Efeitos da fotobiomodulação no sistema imunológico inato de neonatos e bebês com bronquiolite
A resposta imune inata de crianças com bronquiolite viral aguda (BVA) causada pelo vírus sincicia...
Patrocinado por: Hospital Israelita Albert Einstein
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo clínico prospectivo é avaliar o efeito de diferentes taxas de fluxo da cânula nasal de alto fluxo (CNAF) no diafragma, fração de espessamento retoabdominal e oblíquo, e determinar se este efeito depende da ação das taxas de fluxo de CNAF no resíduo funcional Capacidade (CRF) em lactentes menores de 2 anos com diagnóstico de bronquiolite e indicação de uso de CNAF.
As principais questões que pretende responder são:- Se a fração de espessamento do músculo abdominal e do diafragma mudará nas diferentes taxas de fluxo avaliadas- Se a impedância pulmonar no final da expiração (EELZ) mudará nas diferentes taxas de fluxo avaliadasO cinto será instalado em volta do tórax antes do início da alteração dos fluxos e será iniciado o monitoramento com Tomografia de Impedância Elétrica (TIE). Os pacientes serão posicionados em decúbito dorsal elevado de 10 a 20 graus e o monitoramento será realizado continuamente durante todas as variações da vazão e também durante a realização do ultrassom.Quatro diferentes vazões aleatórias serão utilizadas para avaliação: 2,0 litro.Kg-1.min-1, 1,5 litro.Kg-1.min-1, 1,0 litro.Kg-1.min-1, 0,5 litro.Kg- 1.min-1. Ao final da avaliação de ordem aleatória o lactente permanecerá no fluxo de 0,5 litro.Kg-1.min-1 por 5 minutos e depois retornará ao fluxo de 2,0 litros.Kg-1.min-1. Os parâmetros da TIE, avaliação ultrassonográfica e variáveis clínicas serão coletados ao final da permanência de 5 minutos em cada pista.A randomização da ordem de aplicação das fases será realizada em blocos, para que a homogeneidade das sequências seja mantida mesmo que a coleta seja interrompida antes de atingir o número total de indivíduos. Os blocos serão de tamanho dois e quatro e as listas de teste e produção serão geradas com o auxílio dos pacotes R.
Mais detalhes...OBJETIVOS Objetivo principal Avaliar, em lactentes com insuficiência respiratória secundária à bronquiolite, o efeito de diferentes taxas de fluxo da Cânula Nasal de Alto Fluxo (CNAF) sobre a fração de espessamento diafragmático, retoabdominal e oblíquo, e determinar se esse efeito depende da ação da CNAF taxas de fluxo na capacidade residual funcional (FRC).
Objetivos Secundários
5. MÉTODOS 5.1 Tipo e local do estudo Um estudo clínico prospectivo será realizado na UTI Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein no período de janeiro de 2024 a dezembro de 2025. 5.2 Aspectos Éticos Este estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. O risco de participação nesta pesquisa é considerado mínimo, limitando-se à perda acidental do sigilo dos dados coletados ou ao eritema cutâneo no local de aplicação da faixa. Somente após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido o paciente estará preparado para o início do monitoramento (Anexo 1). Protocolo A fita será instalada ao redor do tórax antes do início da mudança nas taxas de fluxo e o monitoramento com TIE será iniciado. Os pacientes serão posicionados em decúbito dorsal elevado de 10 a 20 graus e o monitoramento será realizado continuamente durante todas as variações da vazão e também durante a realização do ultrassom.
Quatro diferentes vazões aleatórias serão utilizadas para avaliação: 2,0 litro.Kg-1.min-1, 1,5 litro.Kg-1.min-1, 1,0 litro.Kg-1.min-1, 0,5 litro.Kg- 1.min-1. Ao final da avaliação de ordem aleatória o lactente permanecerá no fluxo de 0,5 litro.Kg-1.min-1 por 5 minutos e depois retornará ao fluxo de 2,0 litros.Kg-1.min-1. Os parâmetros da TIE, avaliação ultrassonográfica e variáveis clínicas serão coletados ao final da permanência de 5 minutos em cada pista.
5.5 Randomização: Processo de randomização A sequência dos valores do fluxo será feita por meio de uma ferramenta do software R 5.6 Variáveis clínicas e demográficas Serão coletadas variáveis demográficas como idade, sexo, Índice Pediátrico de Mortalidade (PIM2) (23) e triagem viral quando solicitado durante internação de rotina.
