Gel de pregabalina na redução da sensibilidade dentária pós-operatória causada por clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%
Mesmo com um grande número de agentes com ação dessensibilizante (que reduzem os sintomas de sens...
Patrocinado por: Universidade Federal do Para
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O clareamento dental é um procedimento cada vez mais solicitado por pacientes em todo o mundo, seja em casa ou em consultório.
A sensibilidade dentária é o principal efeito colateral do clareamento. Tem um grande poder de interferir negativamente na qualidade de vida dos acometidos. Segundo a literatura, cerca de 51% das pessoas que fizeram clareamento caseiro desenvolveram sensibilidade pós-operatória.O objetivo deste estudo clínico, randomizado e duplo-cego é avaliar a eficácia da associação de fosfopeptídeos de caseína-fosfato de cálcio amorfo fluoretado com fotobiomodulação no tratamento da sensibilidade dentária após clareamento caseiro, com peróxido de carbamida 22% e também avaliar a eficácia do clareamento caseiro por meio da análise de cores.Para o desenvolvimento deste estudo, serão selecionados 50 pacientes, sem história prévia de sensibilidade, com idade entre 18 e 30 anos. Eles serão divididos em quatro grupos de tratamento: grupo PLACEBO; grupo CPP-ACPF; grupo LASER; Grupo LASER+CPP-ACPF. O tratamento de clareamento caseirousará peróxido de carbamida 22%. Os pacientes devem usar duas horas por dia durante 21 dias. Os tratamentos dessensibilizantes serão aplicados em quatro momentos, de acordo com o grupo de cada paciente: antes de iniciar o tratamento clareador; após uma semana do tratamento clareador; após duas semanas de tratamento de clareamento e após três semanas de tratamento de clareamento. A sensibilidade deserá avaliada por meio de uma escala visual analógica (EVA), onde o paciente deverá marcar diariamente seu nível de dor (de 0 a 10) em cada lado da arcada. Após os 21 dias de tratamento, receberão uma nova EVA, para avaliar se haverá sensibilidade durante 30 dias após o tratamento clareador.Paralelamente ao tratamento de clareamento e tratamento de sensibilidade, será realizada a análise de cor dos dentes 13, 11, 21 e 23, com o espectrofotômetro Vita Easyshade Advance 4.0, para monitorar o desempenho do clareamento, em cada semana. A primeira ocorrerá antes de iniciar o tratamento clareador (baseline) e uma nova medição será realizada toda semana, juntamente com a aplicação dos tratamentos de sensibilidade.Os dados coletados serão tabulados em planilha Excel Microsoft Windows 2010) e analisados no software Jamovi 1.6.23 (The Jamovi Project, 2020). Para análise inter e intragrupo dos valores de sensibilidade, provavelmente será utilizado o teste estatístico de Medidas Repetidas. Para todas as análises estatísticas, será adotado nível de significância de 5%.
Mais detalhes...O clareamento dental é um procedimento cada vez mais solicitado por pacientes em todo o mundo, seja em casa ou em consultório. A sensibilidade dentária é o principal efeito colateral do clareamento. Tem um grande poder de interferir negativamente na qualidade de vida dos acometidos. Segundo a literatura, cerca de 51% das pessoas que fizeram clareamento caseiro desenvolveram sensibilidade pós-operatória.
O objetivo deste estudo clínico, randomizado e duplo-cego é avaliar a eficácia da associação de fosfopeptídeos de caseína-fosfato de cálcio amorfo fluoretado com fotobiomodulação no tratamento da sensibilidade dentária após clareamento caseiro, com peróxido de carbamida 22% e também avaliar a eficácia do clareamento caseiro por meio da análise de cores.
