Solução salina hipertônica para prevenir lesão renal aguda após transplante cardíaco
O objetivo deste estudo é avaliar se a solução salina hipertônica pode prevenir ou atenuar a lesã...
Patrocinado por: National Institute of Cardiology, Laranjeiras, Brazil
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A evolução da reatividade microvascular sistêmica pode auxiliar na compreensão da fisiologia cardiovascular em pacientes transplantados cardíacos e, possivelmente, sugerir a avaliação não invasiva da microcirculação cutânea como ferramenta auxiliar na avaliação clínica desses pacientes.
Introdução: A reatividade microvascular (RM) sistêmica é um componente essencial da fisiologia cardiovascular, sendo estudada por meio de técnicas não invasivas em regiões corpóreas de fácil acesso, como a superfície da pele. O transplante cardíaco (TH) é um tratamento considerado para pacientes selecionados, com insuficiência cardíaca avançada. A principal causa de mortalidade a longo prazo após TH é a doença vascular do enxerto (GVD), uma condição que começa com a disfunção endotelial. Conhecer a evolução da IM sistêmica em pacientes submetidos à TH pode ajudar a encontrar fatores prognósticos. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo realizar a avaliação prospectiva da IM sistêmica em pacientes adultos, antes e dois anos após TC, em um hospital quaternário, correlacionando os achados com variáveis clínicas. Métodos: A RM sistêmica será avaliada na pele do antebraço por contraste speckle a laser com iontoforese de acetilcolina (ACh), seguida de hiperemia reativa pós-oclusiva (HRP), antes e após o TC. As medidas serão correlacionadas com o perfil clínico do paciente, dados hemodinâmicos e ecocardiográficos. Resultados esperados: A evolução da RM sistêmica pode auxiliar na compreensão da fisiologia cardiovascular em pacientes com HT e, possivelmente, sugerir a avaliação não invasiva da microcirculação cutânea como ferramenta auxiliar na avaliação clínica desses pacientes.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Laser-based method for evaluating non-invasive, operator-independent systemic microvascular function that detects microvascular flow in the skin for the evaluation of systemic vascular endothelial function.
Contato principal: Eduardo Tibiriçá, MD, PhD / 21999146075 / etibi@oul.com.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: