Um estudo de prova de conceito de fase 2 para avaliar a eficácia e segurança do Daxdilimabe em participantes com dermatomiosite (DM) ou miosite inflamatória anti-sintetase (ASIM)
Patrocinado por: Horizon Therapeutics Ireland DAC
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
O objetivo primário de eficácia:
Avaliar o efeito do daxdilimabe comparado ao placebo na redução da atividade da doença na Semana 24.Os objetivos secundários de eficácia incluem:1. Avaliar o efeito do daxdilimabe comparado ao placebo na redução da atividade da doença na Semana 24.2. Avaliar o efeito do daxdilimabe comparado ao placebo nos sintomas cutâneos na Semana 24.3. Avaliar o efeito do daxdilimabe na diminuição do uso de corticosteroide na Semana 24.Outros objetivos secundários incluem:1. Caracterizar a farmacocinética (PK) e imunogenicidade do daxdilimabe nos participantes.2. Avaliar a segurança e tolerabilidade do daxdilimabe nos participantes.
Mais detalhes...Saiba mais:
O estudo envolverá 96 participantes com 2 populações de miosite inflamatória idiopática:
- População 1 ou dermatomiosite (DM): participantes com DM com miosite definida ou provável de acordo com os critérios do American College of Rheumatology/European League AgainstRheumatism 2017 (ACR/EULAR 2017) e uma erupção cutânea de DM.
- População 2 ou miosite inflamatória antissintetase (ASIM): participantes com ASIM com miosite definida ou provável de acordo com os critérios ACR/EULAR 2017 e anticorpo associado a ASIM positivo.
Os participantes serão randomizados por população em uma proporção de 1:1 e receberão o produto experimental (IP) daxdilimabe ou placebo por injeção subcutânea.
A duração total estimada do estudo será de até 60 semanas.
Adquirida da Horizon em 2024.
Principais critérios de inclusão:
1. Homens ou mulheres adultos com 18 e ≤ 75 anos de idade no momento da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
2. Diagnóstico de miosite definitiva ou provável de acordo com critérios do American College ofRheumatology/European League Against Rheumatism 2017 (ACR/EULAR 2017):
1. População 1: DM
- Diagnóstico de DM com rash de DM atual ou histórico, ou
2. População 2: ASIM
- Os anticorpos anti-histidil tRNA sintetase-(Anti-Jo-1) devem ser positivos durante a triagem por testes do laboratório central, ou
- Um dos seguintes anticorpos deve ser positivo por testes históricos: dirigido contra anti-alanil- (anti-PL-12), anti-treonil-(anti PL-7),anti-asparaginil-(anti-KS), anti-glicil-(anti-EJ), anti-isoleucil-(anti-OJ),anti -fenilalanil-RNA sintetase de transferência-(anti-ZO), anti-tirosil-YRS(HA).
3. Miosite atualmente ativa com todos os seguintes (a, bec) durante a triagem:
1. Pontuação do Teste Muscular Manual (MMT 8) < 142
2. Pelo menos 2 outras medidas anormais do core set (CSM) do lista a seguir:
- Atividade global da doença do paciente (PtGDA) ≥ 2 cm em uma escala visual analógica (VAS) de 10 cm
- Atividade global da doença do médico (PhGDA) ≥ 2 cm em uma VAS de 10 cm
- Atividade extramuscular ≥ 2 cm em uma escala 10 cm VAS
- Pelo menos uma enzima muscular 1,5 vezes o limite superior do normal (LSN)
- Questionário de avaliação de saúde-índice de incapacidade (HAQ-DI) ≥ 0,5
3. Pontuação global de dano muscular ≤ 5 em uma VAS de 10 cm na miosite índice de danos (MDI).
4. Os participantes devem estar em terapia padrão estável, se tolerado; se eles não forem capazes de tolerar isso ou falharam no padrão de atendimento, os medicamentos deveriam ter sido eliminados, ponto final.
5. Os participantes devem estar dispostos a reduzir gradualmente a dose de corticosteroide de acordo com o protocolo quando estiverem estáveis ou melhorando.
Critérios de exclusão:
1. Qualquer condição que, na opinião do investigador ou patrocinador, possa interferir na avaliação do produto sob investigação (PI) ou na interpretação da segurança dos participantes ou nos resultados do estudo.
2. Peso > 160 kg (352 libras) na triagem.
3. Mulheres amamentando ou grávidas ou que pretendem engravidar a qualquer momento desde a assinatura do TCLE até 6 meses após receberem a última dose de IP.