Serão selecionados 50 pacientes, que serão divididos em quatro grupos de tratamento: grupo PLACEBO (receberá uma simulação de LASER e uma pasta manipulada sem princípio ativo para simular a pasta CPP-ACPF); Grupo CPP-ACPF (receberá o folder CPP-ACPF e uma simulação de LASER); grupo LASER (receberá o LASER e uma pasta manipulada sem princípio ativo para simular a pasta CPP-ACPF); Grupo LASER+CPP-ACPF (receberá o LASER e a pasta CPP-ACPF). Por se tratar de um estudo de boca dividida, cada paciente receberá dois tipos diferentes de tratamento, um de cada lado das arcadas, portanto, o tamanho da amostra de cada grupo será de 25 pacientes (n=25).
O tratamento com a pasta CPP-ACPF (MI paste plus) será realizado nos grupos CPP-ACPF e LASER+CPP-ACPF, nos seguintes momentos: antes do tratamento clareador (T0), após uma semana de clareamento ( T1), após duas semanas de clareamento (T2), após três semanas de clareamento (T3). A aplicação será feita nas faces vestibulares dos dentes, até os segundos pré-molares, com auxílio de aplicador microbrush (Microbrush, 3M Espe), por cinco minutos. Em seguida, os pacientes serão orientados a cuspir o excesso e evitar ingerir qualquer coisa por 30 minutos. No grupo PLACEBO, esse protocolo clínico será feito exatamente, mas usando a pasta sem princípio ativo.
Os grupos LASER e CPP-ACPF+FBM receberão a aplicação de LASER (Therapy EC, DMC, São Carlos, SP, Brasil), utilizando o espectro de luz infravermelha com comprimento de onda de 808 nm com seu meio ativo Arsento Gálio e Alumínio (AsGaAl), em três pontos, um no centro da coroa do dente, outro no centro da região cervical e o último na região incisal, com o feixe de luz direcionado apicalmente, de todos os dentes até o segundo pré-molar de cada hemi-arcada superior e inferior. A energia utilizada foi de 1 Joule por ponto durante 10 segundos.
Enquanto os grupos PLACEBO e CPP-ACPF receberam uma simulação de LASER. Os sons emitidos pelo laser durante seu uso serão simulados por um aplicativo de celular.
Todos os participantes do estudo receberão um tubo de agente clareador (Whiteness Simple 22%, FGM, Joinville, Brasil) e serão orientados a aplicar uma gota do produto na face vestibular de cada dente da moldeira clareadora (até o segundo pré-molares) e usar por duas horas ininterruptas por 21 dias. A sensibilidade de
será avaliada por meio de uma escala visual analógica (EVA), onde o paciente deverá marcar diariamente seu nível de dor (de 0 a 10) em cada lado da arcada. Após os 21 dias de tratamento, receberão uma nova EVA, para avaliar se haverá sensibilidade durante 30 dias após o tratamento clareador.
Paralelamente ao tratamento de clareamento e tratamento de sensibilidade, será realizada a análise de cor dos dentes 13, 11, 21 e 23, com o espectrofotômetro Vita Easyshade Advance 4.0, para monitorar o desempenho do clareamento, em cada semana. A primeira ocorrerá antes de iniciar o tratamento clareador (baseline) e uma nova medição será realizada toda semana, juntamente com a aplicação dos tratamentos de sensibilidade.
Os dados coletados serão tabulados em planilha Excel Microsoft Windows 2010) e analisados no software Jamovi 1.6.23 (The Jamovi Project, 2020). Para análise inter e intragrupo dos valores de sensibilidade, provavelmente será utilizado o teste estatístico de Medidas Repetidas. Para todas as análises estatísticas, será adotado nível de significância de 5%.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Apply the laser at three points on each tooth.
Apply MI paste plus for five minutes, in the vestibular surface os teeth. During this time patientes should be with closed mounth ad should not talk or to split.
Contato principal: Maria Eduarda Cardoso, M.D / +55 91 985137591 / duda.akino@hotmail.com
Contato principal: Cecy M Silva, Phd / +5591991144905 / cecymsilva@gmail.com
Contato secundário: MARIA OP CARDOSO, MD / +5591985137591 / duda.akino@hotmail.com
Investigador: Brennda L De Paula, Msc / Sub-Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: