissão do HIV durante a Etapa 2.
9. Capacidade e vontade de interromper a TARV.
10. Conclusão da Etapa 1.
Etapa 3:
1. Não cumpriu os critérios de reinício da TAR.
2. Conclusão da Etapa 2.
3. Desejo de continuar na ATI.
4. Para evitar a gravidez, as participantes que podem engravidar devem concordar em usar contracepção ou praticar abstinência de atividade sexual que possa levar à gravidez ao longo da Etapa 3.
5. Capacidade e vontade de usar um método de barreira ou abstinência de relações sexuais com todos os parceiros que são vulneráveis ao HIV ou cujo status sorológico do HIV é desconhecido para evitar a transmissão do HIV durante a Etapa 3.
Etapa 4:
1. Cumpriu qualquer um dos critérios de reinício da TARV durante a Etapa 2 ou Etapa 3. -OU- Concluiu a Etapa 3 e está não se inscrever no ACTG A5385.
2. Para evitar a gravidez, as participantes que podem engravidar devem concordar em usar contracepção ou praticar abstinência de atividade sexual que possa levar à gravidez ao longo do Passo 4.
3. Capacidade e vontade de usar um método de barreira ou abstinência de relações sexuais com todos os parceiros que são vulneráveis ao HIV ou cujo status sorológico do HIV é desconhecido para prevenir a transmissão do HIV até que o RNA do HIV-1 plasmático esteja abaixo do limite de detecção após o reinício da TARV.
Critério de Exclusão:
Passo 1:
1. Recebimento prévio de imunoglobulina (IgG).
2. Recebimento prévio de anticorpo monoclonal humanizado ou humano licenciado ou em investigação (exceto para prevenção e/ou tratamento de SARS-CoV-2/COVID-19).
3. História de reação alérgica grave com urticária generalizada, angioedema ou anafilaxia nos 2 anos anteriores à inscrição.
4. História de urticária crônica com necessidade de tratamento diário.
5. Recebimento do agente de estudo investigacional até 28 dias antes da inscrição.
6. Participação anterior em estudo investigativo de vacina candidata contra o HIV ou imunoprofilaxia para infecção pelo HIV-1 com recebimento de produto ativo ou com recebimento de produto ativo ou placebo e permanece cego quanto ao que realmente recebeu.
7. Malignidade ativa ou recente não associada ao HIV que requer quimioterapia sistêmica ou cirurgia nos últimos 36 meses ou para quem tais terapias são esperadas nos 12 meses subsequentes.
8. Uso de qualquer medicamento imunomodulador dentro de 6 meses após a entrada no estudo, incluindo corticosteróides sistêmicos (longo prazo), imunossupressores, anticancerígenos, interleucinas, interferons sistêmicos, quimioterapia sistêmica ou outros medicamentos que o investigador local considere que possam ter um efeito imunomodulador.
9. Uso de TARV por qualquer motivo, incluindo profilaxia pré ou pós-exposição, até 60 dias antes do ingresso no estudo.
10. Uso ou dependência ativa de drogas ou álcool que, na opinião do investigador local, interferiria na adesão aos requisitos do estudo.
11. História conhecida de infecção ativa por Hepatite B ou Hepatite C.
12. Qualquer condição médica aguda, crônica ou recente e clinicamente significativa que, na opinião do investigador do centro, possa interferir na adesão aos requisitos do estudo ou comprometer a segurança ou os direitos do participante.
13. História ou doença cardiovascular aterosclerótica clínica atual (ASCVD) conforme definido pelas diretrizes de 2013 do American College of Cardiology (ACC)/American Heart Association (AHA), incluindo um diagnóstico prévio de qualquer um dos seguintes:
- Infarto agudo do miocárdio
- Síndromes coronárias agudas
- Angina estável ou instável
- Revascularização coronária ou outra arteriais
- AVC
- TIA
- Doença arterial periférica presumivelmente de origem aterosclerótica
14. Amamentando ou grávida.
15. Peso >115 kg.
16. Uso de medicamentos proibidos para bictegravir, emtricitabina e tenofoviralafenamida (consulte a seção 5.8 do protocolo) nos 7 dias anteriores à entrada ou uso planejado de medicamentos proibidos durante o período de participação no estudo.
17. Ausência de acesso venoso adequado para administração de infusão ou flebotomia para avaliação do desfecho primário do estudo.
Etapa 2:
1. Falha viral, conforme definido na seção 6.2.4 do protocolo, após Etapa 1 semana 24.
2. Falha ao iniciar TARV na Etapa 1.
3. Recebimento de qualquer inibidor não nucleosídeo da transcriptase reversa (NNRTI ) ou TARV de ação prolongada (qualquer terapia administrada em um intervalo menor do que diariamente), como injeções de cabotegravir ou rilpivirina, após a entrada na Etapa 1.
4. Recebimento de qualquer terapia de imunoglobulina ou medicamentos imunomoduladores após a entrada na Etapa 1, incluindo corticosteróides sistêmicos (longo prazo), imunossupressores, anticancerígenos, interleucinas, interferons sistêmicos, quimioterapia sistêmica ou outros medicamentos que o investigador do centro considere que possam ter um efeito imunomodulador .
5. Não tem HIV-1.
6. O participante estava no estágio VI da Fiebig no momento do ingresso no estudo.
7. Falha do participante em comparecer a três visitas consecutivas da Etapa 1 do estudo.
8. Doença intercorrente, novo diagnóstico médico, anormalidade laboratorial, sinal ou sintoma que, na opinião do investigador do centro, colocaria o participante em maior risco de morbidade durante a ATI.
9. Gravidez ou amamentação.
10. Uso ou dependência ativa de drogas ou álcool que, na opinião do investigador local, interferiria na adesão aos requisitos do estudo.
Passo 3:
1. Transferência para A5385 (Estudo de Coorte Pós-Intervenção).
2. Reinício da TARV no Passo 2.
3. Doença intercorrente, novo diagnóstico médico, anormalidade laboratorial, sinal ou sintoma que, na opinião do investigador do centro, colocaria o participante em maior risco de morbidade durante a interrupção do tratamento analítico.
4. Uso ou dependência ativa de drogas ou álcool que, na opinião do investigador local, interferiria na adesão aos requisitos do estudo.
Passo 4:
1. Falta de vontade ou incapacidade de reiniciar a TARV após cumprir um critério de reinício da TARV na Etapa 2 ou Etapa 3.
VRC07-523LS
Biológico10 mg/kg intravenous infusion over approximately 15 to 30 minutes once at entry
PGT121.414.LS
Biológico5 mg/kg intravenous infusion over approximately 30 to 60 minutes once at entry
Placebo
OutroSodium Chloride for Injection USP, 0.9%
ART
DrogaBictegravir 50 mg/emtricitabine 200 mg/tenofovir alafenamide 25 mg tablet orally once daily with or without food
Hospital Nossa Senhora da Conceicao
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 91350-200Contato principal: Rita de Cassia Alves Lira / +55 51-33572603 / lrita@ghc.com.br
Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro- Código do estudo:
- NCT05719441
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- junho / 2024
- Data de finalização inicial:
- setembro / 2025
- Data de finalização estimada:
- setembro / 2028
- Número de participantes:
- 48
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não