Um estudo global para avaliar os efeitos do osimertinibe após quimiorradiação em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (LAURA) irressecável em estágio III
Patrocinado por: AstraZeneca
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Resumo:
Um estudo global para avaliar a eficácia e a segurança de osimertinibe após quimiorradiação em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas irressecável em estágio III com mutação positiva no receptor do fator de crescimento epidérmico
Saiba mais:
Este é um estudo de fase 3, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e a segurança de osimertinibe após quimiorradiação em pacientes com NSCLC positivo para mutação de EGFR em estágio III irressecável, incluindo as mutações de sensibilização de EGFR mais comuns (Ex19Del e L858R) , isoladamente ou em combinação com outras mutações EGFR. A quimiorradiação pode ter sido administrada simultaneamente ou sequencialmente. Os pacientes cuja doença não progrediu após a quimiorradiação serão randomizados dentro de 6 semanas após o término da quimiorradiação para receber osimertinibe ou placebo na proporção de 2:1, e o tratamento será continuado até que a progressão da doença, toxicidade inaceitável ou outros critérios de descontinuação sejam atendidos. Após a progressão, os pacientes podem ser revelados e podem receber osimertinibe aberto. Após a análise final do sistema operacional, o estudo cego será quebrado e os pacientes que ainda recebem osimertinibe aberto receberão osimertinibe aberto pela AstraZeneca enquanto o médico assistente considerar que estão obtendo benefícios clínicos.
Critérios de Inclusão
1. Homem ou mulher com idade mínima de 18 anos.
2. Pacientes com CPNPC documentado histologicamente de Patologia predominantemente não escamosa que apresentam doença localmente avançada irressecável (Estágio III) (de acordo com a Versão 8 do Manual de Estadiamento em Oncologia Torácica da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão [IASLC]).
3. O tumor abriga uma das duas mutações comuns do EGFR conhecidas por estarem associadas à sensibilidade do EGFR-TKI (Ex19del, L858R), isoladamente ou em combinação com outras mutações do EGFR, avaliadas pelo cobas® EGFR Mutation Test v2 (Roche Diagnostics) ou FoundationOne® teste em um laboratório certificado pela CLIA (locais nos EUA) ou em um laboratório local credenciado (locais fora dos EUA) ou por teste central (somente cobas® v2).
4. Os pacientes devem ter recebido quimiorradiação concomitante ou quimiorradiação sequencial, incluindo pelo menos 2 ciclos de quimioterapia à base de platina e uma dose total de radiação de 60 Gy ±10% (54 a 66 Gy).
5. A quimiorradiação deve ser concluída ≤6 semanas antes da randomização.
6. Os pacientes não devem ter tido progressão da doença durante ou após a terapia definitiva de quimiorradiação à base de platina.
7. Performance status da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 0 ou 1.
8. Expectativa de vida >12 semanas no Dia 1.
9. Pacientes do sexo feminino que não são abstinentes (de acordo com o estilo de vida preferido e habitual) devem usar medidas contraceptivas adequadas, não deve estar amamentando e deve ter um teste de gravidez negativo antes da primeira dose do medicamento do estudo; ou pacientes do sexo feminino devem ter evidência de não potencial para engravidar.
Critérios de Exclusão
1. Histologia mista de câncer de pulmão de células pequenas e não pequenas
2. História de doença pulmonar intersticial (DPI) antes da quimiorradiação
3. Pneumonite sintomática após quimiorradiação
4. Qualquer toxicidade não resolvida Critérios de terminologia comum para eventos adversos (CTCAE) > Grau 2 da terapia de quimiorradiação anterior
5. Qualquer um dos seguintes critérios cardíacos:
- Intervalo QT médio corrigido em repouso (QTc) >470 mseg, obtido de 3 ECGs
- Qualquer anormalidade clinicamente importante no ritmo, condução ou morfologia do ECG em repouso
- Paciente com quaisquer fatores que aumentam o risco de prolongamento do intervalo QTc ou risco de eventos arrítmicos, como insuficiência cardíaca, hipocalemia, síndrome do QT longo congênito, história familiar de síndrome do QT longo ou morte súbita inexplicável com menos de 40 anos de idade em parentes de primeiro grau ou qualquer medicação concomitante conhecida por prolongar o intervalo QT em intervalo e causa Torsades de Pointes
6. Reserva inadequada de medula óssea ou função de órgão
7. História de outras doenças malignas, exceto: câncer de pele não melanoma adequadamente tratado ou lentigo maligno, câncer in situ tratado curativamente ou outros tumores sólidos tratados curativamente sem evidência de doença por > 5 anos após o término do tratamento e que, na opinião do médico assistente, não apresentam risco substancial de recorrência da malignidade anterior.
8. Qualquer evidência de doenças sistêmicas graves ou descontroladas, incluindo hipertensão descontrolada e diáteses hemorrágicas ativas; ou infecção ativa, incluindo hepatite B, hepatite C e vírus da imunodeficiência humana (HIV).
9. Náuseas e vômitos refratários, doenças gastrointestinais crônicas, incapacidade de engolir o produto formulado ou ressecção intestinal significativa anterior que impeça a absorção adequada de osimertinibe
10. Tratamento prévio com qualquer quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou agentes de investigação anteriores para NSCLC fora desse recebido no cenário definitivo para a doença em estágio III (quimioterapia e radioterapia nos regimes SCRT e CCRT são permitidos para o tratamento da doença em estágio III).
11. Tratamento prévio com terapia de EGFR-TKI
12. Cirurgia de grande porte conforme definido pelo investigador dentro de 4 semanas após a primeira dose do medicamento em estudo.
13. Pacientes atualmente recebendo (incapazes de interromper o uso antes de receber a primeira dose do tratamento do estudo) medicamentos ou suplementos fitoterápicos conhecidos por serem fortes indutores do CYP3A4 (pelo menos 3 semanas antes de receber a primeira dose do medicamento do estudo).
14. Contra-indicação para ressonância magnética, incluindo, mas não se limitando a, claustrofobia, marcapassos, implantes metálicos, clipes cirúrgicos intracranianos e corpos estranhos metálicos
Osimertinib 80mg/40mg
DrogaThe initial dose of Osimertinib 80mg once daily can be reduced to 40mg once daily. Treatment can continue until disease progression, unacceptable toxicity or other discontinuation criteria are met.
Placebo Osimertinib 80mg/40mg
DrogaThe initial dose of Placebo Osimertinib 80mg once daily can be reduced to 40mg once daily. Treatment can continue until disease progression, unacceptable toxicity or other discontinuation criteria are met
Hospital de Câncer de Barretos
Barretos / São Paulo / CEP: 14784-400Research Site
Campinas / São Paulo / CEP: 13060-904Research Site
Curitiba / Paraná / CEP: 81520-060Research Site
Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88034-000Research Site
Fortaleza / Ceará / CEP: 60336-045Research Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90160-093Hospital Sao Lucas - PUCRS
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000Research Site
Ribeirão Preto / São Paulo / CEP: 14021-636Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 01221-0100Instituto do Cancer do Estado de Sao Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-000- Código do estudo:
- NCT03521154
- Tipo de estudo:
- Intervencional
- Data de início:
- julho / 2018
- Data de finalização inicial:
- janeiro / 2024
- Data de finalização estimada:
- junho / 2026
- Número de participantes:
- 216
- Aceita voluntários saudáveis?
- Não