Um estudo de pesquisa para comparar Somapacitan uma vez por semana com Norditropin® uma vez por dia em crianças que precisam de ajuda para crescer
Patrocinado por: Novo Nordisk A/S
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O estudo compara dois medicamentos para o tratamento de crianças nascidas pequenas e que permanecem pequenas, ou com Síndrome de Turner, Síndrome de Noonan ou baixa estatura idiopática.
O objetivo do estudo é ver como funciona o tratamento com somapacitan em comparação com o tratamento com Norditropin®. O somapacitano é um medicamento novo e o Norditropin® é um medicamento que os médicos já podem prescrever em alguns países. O estudo durará cerca de 3 anos. Os participantes receberão somapacitan uma vez por semana durante 3 anos ou Norditropin® uma vez ao dia durante 1 ano seguido de somapacitan uma vez por semana durante 2 anos. O tratamento que os participantes recebem é decidido ao acaso.
Mais detalhes...Saiba mais:
Critérios de inclusão:
1. Consentimento informado dos pais ou representante legalmente aceitável do participante e consentimento da criança, de acordo com a idade apropriada, deve ser obtido antes de qualquer atividade relacionada ao estudo. Atividades relacionadas ao estudo são quaisquer procedimentos que são realizados como parte do estudo, incluindo atividades para determinar a adequação para o estudo.
2. Nenhuma exposição prévia à terapia de promoção do crescimento, incluindo mas não limitado a hormônio do crescimento, IGF-I e análogos da grelina.
Aplicável a crianças PIG:
3. Nascidos pequenos para a idade gestacional (comprimento ao nascer abaixo de -2 SDS OU peso ao nascer abaixo de -2 SDSOR ambos) (de acordo com os padrões nacionais).
4. Pré-púberes:
1. Meninos:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor de 11,0 anos na triagem.
- Volume testicular abaixo de 4 mL
2. Meninas:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor que 10,0 anos na triagem.
- Tanner estágio 1 para desenvolvimento mamário: Sem tecido mamário glandular palpável)
5. Altura prejudicada definida como pelo menos 2,5 desvios padrão abaixo da altura média para idade cronológica e sexo na triagem de acordo com os padrões dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
6. Velocidade de crescimento prejudicada definida como velocidade de crescimento anualizada abaixo do percentil 50 para idade cronológica e sexo de acordo com os padrões de Prader, calculada em um intervalo de tempo mínimo de 6 meses e máximo de 18 meses antes da triagem.
7. Índice de Massa Corporal abaixo do percentil 95 de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, gráficos de crescimento do Índice de Massa Corporal por idade.
Aplicável a meninas com ST:
8. Diagnóstico confirmado de ST por análise cromossômica de linfócitos de 30 células (ou mais).*
9. Meninas pré-púberes:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor de 10,0 anos triagem.
- Tanner estágio 1 para desenvolvimento mamário: Sem tecido mamário glandular palpável)
10. Altura prejudicada definida como pelo menos 2,0 desvios padrão abaixo da altura média para idade cronológica e sexo na triagem de acordo com os padrões dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
11. Altura histórica medida 6-18 meses antes da triagem.
12. A terapia de reposição de hormônio tireoidiano deve ser adequada e estável por pelo menos 90 dias antes da randomização, se aplicável.
Aplicável a crianças com SN:
13. Diagnóstico clínico de SN de acordo com a lista de pontuação de van der Burgt
14. Crianças pré-púberes:
1. Meninos:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor que 11,0 anos na triagem.
- Volume testicular abaixo de 4 mL
2. Meninas:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor que 10,0 anos na triagem.
- Tanner estágio 1 para desenvolvimento mamário: Sem tecido mamário glandular palpável)
15. Altura prejudicada definida como pelo menos 2,0 desvios padrão abaixo da altura média para idade cronológica e sexo na triagem de acordo com os padrões dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
16. Altura histórica medida 6-18 meses antes da triagem.
17. A terapia de reposição de hormônio tireoidiano deve ser adequada e estável por pelo menos 90 dias antes da randomização, se aplicável.
Aplicável a crianças com ISS:
18. Pré-púberes:
1. Meninos:
- Idade igual ou superior a 2 anos e 26 semanas e inferior a 11,0 anos na triagem.
- Volume testicular abaixo de 4 mL
2. Meninas:
- Idade maior ou igual a 2 anos e 26 semanas e menor que 10,0 anos na triagem.
- Tanner estágio 1 para o desenvolvimento da mama: Sem tecido mamário glandular palpável)
19. Idade óssea:
1. Meninos:
- Idade óssea menor ou igual a 12 anos.
- Idade óssea não atrasada ou avançada mais de 2 anos em relação à idade cronológica.
2. Meninas:
- Idade óssea menor ou igual a 11 anos.
- Idade óssea não atrasada ou avançada mais de 2 anos em relação à idade cronológica.
20. Altura prejudicada definida como pelo menos 2,5 desvios padrão abaixo da altura média para idade cronológica e sexo na triagem de acordo com os padrões dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
21. Altura histórica medida 6-18 meses antes da triagem.
22. Uma secreção normal de GH (pico de GH acima de 7 ng/mL) durante teste de estimulação de GH realizado dentro de 18 meses antes da triagem ou se tal teste não estiver disponível para crianças com ISS, um teste deve ser realizado como parte das avaliações de triagem e o resultado deve estar disponível antes da randomização.
- Se uma contagem de 30 células não estiver disponível para pacientes com ST, um teste deve ser feito e os resultados devem estar disponíveis antes da randomização.
Critérios de exclusão:
1. Hipersensibilidade conhecida ou suspeita à(s) intervenção(ões) do estudo ou produtos relacionados.
2. Randomização prévia no mesmo subestudo neste estudo.
3. Recebimento de qualquer medicamento experimental até 3 meses antes da triagem ou participação em outro estudo clínico no momento da randomização.
4. Crianças com suspeita ou confirmação de deficiência de hormônio do crescimento de acordo com a prática local.
5. laboratório de
1. glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL (7,0 mmol/L) ou
2. HbA1c maior ou igual a 6,5%.
6. Doenças inflamatórias atuais que requerem tratamento com corticosteroides sistêmicos por mais de 2 semanas consecutivas nos últimos 3 meses antes da triagem.
7. Crianças que necessitam de terapia com glicocorticoide inalatório em dose superior a 400 µg/dia de budesonida inalatória ou equivalente (ou seja, 250 µg/dia para propionato de fluticasona) por mais de 4 semanas consecutivas nos últimos 12 meses antes da triagem.
8. Administração concomitante de outros tratamentos que possam ter efeito no crescimento, por exemplo, mas não limitado a metilfenidato para tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
9. Diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
10. História ou presença conhecida de qualquer malignidade, tumor intracraniano ou cisto intracraniano.
11. Histórico ou presença conhecida de Hepatite B ou Hepatite C ativa (excetua-se a este critério de exclusão a presença de anticorpos devido à vacinação contra Hepatite B).
12. Qualquer distúrbio que, na opinião do investigador, possa comprometer a segurança do participante ou o cumprimento do protocolo.
13. É provável que o participante ou o pai/representante legalmente aceitável não esteja em conformidade com a condução do estudo, conforme julgado pelo investigador.
14. Tratamento atual com hormônios sexuais ou inibidores de aromatase.
15. Qualquer anormalidade clinicamente significativa conhecida ou suspeita que possa afetar o crescimento ou a capacidade de avaliar o crescimento com medidas da altura em pé, tais como, mas não se limitando a:
1. História familiar conhecida de displasia esquelética.
2. Anomalias significativas da coluna vertebral, incluindo, entre outras, escoliose, cifose e variantes da espinha bífida.