4. História de doença cardíaca clinicamente significativa, incluindo angina instável, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva nos 6 meses anteriores à randomização; arritmia que requer terapia ativa, exceto extra-sístoles clinicamente insignificantes ou pequenas anormalidades de condução; ou presença de anormalidade clinicamente significativa no eletrocardiograma (ECG) se, na opinião do investigador, aumentaria o risco de participação no estudo.
5. História de câncer nos últimos 5 anos
6. Qualquer condição subjacente que, na opinião do Investigador, predisponha significativamente o participante à infecção (por exemplo, hepatite C).
7. História conhecida de imunodeficiência primária ou condição subjacente, como infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ou resultado positivo para infecção por HIV por laboratório central.
8. Todos os participantes serão submetidos a testes de sorologia para o vírus da hepatite B conforme definido no protocolo.
9. Tuberculose ativa (TB) ou teste de liberação de interferon gama (IFN-γ) positivo (IGRA) na triagem, a menos que haja histórico documentado de tratamento apropriado para TB ativa ou latente de acordo com as diretrizes locais.
10. Qualquer infecção grave da família do vírus herpes (incluindo vírus Epstein-Barr, citomegalovírus [CMV]) a qualquer momento antes da randomização.
11. Infecção oportunista que requer hospitalização ou tratamento antimicrobiano parenteral nos 2 anos anteriores à randomização.
12. Envolvimento significativo de sistemas orgânicos ou dano de miosite (escore de dano muscular global >5 em uma escala VAS de 10 cm no MDI) que representa riscos no estudo ou impede avaliações.
13. Diagnóstico de miopatia necrosante imunomediada (IMNM) [(3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase positiva (anti-HMGR), partícula de reconhecimento anti-sinal (anti-SRP) ou anticorpo negativo)], corpo de inclusão miosite (IBM) (incluindo 5'-nucleotidase 1A citosólica positiva (anti cN1A), ou miosite induzida por drogas.
14. Doença musculoesquelética, articular ou inflamatória atual, incluindo contraturas articulares significativas ou calcinose que, na opinião do investigador, poderia interferir nas avaliações de força muscular e confundir as avaliações de atividade da doença.
15. Participantes em cadeiras de rodas.
16. Doença inflamatória cutânea atual diferente de DM ou ASIM que, na opinião do investigador, poderia interferir nas avaliações inflamatórias da pele ou confundir a doença avaliações de atividade
17. Doença pulmonar intersticial grave onde os sintomas respiratórios limitam a função do participante ou fibrose pulmonar progressiva.
18. Miosite em sobreposição com outra doença do tecido conjuntivo que impede a avaliação precisa da resposta ao tratamento (por exemplo, dificuldade em avaliar a força muscular em um paciente com esclerodermia com miosite associada).
Daxdilimab
DrogaParticipants will be administered daxdilimab by subcutaneous (SC) injection
Placebo
DrogaParticipants will be administered identically matching placebo by SC injection over a total of 24 weeks, then participants will be given active treatment for the remainder of the study.
LMK Servicos Medicos SS
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande Do Sul / CEP: 90408Investigador: Keiserman Mauro / Principal Investigator
SER - Serviços Especializados em Reumatologia da Bahia S/S - ME
Recrutando Salvador / BahiaContato principal: Nivana Sacramento / +5571999964095
Investigador: Mittermayer Santiago / Principal Investigator
L2 Ip - Instituto de Pesquisas Clinicas Ltda - ME
Recrutando Brasilia / CEP: 70300-730Contato principal: Andreia Kaya / +556134454300 / andreia.kaya@l2ip.com.br
Investigador: Eduardo Vasconcellos / Principal Investigator
Centro Mineiro de Pesquisa
Recrutando Juiz De ForaContato principal: Alexandre Dias / +553233128920 / xandefdias@yahoo.com.br
Investigador: Silviane Vassalo / Principal Investigator
Centro Mineiro de Pesquisa
Recrutando Juiz De Fora / Minas Gerais / CEP: 36010-570Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)
Recrutando Curitiba / Paraná / CEP: 81210-310- Código do estudo:
- NCT05669014
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- dezembro / 2023
- Data de finalização inicial:
- outubro / 2026
- Data de finalização estimada:
- maio / 2027
- Número de participantes:
- 96
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não