Das variáveis clínicas, a frequência respiratória (FR) será avaliada pela contagem dos ciclos inspiratórios produzidos pela pletismografia da TIE em um minuto. A frequência cardíaca (FC) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2) serão obtidas diretamente do monitor multiparâmetro Infinity Delta (Dräger, Lubeck, Alemanha). Fração inspirada de oxigênio (FiO2). Também será calculado o Índice Respiratório e de Oxigenação (índice ROX), que é calculado pela relação SpO2/FiO2 pela FR.
Para avaliar o desconforto respiratório, os investigadores usarão o escore de desconforto respiratório. Tomografia de Impedância Elétrica
O registro da variação da impedância elétrica ao longo do tempo é denominado pletismograma e fornece informações sobre a variação da ventilação que é denominada Delta Z (∆Z) e tem excelente correlação com a variação de volume avaliada pela tomografia computadorizada (25) e a impedância mínima (ZMIN) ou ∆EELZ (impedância pulmonar ao final da expiração) que é a linha de base do pletismograma e corresponde à CRF (26,27).
A unidade de medida comumente utilizada para quantificar alterações na amplitude da impedância é a unidade arbitrária (UA). Será considerada para avaliação a média de pelo menos 5 ciclos respiratórios sequenciais de cada paciente, em cada faixa de fluxo, considerando o momento de maior estabilidade dentro do minuto final da vazão a ser avaliada. Os cálculos para obtenção do delta Z foram realizados subtraindo o momento final da inspiração do momento final da expiração. As mudanças no EELZ (∆EELZ) serão comparadas com o EELZ médio a uma vazão de 0,5 L-kg-1-min-1 (vazão de referência). Portanto, por definição, o ∆EELZ médio na vazão de 0,5 L-kg-1-min-1 será igual a zero. Para obter valores clinicamente significativos em vez de valores AU, o ∆EELZ será normalizado pelo Delta Z correspondente na taxa de fluxo de referência (28). Com esta transformação, ∆EELZ pode ser interpretado como alterações na aeração pulmonar medidas em múltiplos de Delta Z (volumes correntes). Por exemplo, se um bebê tem um Delta Z médio de 15 UA com vazão de 0,5 L-kg-1-min-1, um ∆EELZ de 30 UA com vazão de 2,0 L-kg-1-min-1 irá ser mostrado como 2 (um aumento no volume pulmonar duas vezes o Delta Z na taxa de fluxo de referência).
Avaliação por ultrassonografia Medidas seriadas de espessura e fração de espessamento do diafragma e da musculatura abdominal (reto e oblíquo) serão coletadas por meio de imagens ultrassonográficas por equipe previamente treinada. As imagens serão obtidas no aparelho SonoSite M-Turbo®, utilizando transdutor linear L25x (13-6 MHz). Gel aquecido à base de água será utilizado para aquisição de imagens.
Para as medidas da espessura do diafragma, os pesquisadores utilizaram o hemidiafragma direito com o transdutor linear localizado entre as linhas axilares anterior e média ao redor do nono espaço intercostal, na zona de aposição diafragmática (29,30). Para as medidas da espessura do reto abdominal os investigadores utilizaram o transdutor linear posicionado 2 cm à direita e 2 cm acima da cicatriz umbilical. Os músculos oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdome podem ser identificados como três camadas paralelas, geralmente melhor visualizadas na linha axilar anterior, a meio caminho entre a borda inferior da caixa torácica e a crista ilíaca (15,16). ser obtido no modo B e a medição realizada no modo M. Para a mensuração da fração de espessamento, os investigadores utilizarão a fórmula ((Eins - Eex) /Ex) x 100), onde Eins = espessura obtida ao final da inspiração e Eex = espessura obtida ao final da expiração.
Critérios de inclusão:
Critério de exclusão:
Four different randomized flow rates will be used for evaluation: 2.0 liter.Kg-1.min-1, 1.5 liter.Kg-1.min-1, 1.0 liter.Kg-1.min-1, 0.5 liter.Kg-1.min-1. At the end of the randomized order evaluation the infant will remain in the flow of 0.5 liter.Kg-1.min-1 for 5 minutes and then return to the flow of 2.0 liter.Kg-1.min-1. The EIT parameters, ultrasound assessment, and clinical variables will be collected at the end of the 5-minute stay in each lane.
Contato principal: Milena S Nascimento / 55 11 984520061 / milena.nascimento@einstein.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: