Um estudo de extensão NEPTUNUS randomizado, duplo-cego de 2 braços para avaliar a segurança e eficácia a longo prazo do Ianalumabe em pacientes com síndrome de Sjogrens.

Patrocinado por: Novartis Pharmaceuticals

Atualizado em: 17 de junho de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é medir a segurança e tolerabilidade a longo prazo do ianalumabe em participantes com síndrome de Sjogren que completaram anteriormente o tratamento de um dos dois estudos principais NEPTUNUS de 1 ano (CVAY736A2301 ou CVAY736A2302).

- O tratamento do estudo é ianalumabe 300 mg em seringa pré-cheia de 2 mL para injeção. Todos os participantes receberão ianalumabe mensalmente ou a cada 3 meses.- A duração do tratamento será de 3 anos com acompanhamento de segurança adicional de até 2 anos. A duração total deste estudo de extensão será de até 5 anos.- A frequência das visitas será mensal durante o período de tratamento e acompanhamento obrigatório, e com menor frequência durante o acompanhamento condicional subsequenteTratamento de interesse: O tratamento randomizado (ianalumabe) será recebido mensalmente ou a cada 3 meses. Os participantes designados para tratamento a cada 3 meses receberão placebo todos os meses entre as doses de ianalumabe para manter o cegamento.Número de participantes: Aproximadamente 600 participantes dos estudos principais do NEPTUNUS serão transferidos para o estudo de extensão. Grupos de tratamento QUEBRADELINHA:Não haverá período de triagem neste ensaio. A partir da semana 48 do estudo principal NEPTUNUS, os participantes terão a oportunidade de consentir com este estudo de extensão.A partir da Semana 52 dos estudos principais NEPTUNUS (ou seja, Dia 1 no estudo de extensão), os participantes elegíveis serão designados para qualquer um dos regimes de tratamento:- ianalumabe 300 mg mensalmente ou- ianalumabe 300 mg uma vez a cada 3 meses Participantes que recebem placebo em qualquer um dos estudos principais do NEPTUNUS serão randomizados 1:1 para receber 300 mg de ianalumabe mensalmente ou a cada 3 meses a partir da semana 60 e os participantes que recebem ianalumabe em qualquer um dos estudos principais do NEPTUNUS continuarão o mesmo tratamento no estudo de extensão.Ianalumabe será administrado por injeção subcutânea em uma seringa pré-cheia de 2 mL. Os participantes terão a oportunidade de se autoinjetar em casa em algumas visitas após receberem treinamento.

Saiba mais:

O objetivo principal deste estudo de extensão de tratamento de 3 anos é a avaliação contínua da segurança e tolerabilidade do tratamento com ianalumabe 300 mg mensalmente ou a cada 3 meses. Um objetivo adicional é explorar a eficácia a longo prazo de ambos os regimes de dosagem de ianalumab 300 mg.

O objetivo principal é avaliar a segurança e tolerabilidade em longo prazo do ianalumabe em participantes com síndrome de Sjogren. Os objetivos secundários são os seguintes: Avaliar a eficácia a longo prazo de VAY736 300 mg administrado mensalmente ou a cada 3 meses.

Para mostrar a comparabilidade do ianalumab Ctrough entre 2x 1mL PFS (dos estudos principais NEPTUNUS: CVAY736A2301 e CVAY736A2302) e 1x 2mL PFS para participantes em tratamento mensal contínuo.

Avaliar melhor a farmacocinética do ianalumabe. Para avaliar o impacto do tratamento a longo prazo na depleção de células B. Desenho do ensaio: Este é um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, de fase 3b para avaliar a segurança e tolerabilidade a longo prazo de quatro regimes de tratamento de ianalumabe em participantes com síndrome de Sjogren que participaram e completaram um dos dois estudos principais do NEPTUNUS , NEPTUNUS-1 (CVAY736A2301) ou NEPTUNUS-2 (CVAY736A2302). Não haverá período de triagem neste ensaio. A partir da semana 48 do estudo principal NEPTUNUS, os participantes terão a oportunidade de consentir com este estudo de extensão. Os participantes elegíveis continuarão o tratamento designado para receber 300 mg de ianalumabe mensalmente ou a cada 3 meses por até 3 anos adicionais de tratamento além do período principal do estudo de 1 ano. Após o período de tratamento, todos os participantes entrarão em um período de acompanhamento a ser monitorado por pelo menos 20 semanas e, em seguida, um período de acompanhamento condicional (se os critérios de recuperação de células B não forem atendidos). O período total de acompanhamento pós-tratamento é de até 2 anos. População do estudo QUEBRADELINHA: Participantes com síndrome de Sjogren que completaram o tratamento em um dos dois estudos principais do NEPTUNUS.

Método de cegamento: Duplo-cego Método de atribuição de tratamento do estudo: Os participantes randomizados para receber 300 mg de ianalumabe mensalmente ou a cada 3 meses em um dos estudos principais do NEPTUNUS continuarão o tratamento designado. Os participantes randomizados para receber placebo nos estudos principais do NEPTUNUS serão randomizados em uma proporção de 1:1 para 300 mg de ianalumabe mensalmente ou a cada 3 meses.

Os participantes randomizados para receber 300 mg de ianalumabe a cada 3 meses receberão placebo (um tratamento simulado) uma vez por mês entre as doses. Comitês QUEBRADELINHA: Um Comitê de Monitoramento de Dados (DMC) independente será utilizado para revisão de segurança ao longo do estudo. Um comitê diretor será formado para garantir uma visão geral da condução do estudo.

Critério de inclusão:

1. Consentimento informado assinado antes da participação no estudo de extensão.

2. Os participantes devem ter participado de um dos dois estudos principais do NEPTUNUS, CVAY736A2301 ou CVAY736A2302, e devem ter completado todo o tratamento até a semana 48 sem descontinuação do tratamento nos estudos principais do NEPTUNUS.

3. No julgamento do Investigador, deve-se esperar que os participantes se beneficiem clinicamente da terapia continuada com ianalumabe. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:

1. Uso de terapias excluídas pelos protocolos dos estudos NEPTUNUS-1 e NEPTUNUS-2 (ver critérios de exclusão dos protocolos dos estudos NEPTUNUS na Seção 5.2 para obter detalhes).

2. Planos de administração de vacinas vivas durante o período do estudo.

3. Mulheres grávidas ou amamentando (lactantes), onde a gravidez é definida como o estado da mulher após a concepção e até o término da gestação, confirmado por exame laboratorial positivo de Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG).

4. Mulheres com potencial para engravidar (WOCBP), definidas como todas as mulheres fisiologicamente capazes de engravidar, a menos que estejam usando métodos contraceptivos altamente eficazes enquanto tomam o tratamento do estudo durante a dosagem e por 6 meses após a interrupção do medicamento experimental. Os métodos contraceptivos altamente eficazes incluem:

  • Abstinência total (quando esta está de acordo com o estilo de vida preferido e habitual do participante. Abstinência periódica (por exemplo, calendário, ovulação, métodos sintotérmicos, pós-ovulação) e abstinência não são métodos contraceptivos aceitáveis .
  • Laqueadura tubária bilateral feminina, esterilização feminina (fez ooforectomia bilateral cirúrgica com ou sem histerectomia) ou histerectomia total pelo menos seis semanas antes de iniciar o tratamento do estudo. por avaliação do nível hormonal de acompanhamento
  • Esterilização masculina (pelo menos 6 meses antes da triagem Para participantes do sexo feminino no estudo, o parceiro masculino vasectomizado deve ser o único parceiro desse participante). ), métodos contraceptivos hormonais injetados ou implantados ou colocação de um dispositivo intrauterino (DIU) ou sistema intrauterino (SIU), ou outras formas de contracepção hormonal que tenham eficácia comparável (taxa de falha < 1%), por exemplo, anel vaginal hormonal ou contracepção hormonal transdérmica.

No caso de uso de contracepção oral, as mulheres deveriam estar estáveis ​​com a mesma pílula por no mínimo 3 meses antes de iniciar o tratamento do estudo. A contracepção

deve ser usada de acordo com as informações de prescrição aprovadas localmente para medicamentos administrados concomitantemente.

Mulheres são consideradas pós-menopáusicas se tiveram 12 meses de amenorreia natural (espontânea) com perfil clínico apropriado (por exemplo, história de sintomas vasomotores apropriada para a idade). As mulheres são consideradas sem potencial para engravidar se estiverem na pós-menopausa ou tiverem sido submetidas a ooforectomia bilateral cirúrgica (com ou sem histerectomia), histerectomia total ou laqueadura tubária bilateral há pelo menos seis semanas. da mulher foi confirmado pela avaliação do nível hormonal de acompanhamento se ela é considerada sem potencial para engravidar.

Se as regulamentações locais se desviarem dos métodos contraceptivos listados acima para prevenir a gravidez, as regulamentações locais serão aplicadas e serão descritas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

5. Homens sexualmente ativos, a menos que concordem em usar proteção de barreira durante a relação sexual durante o tratamento do estudo, são excluídos. Como o uso do preservativo por si só tem uma taxa de falha relatada superior a 1% ao ano, recomenda-se que as parceiras dos participantes do estudo do sexo masculino usem um segundo método de controle de natalidade. Embora o ianalumabe não seja teratogênico e/ou genotóxico e não seja transferido para o sêmen, a contracepção masculina é necessária, conforme solicitado pelo FDA.

Ianalumab (VAY736)
Droga

VAY736 300 mg /2 mL, PFS, Solution for injection for subcutaneous use


Placebo
Outro

Placebo 0 mg/2 mL, PFS, Solution for injection for subcutaneous Use

Novartis Investigative Site
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 04266 010

Novartis Investigative Site
Recrutando Juiz de Fora / Minas Gerais / CEP: 36010 570

Novartis Investigative Site
Recrutando Salvador / Bahia / CEP: 40150 150

Código do estudo:
NCT05985915
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2023
Data de finalização inicial:
agosto / 2028
Data de finalização estimada:
julho / 2030
Número de participantes:
600
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top