3. Qualquer outro distúrbio/condição que possa causar baixa estatura, como, mas não limitado a, privação psicossocial, distúrbios nutricionais, doença sistêmica crônica e doença renal crônica.
Aplicável a crianças com PIG:
1. ST (incluindo mosaicismo).
2. NS.
3. Deficiências hormonais.
4. Crianças pequenas por desnutrição definidas como -2 desvios padrão de acordo com os padrões. 0¬-5 anos: peso para altura no Estudo Multicêntrico de Referência de Crescimento da Organização Mundial da Saúde 2006. Acima de 5 anos: Índice de Massa Corporal 2007 da Organização Mundial da Saúde.
5. Aneuploidia cromossômica conhecida ou mutações genéticas significativas que causam 'síndromes' médicas com baixa estatura, incluindo, entre outros, síndrome de Laron, síndrome de Prader-Willis, síndrome de Russell-Silver, displasias esqueléticas, análise anormal do gene SHOX ou ausência de receptores de GH.
Aplicável a crianças com ST:
1. NS.
2. Mosaicismo abaixo de 10%.
3. ST com mosaicismo do cromossomo Y onde não foi realizada gonadectomia.
4. NYHA classe II ou superior ou que necessite de medicação para qualquer problema cardíaco.
5. Doença celíaca em que o participante não está estável em dieta isenta de glúten nos 12 meses anteriores à triagem.
Aplicável a crianças com SN:
1. TS (incluindo mosaicismo).
2. Distúrbios relacionados a Noonan: síndrome de Noonan com lentigos múltiplos (anteriormente chamada de síndrome de 'LEOPARD'), síndrome de Noonan com cabelo anágeno solto, síndrome cardiofaciocutânea (CFC), síndrome de Costello, neurofibromatose tipo 1 (NF1) e síndrome de Legius.Painel genético molecular os resultados dos testes devem estar disponíveis antes da randomização para excluí-los.
3. Doença celíaca em que o participante não está estável em dieta isenta de glúten nos 12 meses anteriores à triagem.
Aplicável a crianças com ISS:
1. TS (incluindo mosaicismo).
2. NS.
3. Deficiências hormonais.
4. Nascido pequeno para a idade gestacional (definido como comprimento ao nascer abaixo de -2 SDS OU peso ao nascer abaixo de -2 SDS OU ambos) (de acordo com os padrões nacionais).
5. Aneuploidia cromossômica conhecida ou mutações genéticas significativas que causam 'síndromes' médicas com baixa estatura, incluindo, entre outros, síndrome de Laron, síndrome de Prader-Willis, síndrome de Russell-Silver, displasias esqueléticas, análise anormal do gene SHOX ou ausência de receptores de GH.
Somapacitan
DrogaSomapacitan will be administered subcutaneously (s.c.) once weekly using PDS290 pen-injector.
Norditropin®
DrogaNorditropin® will be administered s.c. once daily using FlexPro® pen-injector.
Novo Nordisk Investigational Site
Ainda não recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01221-900Novo Nordisk Investigational Site
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01228-000Novo Nordisk Investigational Site
Recrutando Curitiba / Paraná / CEP: 80810-040Novo Nordisk Investigational Site
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01223-001Novo Nordisk Investigational Site
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000Centro de Diabetes Curitiba
Recrutando Curitiba / Paraná / CEP: 80810-040CPQuali Pesquisa Clínica Ltda
Recrutando São Paulo / Sao Paulo / CEP: 01228-000Santa Casa Sao Paulo
Recrutando Sao Paulo / SP / CEP: 01223-001Hosp. Das Clínicas Da Fac. de Med.Da Universidade de Sp
Recrutando São Paulo / SP / CEP: 05403-000- Código do estudo:
- NCT05330325
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- agosto / 2022
- Data de finalização inicial:
- agosto / 2024
- Data de finalização estimada:
- maio / 2027
- Número de participantes:
- 399
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não